quinta-feira, 29 de abril de 2010

Planta uma árvore com a tua escola

As árvores possuem um papel fundamental nos ecossistemas, fornecendo abrigo e alimento a uma grande diversidade de seres vivos, entre os quais fungos e animais. As árvores desempenham também outras funções importantes para a manutenção da biodiversidade, participando na regulação dos ciclos da água e de nutrientes, na conservação do solo, na libertação de oxigénio e na fixação de dióxido de carbono. Grande parte da floresta nativa do nosso país já desapareceu ou sofreu alterações e algumas espécies de árvores autóctones estão ameaçadas.

No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de Maio) e das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade 2010, o Museu da Ciência, em parceria com o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, está a lançar um desafio a todas as escolas que pretendam contribuir de forma simbólica para a conservação da biodiversidade, plantando uma árvore. Esta iniciativa tem o objectivo de sensibilizar as crianças para a importância das árvores como parte integrante e suporte da biodiversidade.

As escolas que desejem participar nesta actividade deverão inscrever-se previamente. Cada escola receberá um certificado de participação e terá oportunidade de divulgar fotografias sobre a sua participação nesta iniciativa no site do Museu da Ciência.

Sem comentários: