quinta-feira, 18 de setembro de 2008

20/09 - Descamisada Tradicional do Milho na Casa Grande, Barroca (Fundão)

No próximo dia 20 de Setembro, será recriada uma Descamisada Tradicional do Milho na Casa Grande, Barroca (Fundão)

Todo o processo da descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, trajados a rigor, na manhã de dia 20 de Setembro, na Casa Grande, na Aldeia do Xisto da Barroca (Fundão). O evento terá início às 10h e é acessível a todos quanto queiram assistir e participar neste alegre convívio.

É para recriar e reavivar memórias de um outrora não muito distante, que esse trabalho da Descamisada será este ano repetido, desta vez na Casa Grande, em Barroca (Fundão).

A Descamisada consiste em despir a maçaroca de milho, no qual os participantes, num sistema de entreajuda, se acomodam em redor das espigas do milho, normalmente num chão de um pátio ou de uma eira. Munidos de um “espeto” (pau ou prego afiados), separam a capa exterior e as camisas interiores das espigas. É este o trabalho que personaliza o acto de nome “descamisada”, atribuído pelo povo. A alegria da descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando boas. Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos.

Fonte: Aldeias do Xisto

Sem comentários: