segunda-feira, 20 de abril de 2009

24/04 a 26/04 - Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia de Penela


Entre os dias 24 a 26 de Abril, o Parque Multiusos de Penela irá receber mais uma Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia. No recinto da Feira, para além de vários expositores estarão presentes as afamadas “Tasquinhas”, locais onde as ementas são constituídas por pratos típicos da nossa região.


Este certame, essencialmente gastronómico, pese embora a venda de produtos endógenos (Queijo Rabaçal, Mel “Serra da Lousã”, Vinho “Terras de Sicó”, Nozes) e seus derivados contribuam significativamente para o seu sucesso, é idealizado como espaço privilegiado de valorização e promoção dos produtos certificados do concelho e da região e, em simultâneo, como uma oportunidade de devolver auto-estima às populações, este evento constituiu-se ainda como um momento ímpar de demonstração colectiva de uma enorme capacidade de organizar e realizar.

Para além dos produtores/expositores de produtos endógenos, a Feira tem o seu expoente máximo no excelente desempenho das diversas associações culturais que, em colaboração com as respectivas Juntas de Freguesia, assumem o funcionamento das seis tasquinhas (uma representando cada freguesia) e reproduzindo alguns dos pratos mais tradicionais da nossa gastronomia, incluindo a recriação de alguns que praticamente já haviam caído em desuso.
Os Restaurantes Concelhios também participam na Feira de Produtos Endógenos e Gastronomia, com a iniciativa da elaboração de um Menu Sicó, especialmente confeccionado para o efeito e através do qual se associam à valorização das potencialidades naturais do concelho de Penela.

Consulte aqui o programa aqui!

Fonte: Câmara Municipal de Penela

Sem comentários: