terça-feira, 4 de agosto de 2009

08/08 a 05/09 - Geologia no Verão


Por entre troncos de pedra e madeira
8 de Agosto às 9h00

Local de partida/chegada: Centro de Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova
Vamos descobrir os segredos que a Terra guarda há 480 milhões de anos em Vale Mourão e saber como era vida nessa altura. Vamos também desvendar troncos fósseis da floresta de há 15 milhões de anos e compará-los com a nossa floresta actual.


Outras informações: Aconselha-se calçado cómodo apropriado, roupa confortável e fresca, chapéu, muita água, protector solar e pic-nic para o almoço


Dos barrocais ao Inselberg Granítico de Monsanto

9 de Agosto às 8h30 / 23 de Agosto às 16h00
Local de partida/chegada: Posto de Turismo de Monsanto


Convida-se para uma caminhada de 7 km por entre trilhos, carvalhais, atravessando o barrocal, subindo ao castelo templário, na descoberta dos granitos que se erguem no inselberg de Monsanto e nos contam a história dos últimos 300 milhões de anos.


Outras informações: Aconselha-se calçado cómodo apropriado, roupa confortável e fresca, chapéu, muita água, protector solar e merenda ligeira


Entre "Conhos" e xistos mosqueados

22 de Agosto às 9h00

Local de partida/chegada: Largo da Igreja de Salvaterra do Extremo

Visita temática onde são abordados diversos temas de Geologia: geomorfologia, recursos minerais, petrologia metamórfica e ígnea. O passeio percorre os belos trilhos dos Canchais, descendo ao Conhal do Gorroal (antiga exploração aurífera Romana) e seguindo o trilhos das quiastolites que acompanha a zona de contacto do granito de Salvaterra.
Outras informações: Aconselha-se calçado cómodo apropriado, roupa confortável e fresca, chapéu, muita água, protector solar, fato de banho e pic-nic para o almoço.

"Afinal como se formaram as Cruziana? Vamos fazer réplicas e pintá-las!" – Workshop para miúdos e graúdos no Parque Icnológico de Penha Garcia

5 de Setembro às 9.30h / 6 de Setembro às 9h30
Local de partida/chegada: Posto de Turismo de Penha Garcia


Seguimos a Rota dos Fósseis para percorrer as estreitinhas ruas de Penha Garcia até, avistarmos a imagem avassaladora do imponente canhão fluvial do Ponsul que encerra segredos do mar do Ordovícico, pejado de Trilobites. De seguida entramos no Parque Icnológico, deixamo-nos encantar pelas “cobras pintadas” - as Cruziana - pistas de alimentação deixadas por Trilobites, entre os 479 e os 468 Ma, nas argilas e areias de um mar pouco profundo. Chegados à margem esquerda do Ponsul, visitamos a Casa dos Fósseis e em seguida fazemos réplicas de Cruziana e de outros fósseis, que depois pintaremos como nos aprouver.
Outras informações: Aconselha-se calçado cómodo apropriado, roupa confortável e fresca, chapéu, muita água, protector solar, piquenique para o almoço e fato de banho.

Para mais informações e inscricções, clique aqui.

Fonte: Naturtejo

Sem comentários: