sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FESTin - 2º Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa


De 22 a 26 de novembro, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa viaja até Coimbra para apresentar uma mostra da 2ª edição, que decorreu em maio passado no Cinema São Jorge, em Lisboa. As sessões terão lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na Casa das Artes, sempre com entrada livre.

Contando com o apoio do Cine Clube Fila K, nesta primeira itinerância do FESTin o público de Coimbra terá a oportunidade de assistir a uma seleção de 6 longas e 34 curtas-metragens que estiveram em competição em Lisboa e que constituem uma amostra da produção cinematográfica dos países lusófonos entre 2009 e 2010.

A curta-metragem Constança abre, de forma simbólica, a mostra do FESTin em Coimbra, no dia 22 de novembro, às 21h00, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha. Inspirado no poema homónimo de Eugénio de Castro, o filme aborda a história de amor de Pedro e Inês na perspetiva de Constança, a esposa legítima do príncipe e futuro rei de Portugal. O aclamado documentário brasileiro Dzi Croquetes fecha a primeira noite com a trajetória deste irreverente grupo carioca que marcou a cena artística ao desafiar tabus sociais e sexuais na década de 70.

Destaque ainda na programação para a mesa-redonda A língua portuguesa, o cinema e as suas fronteiras: a existência de outras linguagens e idiomas, seguida da projeção da curta timorense Letter to my Mom, de Francisca Maia, que terão lugar no dia 24 de novembro, às 18h00, na Casa das Artes. O documentário vencedor da 2ª edição do FESTin, Hortas di Pobreza, de Sara de Sousa Correia, será exibido no mesmo dia às 21h30, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha

O documentário Complexo – Universo Paralelo, de Mário Patrocínio, vencedor do Prémio Internacional de Direitos Humanos do Festival Artivism – Hollywood, encerra a Mostra do FESTin em Coimbra, no dia 26 de novembro, às 22h00.

Consulte a programação.

Sem comentários: