segunda-feira, 28 de junho de 2010

IV Festival Internacional de Guitarra da Guarda @ TMG


A guitarra clássica do músico italiano Agostino Valente, o programa latino americano do guitarrista cubano Eduardo Martin e a guitarra flamenca do espanhol Óscar Herrero compõem a quarta edição do Festival Internacional de Guitarra da Guarda. Decorre no TMG nos dias 1, 2 e 3 de Julho.
Em Julho a guitarra é a rainha. O Teatro Municipal da Guarda promove a quarta edição do Festival Internacional de Guitarra da Guarda que uma vez mais conta com a direcção artística do guitarrista suíço Dominique Phillot que também dirige artisticamente o Festival Internacional de Guitarra de Fribourg, na Suiça, há vários anos.
O festival inicia-se no dia 1 de Julho com o guitarrista italiano Agostino Valente. Ele iniciou os seus estudos musicais sob a direcção de Pasqualino Garzia no Conservatório de “A Casela”, em Itália. Aperfeiçoou depois a guitarra com Oscar Ghiglia na Accademia Chigiana de Siene e com José Luis Rodrigo e José Tomas, em Espanha. Tem uma grande actividade de concertos em Itália e desde 1979 também por toda a Europa, Àfrica, Américas, Austrália e Médio Oriente. Tem três discos editados e apresenta neste concerto no TMG um programa de guitarra clássica.
No dia seguinte (2 de Julho) é a vez do músico cubano Eduardo Martin, guitarrista, compositor e professor. Nasceu em Havana (Cuba) em 1956. Estudou guitarra com os mestres Isaac Nicola, Jesús Ortega, Alfredo Dieznieto e Ángel Vázquez Millares. Actualmente, e em paralelo à sua carreira de compositor e intérprete que o leva a viajar por todo o mundo, é também professor no Instituto Superior de Arte de Cuba. Neste concerto, o guitarrista cubano apresenta um programa integralmente da sua autoria onde reinventa as sonoridades da guitarra latino-americana.
A quarta edição do festival termina com o guitarrista espanhol Óscar Herrero, senhor de uma carreira assinalável no mundo da guitarra flamenca não só como compositor e intérprete, mas também como professor. Foi pioneiro a leccionar cursos de flamenco em países como a Rússia (Conservatório Tchaikovsky de Moscovo), Polónia (Academia Chopin em Varsóvia) ou ainda no Panamá (Universidade). Como intérprete foi também o primeiro guitarrista flamenco a actuar na Islândia. Tem quatro discos editados. Ao TMG traz um programa de guitarra flamenca composto por temas da sua autoria.

Fonte: TMG

Sem comentários: