terça-feira, 13 de abril de 2010

18/04 - Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Penela

Sob o tema "Património Rural/Paisagens Culturais", o Município de Penela comemora, no dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Dia Internacional de Monumentos e Sítios foi criado em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.
A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.

Para assinalar este dia seguindo a directiva proposta pelo ICOMOS que elegeu para 2010 o património associado à actividade agrícola, o IGESPAR lançou o tema “Património Rural/Paisagens Culturais”, tendo em conta que a actividade agrícola testemunha há milénios a evolução das sociedades humanas, seus ambientes naturais, culturas e paisagens, e tem conduzido à transformação gradual de espaços naturais e áreas selvagens através da aplicação de conhecimentos tradicionais e científicos.
Assim, a autarquia decidiu integrar este património no programa nacional, valorizando um dos mais importantes patrimónios da região, a Villa Romana do Rabaçal, onde se juntam a actividade agrícola ancestral aos vestígios romanos que lá se podem observar.

A 18 de Abril a autarquia convida toda a comunidade a participar nestas comemorações, caminhando e conhecendo o Património Histórico, Cultural, Rural e as paisagens envolventes do Rabaçal.

Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2010
Dia 18 de Abril
10H00 - Percurso Pedestre “Por trilhos romanos”, concentração junto ao Espaço-Museu da Villa Romana do Rabaçal (duração: 2h30 / nível de dificuldade: médio)

Mais informações em Câmara Municipal de Penela

Sem comentários: