segunda-feira, 7 de junho de 2010

Centro de Arte celebra um ano - 17 mil pessoas já assistiram a espectáculos


O Centro de Arte de Ovar, abriu as suas portas a 6 de Junho de 2009 e, desde então, já proporcionou espectáculos culturais a cerca de 17000 pessoas.
O primeiro ano do Centro de Arte de Ovar revelou-se como um tempo de aprendizagem e de fidelização de públicos, com a adesão de cerca de 17.000 pessoas às mais de 100 iniciativas realizadas, utilizando muitas e variadas formas de cultura. Neste período de um ano, passaram pelo palco do auditório do Centro de Arte de Ovar, cerca de 100 espectáculos com nomes como Camané, Mafalda Veiga, Cristina Branco, Ana Moura, Nova Orquestra Sinfónica de Lisboa, Rita Redshoes, Mário Laginha, Orquestra de Jazz de Matosinhos, o Orfeão de Ovar, a Banda Filarmónica Ovarense, e espectáculos musicais de referência como o Concordas, Encontro de Pequenos Cantores de Estrasburgo, o Encontro de Reis, entre outros. Mas não foi só música que marcou presença no palco do Centro de Arte de Ovar, houve também teatro com o Festovar, o Grupo de Acção Cultural de Válega, vídeo com o OvarVídeo e dança com a Companhia de Dança Olga Roriz e a Companhia de Dança de Aveiro, para além de inúmeras palestras, seminários e apresentação de obras.
Centro de Arte de Ovar
1º Aniversário
101 Espectáculos – 16785 espectadores
3 Exposições – 7410 visitantes
Importa ainda referir que o palco do Auditório do Centro de Arte de Ovar serviu também para envolver a comunidade local, proporcionando melhores condições aos espectáculos promovidos pelas Associações e Colectividades Vareiras.

Prosseguindo com o objectivo de garantir mais qualidade e maior diversidade, a programação do Centro de Arte de Ovar prevê, até ao final do mês de Julho deste ano, espectáculos inseridos no Festim – Terem Quartet (4 de Junho), Mahala Raï Banda (2 Julho) Minyeshu (9 Julho) e Serenata Guayanesa (16 Julho) – Jorge Fernando (11 de Junho), II Festinfância (13 Junho), Diabo na Cruz (18 Junho), Rodrigo Leão (24 Julho), Jacinta (31 Julho), entre outros.
Na Galeria do Centro de Arte de Ovar estiveram patentes, ao longo deste ano, 3 exposições temporárias, duas das quais em colaboração com o Museu de Serralves, que foram visionadas por cerca de 7500 visitantes.
O vereador Vítor Ferreira, com competências delegadas em matéria de cultura, congratulou-se com o número de pessoas que aderiram às iniciativas do Centro de Arte de Ovar, agradecendo a todos e desejando “que os munícipes e as gentes da Região continuem a procurar cultura neste equipamento que é de todos e que convidem e tragam amigos e familiares para continuarmos a crescer e a proporcionar mais e melhor cultura”.

Sem comentários: