sexta-feira, 10 de setembro de 2010

18/09 - Descamisada Tradicional na Aldeia do Xisto do Talasnal

Descamisada Tradicional no Talasnal

Venha reviver velhos costumes pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, dia 18 de Setembro, na Aldeia do Xisto do Talasnal, Lousã. Um dia de convívio e de reavivar memórias.

Todo o processo da descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, trajados a rigor, dia 18 de Setembro na Aldeia do Xisto do Talasnal, na Lousã.
O evento terá início às 16h e é acessível a todos quanto queiram assistir e participar neste alegre convívio.

É para recriar e reavivar memórias de um outrora não muito distante, que esse trabalho da Descamisada será este ano repetido.
A alegria da descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando estas eram boas.
Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos.

Para além do descamisar, seguem-se outras actividades relacionadas com o acto, como a malha, o joeirar ou o crivar, a erga, o bailarico e até a zaragata pela disputa pelas moças!
Não faltará ainda a bucha tradicional, com as filhós com mel, os figos, a broa, o queijo fresco, a sardinha ou ainda o café d`avó! E guarde um pouco o apetite para a valente "Sopa à Lavrador"...

A ocasião é apelativa à sua presença!

Mais informações em Aldeias do Xisto

Sem comentários: