sexta-feira, 30 de abril de 2010

01/05 - Trigo Limpo teatro ACERT em digressão na Teatroesfera em Queluz


Uma aldeia que mente para viver, onde nasce um espectáculo… de verdade!

Em Vila Cacimba começamos a partir do texto de Mia Couto “Venenos de Deus, Remédios do Diabo” e o texto contém já importantíssimos pontos de partida. Mia Couto inventa e conta histórias de uma maneira soberba. Cria personagens fortíssimas, tem uma linguagem que parte da conversa mais banal e a transforma em poesia, enreda o quotidiano numa teia de interpretações várias... enfim é um dos maiores escritores da língua portuguesa. E coloca sempre as suas histórias em locais particulares, especiais. Lugares mágicos. E, neste caso, é o local que universaliza os acontecimentos porque, se calhar, tudo se passa no interior de cada um de nós, como num sonho. Mas um sonho partilhado, colectivo.

É num ambiente de sonho e de policial, onde o romance e a novela mexicana se fundem e confundem, que seis actores colocam em cena uma história mirabolante centrada na busca… de um remédio.

Conseguirá o Doutor Sidónio erradicar a epidemia que assolou Vila Cacimba ou pretende apenas curar Bartolomeu Sozinho? Conseguirá Suacelência um medicamento que lhe anule definitivamente a transpiração ou morrerá envenenado por vingança? Conseguirá Dona Munda que lhe devolvam a filha Deolinda ou será acusada de ser feiticeira?

Sonhar é uma cura ou dá um trabalhão danado? Há sempre um remédio para tudo ou a vida não tem remédio?

Mais informações em ACERT

Sem comentários: