sexta-feira, 9 de maio de 2008

17/05 - "Os Templários e o Mistério da Origem de Portugal" no Hotel Príncipe da Beira

O Hotel Principe da Beira vai organizar no dia 17 de Maio, pelas 20H30, mais um Serão, com jantar, subordinado ao tema “ Os Templários e o Mistério da Origem de Portugal “ com o Dr. Paulo Loução moderado por Aires Patrício.


PAULO ALEXANDRE LOUÇÃO


Nasceu em 1964, na cidade de Lisboa. Nos seus estudos distinguiu-se na área da matemática, mas veio a intensificar a sua formação nos domínios da filosofia clássica, simbologia, antropologia religiosa e filosofia da história. Para isso, têm contribuído os seus anos de estudo e investigação na Escola de Filosofia da Associação Cultural Nova Acrópole.

Tem escrito artigos e ensaios em áreas tão diversas como a ecologia, filosofia, esoterismo, história de Portugal e antropologia do imaginário. Desde há uns anos tem orientado as suas investigações no sentido de colaborar no necessário resgate da memória cultural e espiritual do nosso país. O estudo das diversas visões do mundo e da sua relação com o comportamento humano é também uma área que tem merecido a sua especial atenção. Actualmente é director do Projecto Ésquilo. Nesta qualidade concebeu e dirigiu o projecto multimédia, Descobrimentos Portugueses, editado em suporte CD-Rom.

Amante da filosofia, escreveu um comentário filosófico à Alegoria da Caverna de Platão, que foi publicado pela Ésquilo em conjunto com a tradução de Pinharanda Gomes do texto clássico citado.

Tem 10 obras publicadas, entre as quais se destacam «Os Templários na Fornação de Portugal» (10 edições) e «Portugal – Terra de Mistérios» (8 edições), ambas com edição da Ésquilo e do Círculo de Leitores.

Em 2006 ganhou a Menção Honrosa do Prémio Livro da Sociedade Histórica da Independência.


OS TEMPLÁRIOS E O MISTÉRIO DA ORIGEM DE PORTUGAL


É nesse fantástico século XII europeu das catedrais góticas, de Cister, das histórias do Graal, que nasceu o reino independente de Portugal sincronicamente com a Ordem do Templo. D. Afonso Henriques nasceu por volta de 1111, os Templários começam a sua aventura em 1118.

D. Afonso Henriques que logo em 1129 se declarou frater templário na carta de confirmação de Soure aos Templários, tem nestes monges-cavaleiros um dos bastiões mais importantes na sua estratégia de expansão territorial. Os cavaleiros do Templo criam uma rede defensiva na linha do Tejo e ocupam grande parte da Beira Interior.

Mas se a sua colaboração a nível militar foi inestimável, eles faziam parte de um plano onde figura em lugar de destaque a misteriosa personagem de Bernardo de Claraval.

Por outro lado, como escreveu Wolfram von Eschenbach no Parzival os Templários eram os cavaleiros do Graal. Quer dizer, terão tido acesso a uma sabedoria esotérica no Oriente trazendo-a para a emergente Europa ocidental.

A estratégia de D. Afonso Henriques, o enigma de Bernardo de Claraval e o apoio militar e esotérico na misteriosa criação deste reino independente do Ocidente Peninsular serão os eixos principais da conferência a realizar no próximo dia 17 de Maio no Hotel Príncipe da Beira, no Fundão.

Fonte: Hotel Príncipe da Beira

Sem comentários: