sexta-feira, 18 de julho de 2008

25/07 a 27/07 - CISTER, Saberes e Sabores 2008

A (re)descoberta das iguarias e dos conhecimentos legados pela Ordem de Cister é a proposta da Associação Anima Património para o evento que se realiza, na sua IV Edição, no valioso e emblemático monumento que é o Mosteiro de Santa Maria de Arouca.

Regendo-se pela regra de S. Bento, estilo de vida simples harmonizada pela oração e trabalho, Cister é testemunho vivo do espírito dinâmico dos monges e monjas que trabalhando a terra onde se instalaram, moldaram as regiões à sua imagem. Baluartes de cultura, os Mosteiros Cistercienses são ainda força motriz de desenvolvimento.

“Cister Saberes e Sabores 2008” visa a promoção turística e a divulgação do património local, nacional e internacional relativo à Ordem de Cister e pretende ser um pólo de intercâmbio, experiências e partilha de conhecimentos, promovendo cultura e identidade.

Durante estes dias, Arouca será ponto de encontro nacional e internacional, da importante herança patrimonial de uma ordem religiosa que marcou a história e a evolução deste concelho, do país e de todos os de tradição Cisterciense.

Nesta aposta cultural, patrimonial e turística, os Saberes de Cister traduzem-se em debates, exposições temáticas, visitas guiadas, intervenções de comunidades religiosas e concertos musicais, enquanto que os Sabores surgem sob a forma de mostras, fabrico e venda de doçaria, licores, ervas medicinais e vinhos.

Memorizar a Identidade, valorizar o presente, perspectivar o futuro, uma estratégia de dignificação e desenvolvimento.

Cister, Saberes e Sabores 2008
Mosteiro de Santa Maria de Arouca
25, 26 e 27 de Julho
Para qualquer informação adicional, contactar:
Anima Património – Manuel Bastos, Elvira Pinto: 964609084 919501309 918136874


Fonte: Câmara Municipal de Arouca

Sem comentários: