segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

20/02 - Programa "Por terras de Conímbriga" da Go Outdoor

Os romanos na paisagem de Conimbriga, Condeixa-a-Velha e Rio dos Mouros.

Venha passear nas terras da principal cidade do Conventus Scallabitanus, província romana da Lusitânia, e testemunhar os vestígios romanos que sobreviveram à passagem do tempo e ainda hoje persistem.

Em Conimbriga, terra de bom queijo e de histórias de Romanos, onde o clima e a cultura são marcadamente mediterrânicos e nos campos cultivados se encontram moedas e tecelas coloridas, é fácil viajar no tempo.

A viagem leva-nos a 139 a.C., quando Conímbriga por se localizar na via que ia de Olisipo (actual Lisboa) a Bracara Augusta (actual Braga), foi ocupada pelos romanos, responsáveis pelas importantes obras de urbanização que a transformaram na maior povoação romana de que há vestígios em Portugal.

Para além das ruínas que chegaram aos nossos dias, todo o território e suas gentes presenciam ainda os vestígios da passagem dos romanos: na paisagem, nos sistemas agrícolas, no artesanato na cultura...

Venha connosco passear por terras de Conimbriga, conhecer estes vestígios e caminhar ao longo da estrada romana que unia Lisboa a Braga.

Este programa é desenvolvido em parceria com o Museu Monográfico de Conimbriga e contará com a presença do Dr. Miguel Pessoa, arequeólogo e director deste Museu.

Programa
- 09:30 - Recepção dos participantes
- 10:00 - Início do percurso
- 13:00 - Final do percurso pedestre

Para desfrutar ao máximo todos os momentos que lhe preparámos, traga roupa e calçado confortável, venha preparado para o sol ou para a chuva e não se esqueça da máquina fotográfica.

Fonte: Go Outdoor

Sem comentários: