sexta-feira, 30 de outubro de 2009

13 a 15/11 - Bons Tempos na UBI | Encontro Anual dos Antigos Alunos da UBI


Bons tempos na UBI, evento inovador na Covilhã_Serra da Estrela, aposta forte no fenómeno das redes sociais.

Tendo como base o tema “Bons tempos na UBI“, este evento tem como objectivo principal ser o Encontro Anual dos Antigos Alunos da UBI, onde a recordação, o revivalismo e o revitalizar dos bons tempos vividos na Universidade da Beira Interior são motivos mais que suficientes para a participação de muitos daqueles que passaram pela UBI.

Este evento surge da vontade expressa por vários antigos alunos, os quais, através das novas formas de comunicação e redes sociais, LinkedIn, Facebook, Twitter , Hi5 tiveram a portunidade de se reencontar , trocar conhecimentos e até contactos profissionais.

Pretende-se com este evento, reforçar e estreitar as relações de todos aqueles que passaram pela instituição UBI, bem como a própria cidade da Covilhã_Serra da Estrela, que os acolheu durante o seu percurso académico.

Será um fim de semana memorável, onde nada irá ser esquecido.

Foram estabelecidas parcerias com a Universidade da Beira Interior, Câmara Municipal da Covilhã e Turismo da Serra da Estrela por forma a criar uma maior dinamização e participação neste evento.
Desde a visita Museu dos Lanificios bem como ao emblemático Bar do POLO 1, tudo foi planeado para que durante o fim de semana a saudade se possa esbater.
Aliando a beleza inigualável da Serra da Estrela à dinamização da Universidade da Beira Interior bem como os próprios recursos da cidade da Covilhã, a realização deste evento vai com toda a certeza ser um sucesso onde ninguém vai querer faltar.
A irreverente Tuna “Orquestra Académica Já B`ubi & Toukuskopus” bem como a saudosa Tuna feminina “Moçoilas“, que tão bons momentos proporcionam, não vão faltar a este evento.
Também novas tendências estarão presentes neste evento com uma mostra de trabalhos executados por alunos finalistas das várias licenciaturas da U.B.I..

E porque os pormenores são o mais importante, as novas famílias não foram esquecidas, a empresa Segredos_Mkt Turistico e Produção de Eventos em parceria com as Unidades Hoteleiras oficiais, encontraram as melhores soluções para que todos possam vir passar este fim de semana à Serra da Estrela com os seus filhos sem preocupações.

As Unidades Hoteleiras parceiras neste evento têm ao dispôr das famílias uma nova forma de estadia - fim de semana em família – com o objectivo de melhorar significativamente a estadia por parte de famílias com uma ou mais crianças .

Foi criada uma plataforma on_line para o evento bastante intuitiva e de fácil utilização para que mais todos os participantes possamde forma rápida obter todas as informações necessárias.

www.bonstemposnaubi.com

Um fim de semana único na Covilhã_Serra da Estrela onde não vai haver espaço para a saudade.

Venha desvendar mais este segredo.
Pedro Mamede
Segredos_Mkt Turistico e Produção de Eventos
m.913370328
mail: geral@casadofundo.com

Fonte: Casa do Fundo

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

07/11 - GADJÉ - LASHOJ TYE DEYS - Danças Ciganas do Mundo no Cine-Teatro de Estarreja



Flores e formas gadjé vindos do espaço.... Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.»

Lashoj tyo dyes!, em Romanès - "tenha um dia feliz!"; é o que este espectáculo procura transmitir: vida, energia, arte, música, dança, paixão, sonhos…

As origens do povo Cigano ou, mais correctamente, Rom, remontam à zona situada entre o centro e o norte da Índia. Tratava-se de uma vasta população, composta por diferentes castas e povos, trabalhadores e artesãos, que tinham em comum o facto de servirem uma casta de guerreiros, realizando todos os trabalhos necessários para manter uma sociedade: a Confederação Rajput. No princípio do séc. XI, surgiu um reino muçulmano na zona que corresponde ao actual Afeganistão, o Império Ghazanavid, que iniciou uma série de invasões pela Índia. Após intermináveis conflitos, os grupos Rajput viram-se forçados a migrar. A partir de então, o povo Rom dividiu-se numa série de pequenos grupos, tomando direcções diferentes e estendendo-se por todos os países da Europa no séc. XV. Em 1500, a presença desta população fazia-se sentir desde a Noruega até Portugal, passando pela Polónia e a Grécia.
A cada região que chegavam, traziam na sua bagagem um repertório coreográfico e musical extremamente rico que, de algum modo, relatava a história da sua migração.

Reunidas todas estas vertentes e influências, este espectáculo resume as diversas danças que o povo cigano foi deixando como património até aos dias de hoje.

Neste espectáculo apresentam-se cinco bailarinas em palco acompanhadas por cinco músicos.
A energia e vivacidade da música e dança cigana, acompanhados por coreografias e cenários divertidos, tornam este espectáculo único e envolvente.

Direcção musical:
André Santos – Após ter completado a licenciatura em Economia pela Universidade Nova de Lisboa formou-se em Guitarra Clássica pelo Conservatório Nacional. Desde então dedicou a sua vida apenas à música. Teve aulas de Guitarra Flamenca com o reconhecido guitarrista Pedro Jóia. Integra diversos projectos musicais desde o Fado, Jazz, Chôrinhos brasileiros, Flamenco, entre outros. Tem um CD editado com o seu projecto de Flamenco “André Santos & Quinteto”, sendo composto apenas por composições de sua autoria. Como músico convidado já gravou inúmeros CDs de artistas portugueses. Teve aulas de composição com Eurico Carrapatoso e Eli Camargo Jr.
Compôs música para teatro e para diferentes projectos musicais, tanto de música Erudita como de música popular, acompanhou espectáculos de teatro e de expressão corporal improvisada. Produziu e fez a direcção musical de alguns projectos como por exemplo: do espectáculo de abertura da Quinzena da Juventude 2007 de Almada com o espectáculo “Zeca Afonso – Alma(da) Utopia”, entre muitos outros. Fez parte do Júri do 1º e 2ºConcurso Nacional “Cantar Abril” e do Concurso de Música Moderna de Almada (2008).
Actualmente frequenta a licenciatura em guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa e prossegue os estudos de guitarra Flamenca e música cigana em Madrid com o maestro Óscar Herrero.


Direcção de Baile:
Mónica Roncon - De pai português e mãe espanhola, Mónica é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa. Entre 1988 e 1992 diploma-se em línguas vivas: inglês, espanhol, francês e italiano. Especializa-se em tradução e interpretação simultânea e entra rapidamente no mercado de trabalho internacional. Mónica viveu a sua adolescência em Madrid, onde teve oportunidade de se impregnar da riqueza musical e coreográfica de Espanha. Em 1991, o seu encontro com Celia Neves em Lisboa é decisivo. Estuda flamenco, sevilhanas e ballet clássico espanhol no seio da sua escola (Escola de Ballet Clássico Espanhol Celia Neves) e integra profissionalmente o seu corpo de baile, actuando nos Teatros D.Luís, Maria Matos e Trindade. Após o seu malogrado falecimento, aprofunda o estudo do flamenco durante 6 anos em Lisboa, Madrid e Roma com Carlos Benavides, Salvador Martínez, Isabel Quintero e Rina Garavelli.
Em 1998, inicia um trabalho de pesquisa do movimento, através da dança contemporânea, no Centro Em Movimento, em Lisboa, o que lhe permite ampliar e enriquecer a sua perspectiva do movimento, do corpo e do espaço, explorando diferentes dinâmicas, o contacto e a improvisação. A dança contemporânea abre uma via para para o conhecimento profundo do corpo, a liberdade de movimento e o acto criativo, por excelência. Prossegue esta prática na actualidade. No ano seguinte, complementa a sua formação com o estudo da dança clássica e popular egípcia, desenvolvendo a harmonia, a fluidez, a graça e a feminilidade da expressão. Trabalha intensivamente com grandes mestres radicados em Lisboa, Madrid, Paris, Ibiza ou Cairo, tais como Shokri Mohamed, Nur Banu, Farida Fahmy e Annie N'ganou, e em particular com Prisca Diedrich, com quem aborda esta dança na perspectiva da sua original vertente sagrada.
A partir de 2004, debruça-se de forma intensiva no estudo e investigação das danças ciganas da Europa. Em Paris, estuda danças da Rússia e Europa Central com o ucraniano Pétia Iourtchenko (Teatro Romen de Moscovo), com a serba Simona Jovic (danças balcânicas e da Europa Central) e com a francesa Béatrice Lavielle (danças romenas, húngaras e turcas). Em França, estuda ainda com a alemã Helene Eriksen (danças turcas e balcânicas) e na Eslovénia estuda com Nursel (danças balcânicas).
No presente ano viajou pela Roménia, Hungria e Turquia, no intuito de ter um contacto mais directo com as comunidades ciganas ou Romani destas regiões, aprofundando o estudo da sua cultura, nomeadamente das suas danças e tradição musical.

Fonte: Cine-Teatro de Estarreja

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programas Especiais do Quiaios Hotel


















Clique nos cartazes para visualizar os programas que o Quiaios Hotel preparou para si!

Mais informações em Quiaios Hotel

Programas Hotel Montemuro - Passagem de Ano 2009-2010





















Clique nos cartazes para visualizar o conteúdo de cada programa.
Mais informações em Hotel Montemuro

30/10 - Peter Murphy | Secret Cover Tour no Centro Cultural de Ílhavo - ESGOTADO!

No âmbito da sua tournée mundial e do lançamento de um novo álbum de originais, Peter Murphy regressa a Portugal para três concertos: Ílhavo, Lisboa e Porto. Ex-vocalista da mítica banda Bauhaus, Peter Murphy estreia-se a solo em 1986, com "Should the World Fail to Fall Apart". Em 1990, e depois da edição do segundo álbum, Peter Murphy surge com o álbum mais conhecido da sua carreira, "Deep".
O single "Cuts you Up" foi um dos grandes sucessos, tendo-se mantido sete semanas no top. Em 2002 surge "Dust", álbum que recolhe influências da música oriental. Em 2005, edita "Unshattered", um belo disco, recheado de canções pop melodiosas, mas sem abandonar por completo o registo alternativo e as suas habituais aproximações à world music, pontuados pela enorme personalidade da sua voz. Em 2009, apresenta o seu mais recente trabalho, "Secret Covers", um registo mais intimista. A não perder um dos momentos mais marcantes do Centro Cultural de Ílhavo.
Fonte: Centro Cultural de Ílhavo

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

31/10 - David Fonseca apresenta o seu novo disco no Teatro Aveirense


David Fonseca apresenta o seu novo disco no Teatro Aveirense com um showcase que antecipa o concerto de 19 de Novembro na sala principal.

Poderão habilitar-se a assistir a este showcase os espectadores que adquiram a edição especial do disco (em pré-venda nas lojas FNAC a partir de 6 de Outubro, e à venda a partir de 2 de Novembro). Por outro lado, terão lugar assegurado os primeiros 20 compradores de bilhetes para o concerto de 19 de Novembro.

Fonte e mais informações em Teatro Aveirense

Até 13/12 - Festival de Música de Coimbra (FESMUC)


Festival de Música de Coimbra (FESMUC), que decorre até 13 de Dezembro e compreende 31 concertos em vários pontos da região, evoca este ano os compositores George Friedrich Haendel e Joseph Haydn.

O programa assinala os 250 anos da morte de Haendel com um concerto pela Orquestra Per Gaya e Coro Adarte, que prevê um reportório especialmente concebido para o efeito e preenchido por obras do compositor. Dirigido pelo maestro João Costa, com Paulo Bernardino no órgão, o concerto encerra o festival a 13 de Dezembro na Capela de São Miguel - Universidade de Coimbra e é apresentado também em Penela e Cantanhede.

Mais informações em FESMUC.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

29/10 - Monges Tibetanos do Mosteiro Tashi Lhunpo


O mundo sagrado do Tibete está cheio de cânticos de textos Budistas, a recitação de mantras, o tocar de sinos e pratos, o soprar de trombetas e o bater de tambores. Os monges do Mosteiro de Tashi Lhunpo, agora sedeado no sul da Índia, trazem-nos uma riquíssima amostra que ilustra bem a grande variedade de sons e danças da tradição budista tibetana.
Este é um espectáculo único que nos apresenta muito mais do que música e dança. Trata-se de uma oportunidade de entrar num universo sem paralelo, através de alguns dos seus mais devotos protagonistas.
No Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, dia 29 de Outubro, quinta-feira, às 21h30.

Bilhetes a 10 euro já à venda.
Descontos de 20% para menores de 25, maiores de 65 e estudantes.
Horário da Bilheteira: 10 - 13h e 15-19h

31/10 e 01/11 - AXtrail® - Corrida de Montanha nas Aldeias do Xisto

Dando continuidade às provas de corrida de montanha da Lousã, o AXtrail® regressa seguindo uma vez mais o conceito que o define: trail em estado puro.

Nos próximos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro as Aldeias do Xisto de Figueiró dos Vinhos, Penela e Miranda do Corvo serão o cenário para a #02 serie do AXtrail® que promete dois dias de trilhos técnicos e paisagens inesquecíveis, bem no centro de Portugal.

Em 2010 será adicionada uma terceira serie e espera-se, em 2011, fechar o ciclo com a organização do Ultrail das Aldeias do Xisto, uma prova com mais de 100km.

Mais informações em Go Outdoor

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

25/10 - Descobre os Robôs no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


DESCOBRE OS ROBÔS

O objectivo desta sessão é o de mostrar capacidades da robótica usando dois robôs móveis autónomos.

Tendo como pano de fundo a exploração espacial, nomeadamente de planetas distantes, faremos uma viagem a Marte com os robôs da NASA e utilizaremos pequenos robôs para demonstrar as capacidades destas maravilhosas máquinas. No final mostraremos resumidamente como se constroem, como se programam e operam estes pequenos robôs permitindo a interacção da audiência.

Veja aqui um exemplo de um robô que será utilizado nesta sessão.

04/11 a 10/11 - 10ª Festa do Cinema Francês em Coimbra


10ª Festa do Cinema Francês passa por Coimbra

A selecção de filmes, pautando-se sempre pela qualidade e interesse, procura contemplar todos os géneros: comédias, dramas, policiais, documentários, filmes de animação, thrillers, etc., de jovens realizadores a realizadores consagrados.

Mais informações em 10ª Festa do Cinema Francês

Fevereiro e Março 2010 - Anadia recebe dois estágios de formação de Futebol dos EUA


A empresa Luso-Americana voltou a escolher a cidade de Anadia para receber em Fevereiro e Março de 2010, dois estágios de formação nos escalões femininos e masculinos de sub-10, sub-11, sub-12, sub-13 e sub-14.

Na reunião realizada nos paços do Município, Litério Marques e o vereador do desporto Jorge Sampaio, receberam os directores da Portugal Pro Soccer, Mário Pratas e José Gravito, que manifestaram vontade de continuar a desenvolver esta parceria com a autarquia de Anadia para 2010.

Mário Pratas responsável pela direcção técnica e desportiva, salientou as razões para os estágios serem realizados em Anadia: “ O trabalho desenvolvido com a Câmara Municipal de Anadia, tem sido excelente, esta autarquia dá um apoio muito grande em termos desportivos e até turísticos, com os passeios e visitas temáticas para ao atletas, treinadores e familiares, os quais são muito elogiados. Para 2010 pretende-mos vir duas vezes, em Fevereiro e também em Março, nos três últimos anos apenas viemos uma vez, mas entendemos que Anadia, merece receber dois estágios. “

Sobre as questões desportivas foi claro: “ No que diz respeito ao trabalho com os atletas, temos no Complexo Desportivo de Anadia boas condições de treino e oportunidade de os atletas Americanos poderem realizar jogos-treino com outras equipas femininas e masculinas, tal como aconteceu em 2007, 2008 e 2009. Este ano teve pela primeira vez atletas femininas que realizaram três jogos-treino, dois com a selecção de Aveiro e um com a equipa do Ferreirense, o que para nós foi muito positivo. “

Sobre as condições hoteleiras, referiu: “ É verdade que este concelho tem unidades hoteleiras de grande qualidade, e que recebem as equipas que aqui vem estagiar de braços abertos, é um bom exemplo o Hotel Cabecinho com quem temos um acordo desde o primeiro ano. “

Litério Marques, estava radiante com os elogios do director da Portugal Pro Soccer, Mário Pratas, bem como com a continuação do acordo com esta empresa para 2010.

“Para a Câmara Municipal de Anadia, é uma enorme satisfação voltar a receber, não um mas dois estágios das vossas equipas Americanas, e saber que o nosso trabalho é reconhecido, e que este Centro de Estágios é elogiado além fronteiras, nesta caso nos Estados Unidos, por aqueles que nos visitam. “

“ Pretende-mos continuar a promover e desenvolver este e outros equipamentos desportivos, trazendo riqueza e reconhecimento para o concelho de Anadia, com estágios e outros eventos desportivos de interesse. “

Fonte e mais informações em Câmara Municipal de Anadia

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

13/11 a 15/11 - Programa Míscaros - Festival do Cogumelo


Clique no cartaz para consulta do programa.

Fonte e mais informações em Fundão Turismo

24/10 - "Os Melhores Anos" - Viseu homenageia pastilha elástica


A chiclete, uma invenção com 138 anos, vai ser celebrada na tradicional festa “Os Melhores Anos”, a realizar no Complexo Expo Center/Forno da Mimi em Viseu no dia 24 de Outubro a partir das 20h e pela noite dentro. Boa música, dança e muitas chicletes vão animar um programa recheado de estrelas.

A festa, um jantar dançante da melhor gastronomia da região e de decoração alusiva à invenção de Thomas Adams, conta com a participação de duas bandas, uma orquestra bem como os bailarinos do programa da RTP, Dança Comigo.

Nos convidados musicais destaca-se a banda que nos fará reviver o melhor do Rock dos anos 80 e 90, os Táxi, que servirá de mote à festa com o tema “Chiclete”.

De seguida a música passa do rock, para o funk e R&B de Ana & Goodfellas, que dará a vez à Orquestra Os Melhores Anos.

Os dois pavilhões, de um total de 2.000 m2 incluem também um espaço “chill out” e toda a decoração será baseada no formato e cores das famosas chiclete.

Fonte e mais informações: Visabeira Turismo

Vamos limpar Portugal!


No dia 20 de Março de 2010, vamos limpar Portugal!
Na Estónia, uma iniciativa similar contou com a participação de 50.000 voluntários que limparam o país em apenas 5 horas!
Aceda aqui ao site oficial desta iniciativa! Mãos à obra!


terça-feira, 20 de outubro de 2009

03/11 - Workshop "Vinhos do Dão - 100 Anos de História", no Solar do Vinho do Dão


A Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão estão a organizar, em estreita parceria, um Workshop Temático subordinado ao tema Vinhos do Dão – 100 Anos de História, a ter lugar no próximo dia 3 de Novembro de 2009 no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.

Este workshop pretende dar continuidade a um ciclo de workshops temáticos que teve o seu primeiro instante no dia 29 de Maio, em Aveiro, com a realização do “Workshop Bairrada – Enoturismo e Cultura Vitivinícola”.

Fonte: Turismo Centro de Portugal

23 a 26/10 - Assembleia Geral dos Hotéis Históricos da Europa



De 23 a 26 de Outubro, Portugal acolherá, pela primeira vez, a Assembleia Geral dos Hotéis Históricos da Europa, a decorrer nas Pousadas do Porto e Norte.

Em linhas gerais, a Associação de Hotéis Históricos da Europa integra inúmeras associações de hotéis históricos da Europa e da América, sendo as Pousadas de Portugal um dos seus membros.

Será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para destacar a singularidade de unidades tão notáveis como a Pousada de Santa Cristina, a Pousada de Viseu, a Pousada Convento do Desagravo e a Pousada Convento de Belmonte, localizadas no Centro de Portugal.

Leia mais aqui sobre a Associação dos Hotéis Históricos da Europa.

U2 marcam segundo concerto para 3 de Outubro de 2010, no Estádio Cidade de Coimbra!!

A banda irlandesa U2 marcou um segundo concerto para 3 de Outubro de 2010 no Estádio Cidade de Coimbra, segundo indica o grupo no seu site oficial na Internet.

A concretizar-se, será a primeira vez que a banda irlandesa vai dar dois concertos seguidos em Portugal.

O concerto dos U2 marcado para 2 de Outubro de 2010 em Coimbra já está esgotado, segundo a promotora Ritmos & Blues.

Os 42.000 bilhetes, cujo preço varia entre os 32 e os 269 euros, esgotaram em cerca de sete horas.

Os concertos dos U2 vão acontecer no próximo ano no estádio Cidade de Coimbra, cinco anos depois da última passagem da banda por Portugal.

Esta será ainda a primeira vez que Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr actuarão em Coimbra, depois de passagens por Vilar de Mouros e Lisboa.

Fonte: Público

Até 15/12 - Festival do Cogumelo na Pousada Convento de Belmonte


O Festival do Cogumelo da Pousada Convento de Belmonte está a decorrer de 15 de Outubro a 15 de Dezembro. Consulte mais informações aqui!

24/10 - Virgem Suta actuam no Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova


O grupo Virgem Suta irá actuar no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no próximo dia 24 de Outubro, pelas 21:30.

A história dos Virgem Suta não é a história normal das bandas de hoje em dia. Não foram descobertos através do Myspace, não fizeram uso das autoestradas da informação para conquistar os milhares de fãs com que poderíamos abrilhantar esta nota. Valeram-se de duas guitarras, da voz e da quase 'ousadia' de uma mão cheia de canções e, sem exageros líricos, as suas auto-estradas foram outras. Perderam a conta às vezes que fizeram o País de Sul a Norte e de Norte a Sul. Mais uma vez, não o fizeram como as bandas normais, a tocar em todas as aldeias e terriolas onde os quisessem a actuar. Não! Habituem-se. Em Suta é um estado exagerado de estar, de viver, de pensar. Eles eram virgens no mundo da música e quiseram demorar o tempo que fosse necessário para se considerarem prontos. Conseguiram-no e brindam-nos com uma belíssima estreia.

Ah! É preciso dizer que os Virgem Suta residem em Beja. E aí o tempo, é relativo.

Sempre apoiados por Hélder Gonçalves, dos Clã, os Virgem Suta penaram até ao vislumbre de um trabalho que considerassem decente. Naquela dúzia de canções que compõem o disco, nas repetidas audições, consegue-se perceber o que os caracteriza e porque vão agradando a quem quer que os oiça. Porque não descartam a tradição, transpiram portugalidade e assumem-no. Mas são tão contemporâneos que a raiz portuguesa só lá está porque não têm outro remédio. Não tenhamos dúvidas que se fossem espanhóis, tocariam castanholas. Assim, tocam adufe e cavaquinho porque é isso que lhes é natural. A isto aliam uma ironia que aparece a espaços, insólita, não de riso fácil, mas daquele que só é esboçado depois de se ter desconstruído a mensagem. Os Virgem Suta são Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda





Fonte: Aldeias Históricas

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

17/10 a 25/10 - Aldeias do Xisto em evidência na Semana de Design Holandesa


Na semana de 17 a 25 de Outubro, na cidade Holandesa de Eindhoven, as Aldeias do Xisto estarão em evidência, durante a Semana de Design.

Neste importante evento será apresentado o resultado do projecto Design e Intervenção: Workshops nas Aldeias do Xisto.

Os trabalhos foram coordenados por Daniela Pais, da Academia de Design de Eindhoven e David Luxembourg, Professor na Academia de Design de Eindhoven, durante o mês de Agosto, nas Aldeias do Xisto.

Consulte a Galeria de Fotos resultante deste workshop.

Mais informações em Aldeias do Xisto

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

16/10 - Júlio Pereira apresenta Geografias, no Teatro Aveirense


Geografias, o mais recente disco de Júlio Pereira, marca o seu reencontro com os palcos. Um concerto surpreendente.

Neste concerto vai soar o virtuosismo do músico que, ao longo de 30 anos de carreira como compositor, produtor e multi-instrumentista, marcou a música portuguesa e a consideração étnica das suas raízes, cruzando os sons tradicionais com as correntes estéticas que marcam as sucessivas contemporaneidades.

Fonte e mais informações em Teatro Aveirense

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

16/10 - "Solo a ciegas" da coreógrafa Olga Mesa abre o Festival Y na Guarda


Na sexta, dia 16 de Outubro, arranca o Festival Y na Guarda.
“Solo a ciegas [con lágrimas azules]” da coreógrafa e intérprete espanhola Olga Mesa sobe ao palco do Pequeno Auditório às 21h30.

Este espectáculo é apresentado em co-produção do TMG com a Quarta Parede.

Mais informações em Teatro Municipal da Guarda

24/10 - “La Traviata” sobe ao palco no TAGV

A Ópera Nacional da Moldávia apresenta em Coimbra a ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, conduzida pelo Italiano Maestro Giovan Batista D'asta.

Um romance trágico, contado em três actos, que narra a história de Violeta, cobiçada cortesã Parisiense, e do seu amor impossível pelo jovem Alfredo Germont.

A intensidade da narrativa e a sua densidade sentimental constituem um marco, sendo esta a grande ópera de Verdi. Um espectáculo memorável, apresentado por uma companhia internacional, recheada de grandes nomes da ópera clássica, que interpretam uma história de “Amor e Morte”.

Data: 24 de Outubro
Hora: 21h30

Fonte e mais informações em Turismo de Coimbra

25/10 - Um segredo no Bosque, no Centro Ciência Viva da Floresta

Algo se passa no bosque...
O que será?
Todos os animais estão em alvoroço e têm uma palavra a dizer...
O que fazer quando um esquilo se apaixona (?)
...mais não dizemos porque é segredo.

Mais informações em Centro Ciência Viva da Floresta

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Bilhetes para o concerto dos U2 a 2 de Outubro de 2010, estarão à venda a partir de 17 de Outubro, sábado!


Os U2 estão de regresso a Portugal para mais um espectáculo megalómano.
O concerto decorre apenas daqui a um ano, dia 2 de Outubro de 2010 no Estádio Cidade de Coimbra, mas os bilhetes vão estar à venda já a partir do dia 17 de Outubro, sábado.

Mais informações em Mundo Universitário

17/10 - Noite de música folk no Bar Novo Ciclo ACERT


Com originais ou na reinterpretação da tradição portuguesa, Pé na Terra transmite uma energia folk contagiante.

A história do grupo foi sempre marcada por uma encruzilhada de estilos, advinda das diferentes experiências artísticas dos seus membros. Se em 2006, a formação composta por Tânia Pires, Rui Leal e Rui Pedro percorreu Portugal e Espanha em diversos palcos, bares e festivais, 2007 foi ano de mudanças.

Aos membros iniciais juntaram-se Adérito Pinto e Hélio Ribeiro que, chegados de meios musicais distintos como o rock e o metal, trouxeram na bagagem novas sonoridades, com um baixo eléctrico e uma guitarra electro-acústica.

Mais informações em ACERT

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Promoção Outono Inverno do Quiaios Hotel

Clique no cartaz para visualizar o seu conteúdo.

18/10 - Descida de Rio em Canoagem, em Foz de Alge - Figueiró dos Vinhos


O Municipio de Figueiró dos Vinhos, em parceria com uma empresa de animação turística sediada em Figueiró dos Vinhos, organiza no próximo dia 18 de Outubro, Domingo, uma Descida de Rio em Canoagem.

Esta iniciativa terá lugar a partir das 9 horas e o percurso tem início na Barragem da Bouçã e o final na Foz de Alge.

Exposição permanente "Segredos da Luz e da Matéria" do Museu da Ciência, em Coimbra

A exposição explora o tema da luz e da matéria, a partir dos objectos e instrumentos científicos das colecções da Universidade de Coimbra.
O nosso conhecimento sobre a luz e a matéria está directamente relacionado com o desenvolvimento da ciência nos últimos quatro séculos.

Mais informações em Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

17/10 a 24/10 - Cine'Eco de Seia


O Cine'Eco, Festival de Cinema e Ambiente que se realiza em Seia, no mês de Outubro, desde 1995, tem data marcada para decorrer entre os próximos dias 17 e 24.

Ao longo de oito dias, haverá filmes de manhã à noite, no complexo do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela e na Casa Municipal da Cultura de Seia. No auditório do CISE terá lugar a exibição dos documentários a concurso, - cerca de 50 seleccionados de entre os mais de 300 enviados para a competição, em representação de 30 países.

Fonte:
Diário de Viseu

Mais informações em
Câmara Municipal de Seia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lista de Participantes do Roadshow Andaluzia e Extremadura, da ARPT Centro de Portugal

Roadshow Andaluzia e Extremadura
12 a 15 de Outubro


LISTA DE PARTICIPANTES

Hoteis Eurosol Estarreja **** | Lena Hoteis e Turismo SGPS

E-mail: estarreja@eurosol.pt
www.eurosol.pt

Hotel Moliceiro ****
E-mail: hotelmoliceiro@hotelmoliceiro.com
www.hotelmoliceiro.com

Hotel Barra ***
E-mail: reservas@hotelbarra.com
www.hotelbarra.com

Best Western Hotel Imperial***
E-mail: reservas@hotelimperial.pt
www.hotelimperial.pt

Grande Hotel de Luso****
E-mail: info@hoteluso.com
http://www.hoteluso.com

Hotel Éden***
E-mail: geral@hoteleden.pt
www.hoteleden.pt

Marialva Park Hotel***
E-mail: info@marialvaparkhotel.pt
www.marialvaparkhotel.pt

Hotel Quinta das Lágrimas****
E-mail: geral@quintadaslagrimas.pt
www.quintadaslagrimas.pt

Hotel Tivoli Coimbra****
E-mail: htcoimbra@tivolihotels.com
www.tivolicoimbra.com

Confort Inn Almedina – Coimbra ***
E-mail: geral@almedinacoimbra.com
www.choicehotelseurope.com

Quiaios Hotel ***
E-mail: info@quiaioshotel.pt
http://www.quiaioshotel.pt

Hotel Palácio dos Melos ***** | Visabeira Turismo
E-mail: hotelpalaciodosmelos@visabeiraturismo.pt
www.hotelpalaciodosmelos.pt

Montebelo Hotel & Spa ***** | Visabeira Turismo
E-mail: hotelmontebelo@visabeiraturismo.pt
www.hotelmontebelo.pt

Hotel Principe Perfeito**** | Visabeira Turismo
E-mail: hotelprincipeperfeito@visabeiraturismo.pt
www.hotelprincipeperfeito.pt

Hotel Eurosol Seia – Camelo *** | Lena Hoteis e Turismo SGPS
E-mail: camelo@eurosol.pt
www.eurosolcamelo.pt

Hotel Eurosol Gouveia *** | Lena Hoteis e Turismo SGPS
E-mail: gouveia@eurosol.pt
www.eurosol.pt

H2otel - Congress & Medical SPA **** | Natura IMBHotels
E-mail: dircom@naturaimbhotels.com
www.naturahotels.pt

Hotel Turismo da Covilhã ***| Natura IMBHotels
E-mail: dircom@naturaimbhotels.com
www.naturahotels.pt

Hotel Vanguarda *** | Natura IMBHotels
E-mail: dircom@naturaimbhotels.com
www.naturahotels.pt

Pousada Senhora das Neves (Charme)
E-mail: pousadadealmeida@mail.telepac.pt
www.pousadas.pt

Pousada Convento de Belmonte (Histórica)
Email: reservas@conventodebelmonte.pt
www.conventodebelmonte.pt

Hotel Principe da Beira****
E-mail: geral@hotelprincipedabeira.pt
www.hotelprincipedabeira.pt

Best Western Hotel Rainha D. Amélia ***
E-mail: hrdamelia@mail.telepac.pt
www.hotelrainhadamelia.pt

Hotel Fonte Santa ****
E-mail: hotel.fonte.santa@monfortur.pt
www.monfortur.pt

Hotel Astória***
E-mail: hotel.astoria@monfortur.pt
www.monfortur.pt

Casa da Chandeirinha
E-mail: reservas@casadachandeirinha.pt
www.casadachandeirinha.pt

Golf
Golfe Montebelo | Visabeira Turismo
E-mail: golfemontebelo@visabeiraturismo.pt
www.golfemontebelo.pt

Organismos Oficiais de Turismo
Naturtejo
E-mail: geral@naturtejo.com
www.naturtejo.com

12/10 a 15/10 - Roadshow Andaluzia e Extremadura da ARPT Centro de Portugal


Programa
12 de Outubro, Segunda-Feira
09H30 – Partida do Hotel Meliá Ria – Aveiro
Associados de Aveiro

09H15 – Partida do Hotel D. Luís - Coimbra
Associados de Luso/Buçaco/Curia e Coimbra

10H30 – Partida do Hotel Ónix - Viseu
Associados de Viseu

11H30 – Partida do Hotel Vanguarda – Guarda
Associados de Serra da Estrela / Naturtejo

Deslocação para Sevilha
Almoço | Cortesia ARPT Centro de Portugal | Local a designar
Jantar Livre

13 de Outubro, Terça-Feira
Manhã livre para contactos em Sevilha
13H30 – Workshop / Apresentação / Almoço
17H30 – Partida para Badajoz
Jantar Livre

14 de Outubro, Quarta-Feira
Manhã livre para contactos em Badajoz
13H30 – Workshop / Apresentação / Almoço
17H30 – Partida para Cáceres
Jantar Livre

15 de Outubro, Quinta-Feira
Manhã livre para contactos em Cáceres
13H30 – Workshop / Apresentação / Almoço
17H30 – Partida para Portugal

Local de Realização dos Workshops e Alojamento

Sevilha – Hotel Sevilha Center
Av. de la Buhaira s/n
41018 Sevilha
Tel : 0034954549500
Fax: 0034954533711
E-mail: sevilla@hotelescenter.com
www.hotelescenter.com

Badajoz – Hotel Badajoz Center
C. Damián Téllez Lafuente s/n
06010 Badajoz
Tel : 0034924212000
Fax: 0034924212002
E-mail: badajoz@hotelescenter.com
www.hotelescenter.com

Cáceres – Hotel Extremadura
Av. Virgen de Guadalupe, 28
10001 Cáceres
Tel : 0034927629639
Fax: 0034927629249
E-mail: info@extremadurahotel.com
www.extremadurahotel.com

19 a 25/10 - 4º Festival de Marionetas ao Centro, em Penela

Fonte: Câmara Municipal de Penela

Até 31/10 - EUREKit - Exposição Itinerante de Jogos Matemáticos no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova


A exposição EUREKit - Exposição itinerante de jogos matemáticos do Instituto Politécnico de Bragança tem como objectivo divulgar a Matemática de uma forma lúdica e atractiva.

A exposição é composta por seis módulos: Torres de Hanoi, Jogos n,k,p - em linha, Puzzles, Mancala, Solitário e Quiosques multimédia e está patente no Centro Ciência Viva da Floresta até 31 de Outubro.

Fonte: Centro de Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Hoje - "A Casa de Bernarda Alba" de Federico Garcia Lorca pelo Teatro da Terra no ACERT


Um elenco excepcional de 11 actrizes (algumas das quais conhecemos da televisão) são encenadas por Maria João Luís para nos contar uma história aparentemente simples: A casa de Bernarda Alba.
Este texto fala-nos da violência, opressão, medo, humilhação e consequente revolta e poesia.
História aparentemente simples, é, no entanto, um autêntico bilro de intenções e mensagens, onde destaco a violência e a agressividade. Tão humanos que nós somos. Tão capazes de tudo.
Uma família fechada, uma sociedade fechada, cheia de padrões. Não vou aqui discuti-los, mas sei que é preciso continuar, tal como Lorca, a analisá-los e, se preciso for, a intervir, usando aquilo de que somos feitos (…).
Não estamos assim tão longe desta realidade escrita em 1936, ano em que o seu autor foi fuzilado (…). Maria João Luís

Fonte: ACERT

Até 15/11 - IX Bienal Internacional de Cerâmica Artística


A Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro é um dos mais importantes concursos dedicados à cerâmica artística que se realiza em Portugal, sendo reconhecido internacionalmente como uma relevante mostra de novas técnicas e linguagens utilizadas na criação de cerâmica artística.

O júri, constituído por Pedro Matos Fortuna, Francisco Laranjo e João Labrincha, das 260 obras de 160 diferentes artistas enviadas a concurso, apurou nas triagens efectuadas durante as duas reuniões, 101 obras de 89 artistas, algumas delas oriundas de 16 países estrangeiros, nomeadamente Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Itália, Japão, Polónia, Roménia e Ucrânia.

Fonte: Câmara Municipal de Aveiro

24/10 - "La Traviata" de Giuseppe Verdi no TAGV


A Ópera Nacional da Moldávia apresenta em Coimbra a ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi, conduzida pelo Italiano Maestro Giovan Batista D'asta.

Um romance trágico, contado em três actos, que narra a história de Violeta, cobiçada cortesã Parisiense, e do seu amor impossível pelo jovem Alfredo Germont. A intensidade da narrativa e a sua densidade sentimental constituem um marco, sendo esta a grande ópera de Verdi. Um espectáculo memorável, apresentado por uma companhia internacional, recheada de grandes nomes da ópera clássica, que interpretam uma história de “Amor e Morte”.

Fonte: Turismo de Coimbra

Até 16/10 - ContraDança – Festival de Dança e Movimento


O ContraDança – Festival de Dança e Movimento está de regresso ao palco do Teatro-Cine da Covilhã, para a quarta edição. O evento, que começa hoje e se estende até dia 16, conta com três participações alemãs e duas espanholas.

Este ano, a organização, a cargo da ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, apresenta um cartaz com 12 espectáculos. Na abertura do ContraDança está “Marca’Dor”, uma produção conjunta da ASTA e do Teatr’UBI, para ver ou rever esta noite. Amanhã, as atenções centram-se na primeira participação internacional pelo grupo espanhol Medea76, bem conhecido do público covilhanense, que leva ao Teatro-Cine a sua mais recente peça, “Mnemosine.02”. Na noite seguinte, o palco pertence a Patrícia Portela que se apresenta com “Flatland parte I” e, no domingo, chega a primeira das três participações germânicas agendadas, protagonizada por Valerie Renay, com “Possessed”.

Para segunda-feira, a ASTA programou três espectáculos: “Projecto swap”, em que entram Rudolfo Quintas, Tiago Dionísio e João Costa; “Burning the sound”, o mais recente trabalho de Quintas; e um concerto dos portuenses Crisis. No dia seguinte chega a companhia Ballet Contemporâneo do Norte para dois espectáculos. O primeiro é “Ipetrix”, destina-se ao público infantil e acontece durante a tarde, pelas 15 horas. À noite, o grupo de Santa Maria da Feira apresenta “Nocturno”. No dia 14 está em palco a dupla Rodrigo Labarca e Michelle Baard, que vêm de Berlim com “Bestiário”. O colectivo Kofradia Theatrer e Transtrantlik Konéxion, também da capital alemã, exibe na noite seguinte “Die Reise”. “Mujeres fraguando suenõs”, dos espanhóis Abrego, encerra o festival, a 16 de Outubro. Todos os espectáculos estão marcados para as 21h45, com excepção de “Burning the sound” (22h30) e o concerto dos Crisis (23 horas).

Fonte: O Interior