terça-feira, 6 de outubro de 2009

Museu Arqueológico do Fundão seleccionado para o Prémio de Museu Europeu do Ano


O Museu Arqueológico do Fundão foi seleccionado para o Prémio de Museu Europeu do Ano – EMYA 2010 –, considerados os “Óscares” da museologia europeia atribuídos pelo Fórum Europeu de Museus.A instituição participa lado a lado com entidades como o Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves ou o Museu do Oriente.
O Fórum Europeu de Museus é um organismo internacional sem fins lucrativos criado em 1977 e tutelado pelo Conselho da Europa. Os prémios dividem-se em três categorias: O galardão EMYA para o Museu Europeu do Ano está no Museu de Salzburgo (Áustria), que ostenta o troféu Henry Moore durante 2009.
Já o Prémio Conselho da Europa é atribuído a um museu que tenha sido reconhecido pela sua notável contribuição para a compreensão da herança europeia. O contemplado este ano foi Museu de Zeeuws, em Middelburg (Holanda). Por sua vez, o Prémio Micheletti é atribuído pela Fundação Luigi Micheletti (Brescia, Itália) ao museu mais promissor a nível técnico ou industrial, de entre os candidatos do ano.
O vencedor da última edição é o Museu da Região de Jauen (Noruega), que sucedeu ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, distinguido em 2008. Na edição de 2010 do Prémio de Museu Europeu do Ano concorrem ainda os portugueses Museu de S. Roque (Lisboa), Museu Municipal de Penafiel e Museu de Portimão.
Fonte: O Interior

Sem comentários: