terça-feira, 23 de março de 2010

27/03 - Município de Aveiro adere à iniciativa "Hora do Planeta"


A Câmara Municipal de Aveiro adere, pela primeira vez, à iniciativa ao apagar as luzes de quatro espaços públicos, no dia 27 de Março, entre as 20.30 e as 21.30 horas, em sinal de apoio à mensagem da Hora do Planeta contra as alterações climáticas. Os espaços que vão ficar às escuras são o edifício dos Paços do Concelho, o Centro Cultural e de Congresso de Aveiro, a antiga Capitania (sede da Assembleia Municipal) e a Praça Humberto Delgado.

A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas e é promovida pela World WildLife Fundation – WWF que é uma organização global de conservação da natureza.

No sábado, 27 de Março de 2010, entre as 20H30 e as 21H30, cidadãos e empresas em todo o mundo apagarão as suas luzes durante uma hora, “a Hora do Planeta”, para mostrar como se pode fazer a diferença na luta contra alterações climáticas. O evento simbólico pretende estimular indivíduos, empresas e comunidades a tomarem medidas para reduzir as suas emissões de carbono numa base contínua e diária. A Hora do Planeta aspira a conseguir a adesão de mil milhões de pessoas em 1,000 cidades para ilustrar o apoio das comunidades mundiais à luta contra as alterações climáticas. A campanha é conduzida pela maior e mais experiente organização de conservação independente do mundo, a WWF.

Com mais de 1500 cidades já registadas oficialmente em 107 países, a Hora do Planeta 2010 antecipa ser umas das mais grandiosas acções voluntárias da sociedade civil que o mundo já testemunhou. Em Portugal, segundo a delegação da WWF nacional, estão registadas 13 cidades aderentes (Aveiro, Sintra, Almeirim, Vila Real, Horta, Lisboa, Porto, Faro, Esposende, Águeda, Angra do Heroísmo, Vila Nova de Famalicão e Loulé).

Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora - a população australiana para a necessidade de protegermos o Planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes. A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo.

Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta.

Em 2009, mais de 1.2 mil milhões de pessoas aderiram à Hora do Planeta em cerca de 4000 cidades, 11 das quais portuguesas.

Fonte: Câmara Municipal de Aveiro

Sem comentários: