sexta-feira, 30 de maio de 2008

11/06 - Colóquio "Camões e a Ciência" no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


Associando-se às celebrações do Dia de Camões, em genuíno espírito de interdisciplinaridade universitária, no próximo dia 11 de Junho, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos promovem o colóquio CAMÕES E A CIÊNCIA.

Os participantes do colóquio e os visitantes do Museu da Ciência terão a oportunidade de conhecer a 1ª edição d'Os Lusíadas (1572), exposta durante todo o dia, graças à generosa colaboração da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Às 17h30, também no Anfiteatro do Museu da Ciência, terá lugar a apresentação por Carlos Ascenso André do livro de ensaios camonianos da autoria de Vitor Aguiar e Silva A Lira Dourada e a Tuba Canora, seguida de uma recitação de poemas de Camões por Manuel Alegre.

Junto enviamos o programa do colóquio.

As inscrições podem ser formalizadas até dia 6 de Junho.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

30/05 - Inauguração da Exposição "Viagens ao Imaginário" de Elisabete Ferreira no ACERT

Cada imagem conta uma história, cada história tem um recanto e cada recanto forma… um universo. A bordo da locomotiva imaginária de Elisabete Ferreira, os espectadores vivem um percurso de sobressaltos e paragens, amigos e amizades, encontros e memórias.
As ilustrações apresentadas nesta exposição, especialmente criada para a Galeria da ACERT, não são mais do que registos dessa viagem encantada e transbordante de espaços, enredos e personagens.

A exposição estará patente na Galeria ACERT até ao dia 29 de Junho.
Fonte: ACERT

31/05 - Jogo de preparação para o Euro 2008 (Portugal - Geórgia) em Viseu


A selecção portuguesa de futebol cumpre sábado frente à modesta Geórgia o último encontro de preparação para o Euro 2008, que servirá para afinar a estreia, com a Turquia (7 de Junho), e dizer “adeus” a Viseu.

Em estágio desde 19 de Maio, uma semana após a divulgação dos 23 eleitos, o seleccionador luso, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, apenas pôde contar com o grupo completo desde sexta-feira, após a chegada dos quatro finalistas da Liga dos Campeões, entre eles Cristiano Ronaldo, a grande “estrela” da formação lusa.

Ainda assim, e apesar de o trabalho estar a incidir mais em recuperar fisicamente os jogadores do que em outras questões, o técnico “canarinho” parece ter já um “onze” preparado, pelo menos para a estreia, marcada para a cidade suíça de Genebra.

A formação das “quinas” vai defrontar um conjunto que na fase de qualificação para o Euro2008 foi sexto e penúltimo no Grupo B, com 10 pontos, em 12 jogos, atrás de Itália, França, Escócia, Ucrânia e Lituânia e à frente das Ilhas Faroé.

Desta forma, o “onze” de Scolari tem tudo para voltar aos triunfos, depois de três jogos sem ganhar: 0-0 com a Finlândia, no jogo que selou o apuramento, e derrotas por 3-1 com a Itália e por 2-1 com a Grécia nos dois particulares realizados após a qualificação.

O primeiro encontro de sempre entre Portugal e a Geórgia, que será o último particular da formação lusa antes da fase final do Europeu, realiza-se sábado, a partir das 18:15, no Estádio do Fontelo, em Viseu, com lotação esgotada.

Depois do embate com a formação da ex-União Soviética, os jogadores entram em folga e voltam a concentrar-se domingo, pelas 12:30, no Hotel Lagoas Park, em Oeiras, sendo que, pelas 15h00, são recebidos pelo Presidente da República, no Palácio de Belém.

Às 17h00, a comitiva lusa voa para Genebra e segue de imediato para Neuchatel, devendo chegar pelas 21h20 locais (20h20 em Lisboa) ao “quartel-general” na Suíça, onde Portugal cumpre os três jogos na fase inicial, frente a Turquia (7 de Junho, em Genebra), República Checa (11, em Genebra) e à selecção anfitriã (15, em Basileia).

Fonte: OJE

quarta-feira, 28 de maio de 2008

01/06 - Hotéis Eurosol comemoram dia da criança


A Lena Hotéis e Turismo – participada do Grupo Lena para as áreas do Turismo e Hotelaria e detentora da cadeia Eurosol, associam-se uma vez mais às comemorações do dia mundial da criança que se comemora no próximo fim-de-semana, sábado dia 1 de Junho.

Assim, todas as crianças que fiquem alojadas neste fim-de-semana (acompanhadas de um ou dois adultos) nas Unidades Eurosol terão estada gratuita.

O Eurosol Gouveia volta também este ano a associar-se à Câmara Municipal de Gouveia na organização de algumas actividades, contando também com o acompanhamento do Jorginho – mascote criada para o Clube Jorginho que se destina a crianças até aos 12 anos - nas brincadeiras com as crianças das escolas do concelho de Gouveia.

Fonte: Eurosol

30/05 - Ciclos de Ciência e Tecnologia no Centro Ciência Viva da Floresta


Ciclos de Ciência e Tecnologia
1ª Conferência - 30 de Maio

No dia 30 de Maio realiza-se no Auditório do Centro Ciência Viva da Floresta a primeira conferência do projecto Proença 2030. Tendo como tema "A Internet do Futuro", a conferência contará com as apresentações de Paquete de Oliveira, José Fernandes e Celso Martinho.

Saiba mais aqui!

14/06 - Feira Medieval em Coimbra


























Para aceder ao conteúdo do programa, clique na imagem.

Para mais informações sobre o programa aceda aqui!

05/06 - Maria João em Quarteto no Cine Teatro Avenida

Maria João em Quarteto
5/6/2008
Cine Teatro Avenida

"João" é o nome do espectáculo que Maria João irá levar ao palco do Cine Teatro Avenida, no dia 05 de Junho, pelas 21h30.

“João”. Simplesmente “João”. Assim se chama o último disco de Maria João, editado em Abril de 2007, com selo da Universal. Depois de um período de 12 anos de grande cumplicidade com o pianista e compositor Mário Laginha, a cantora aposta agora num trabalho em seu nome, que inclui 14 temas saídos do riquíssimo cancioneiro popular brasileiro.

A viagem pela música do outro lado do Atlântico inclui canções que foram, na sua grande maioria, alvo de inúmeras versões e interpretações, o que faz do novo trabalho em estúdio, como a própria intérprete reconhece, “um desafio arriscado”.

Essa é uma das razões mais fortes para a cantora ter escolhido “João” para título de um trabalho muito pessoal que estava em maturação há já alguns anos e, explica, porque é assim que a tratam os amigos e as pessoas que lhe são mais próximas.

Fonte: Câmara Municipal de Castelo Branco

terça-feira, 27 de maio de 2008

Festas do Município de Proença-a-Nova 2008


Programa:

Dia 9
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de Peral
21h30 3º Festival da JuventudeNJ
Flaming BusThe KaviarQuem é o Bob?DJ Xapy_Nager & MC Fubu

Dia 10
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de Montes da Senhora
07h00 Volta ao Vale SerrãoPênêvês
16h00 Rally PapperUma Viagem com Tradição
18h00 V Festival de VozesGrupo Coral de Proença-a-Nova
21h00 BaileMário e Companhia

Dia 11
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de Proença-a-Nova
17h00 República-Checa vs Portugal
21h00 Albúm de RecordaçõesMúsica Portuguesa

Dia12
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de Alvito da Beira
21h00 José Cid
22h30 BaileMário e Companhia

Dia13
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de S. Pedro do Esteval
05h15 Passeio PedestreAcordar o Sol
09h00 Arruada de Bombos da Casa do Benfica
09h30 Hastear da bandeira
10h00 Sessão Solene da Assembleia Municipal
11h00 Missa em honra de Santo António na Capela de Santo AntónioProença
16h00 3º Festival de Acordeonistas de Proença
17h30 Aula de encerramento da Ginástica Sénior
18h00 3º Festival de Folclore de Proença
21h00 Passagem de Modelos com apresentação de Mónica Sofia
22h00 Baile Bandazona

Dia14
O Azeite vem a festa pela Mão da Freguesia de Sobreira Formosa
10h00 Actividades de encerramento da escola de natação
14h00 Final da 2ª Taça do Município
17h00 Apresentação do livro “Voos da Poesia a Beira da Vida”
21h00 3º Festival de Teatro”O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”
Clube de Expressão dramática da Escola E.B. 2,3/S Pedro da Fonseca
22h00 Jorge Palma
23h00 Baile Amigos do Presidente

CONTACTOS
MUNICÍPIO DE PROENÇA-A-NOVA
Largo Pedro da Fonseca
6150 - 518 Proença-a-Nova
Telefone: 274 670 000

01/06 - Dia Mundial da Criança: RTP1 e TVI em Coimbra


Jorge Gabriel e Serenella Andrade conduzirão o directo da RTP1 a partir do Portugal dos Pequeninos, pela manhã, entre as 10 e as 12 horas, que se estenderá pela tarde, entre as 14.15 e as 17 horas.

Por outro lado, na Praça da Canção, darão a cara pela TVI Manuel Luís Goucha e Iva Domingues, numa emissão que vai para o ar pelas 14 horas até ao jantar, e que contará com espectáculos musicais, intercalados com o acompanhamento da partida da Selecção Nacional para a Suíça, rumo ao Euro 2008.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Abriu o primeiro jardim de inspiração japonesa no Hotel Quinta das Lágrimas


Espaço pretende proporcionar conforto e contemplação

O primeiro jardim de inspiração japonesa em Portugal foi inaugurado ontem, na Quinta das Lágrimas (Coimbra), e o embaixador do Japão, Hara Satoshi, e mulher, Michiko Satoshi, ficaram encantados com aquele espaço de contemplação e recolhimento onde é possível tomar chá.

Pequenos montes cobertos de musgo, pedras, duas cerejeiras vistas de um varandim, um local concebido pela arquitecta paisagista Cristina Castel-Branco, o jardim foi idealizado como "um espaço de conforto e contemplação, onde ficamos a olhar, sentados e descalços", explica ao DN a projectista. Ali, "as pedras e o espaço entre elas assumem especial protagonismo simbólico. Algumas foram aproveitadas da quinta, outras vieram de Penacova", acrescenta.

Para contemplar o jardim, que custou 15 mil euros, acede-se a um telheiro de madeira, tipo varanda. "Ao fundo, vislumbra-se a mata da quinta, plantada no século XIX, é um efeito fantástico", enfatiza.

Para este projecto, a arquitecta foi ao Japão, tirou um curso intensivo e visitou quase 50 jardins. "Os japoneses assumem a sabedoria em torno das pedras como composição estética que permite chegar ao transcendental", acentua. Também ontem foram dados a conhecer vários quartos e suites de inspiração oriental, cujo acesso está virado para este inédito jardim.

Mas porquê na Quinta das Lágrimas? Cristina Castel-Branco responde: "O hotel tem muitos clientes japoneses, cuja cultura preserva os valores da longevidade. Ora, a história de Inês de Castro mantém-se viva há 600 anos na Quinta das Lágrimas". A arquitecta reafirma ainda o propósito de, com este jardim inédito em Portugal, "celebrar o encontro de culturas". Para tal assinala a ancestralidade entre a história portuguesa e nipónica de cinco séculos: "Chegámos ao Japão em 1543, a primeira história do Japão foi escrita por um jesuíta português, Luís de Froes, e temo-nos esquecido deste legado que partilhámos. Este jardim é um sinal dessa ligação."

Entre os muitos convidados que ontem estiveram na Quinta das Lágrimas para contemplar este jardim, destaque para a ex-atleta olímpica Rosa Mota, recebida ali calorosamente pelos embaixadores do Japão. Também os embaixadores de Marrocos, a família Arrour, estiveram nesta cerimónia. O Jardim Romântico da Quinta das Lágrimas, do século XIX, tem espécies vegetais orientais.

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe Prémio Micheletti

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra recebe Prémio Micheletti

“O Prémio Europeu do Museu do Ano (EMYA) organizado pelo European Museum Forum (EMF), celebrou o seu 31º aniversário com uma cerimónia de apresentação e actividades desenvolvidas em vários locais de Dublin, na Irlanda, organizado pela Chester Beatty Library, o Heritage Council, o Departamento de Artes, Desporto e Turismo, e organizações patrocinadoras locais.”

“Os prémios foram anunciados no Sábado, dia 17 de Maio, na National Gallery da Irlanda, durante a cerimónia na qual estiveram mais de 200 pessoas de 27 países da Europa, seguidos de um jantar de gala. Os museus vencedores foram anunciados por Sir Neil Cossons, presidente do EMF e pela patrona deste Forum, sua Majestade a Rainha Fabiola da Bélgica.”

Nas palavras do júri do European Museum of the Year Award 2008 (EMYA):

“O Prémio Micheletti para o museu de técnica ou indústria mais promissor entre os candidatos deste ano vai, de modo pouco usual, para um museu de ciência. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra em Portugal que impressionou o júri com o cuidadoso restauro e design do edifício neoclássico do Laboratorio Chimico. Através do tema “segredos da luz e da matéria”, o museu cruza com grande sucesso diferentes disciplinas científicas com a integração do edifício histórico, os objectos da colecção, experiências e interactivos multimédia criteriosamente escolhidos. Somam-se a estes um programa de actividades muito variado e publicações de elevado nível que resultam numa excelente experiência para os visitantes.”

“O Prémio Museu Europeu do Ano 2008 foi entregue ao Kumu Art Museum em Tallin, Estónia, um museu cuja história é também a história de um novo país que se torna independente e reflecte os acontecimentos que levaram a isso.”

Menções honrosas
Catharijneconvent Museum, Utrecht, Holanda
Museu de Almeria, Almeria, Espanha
Wimbledon Lawn Tennis Museum, Londres, Reino Unido

“Estes três museus receberam um certificado especial que reconhece a sua excelência na concepção, abordagem inovadora à interpretação e atenção às necessidades dos visitantes.”

Fonte: Universidade de Coimbra

01/06 a 04/06 - Fintinha da ACERT




Clique no cartaz para aceder ao conteúdo do programa.

Fonte: ACERT

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Hoje - concerto de Adriana Calcanhotto em Aveiro


A Praça Marquês de Pombal vai receber hoje um concerto da brasileira Adriana Calcanhoto. É a terceira vez que a cantora actua em Aveiro, desta vez para apresentar o álbum «Maré». O concerto vai decorrer na Praça Marquês de Pombal e integra-se na digressão internacional de apresentação do novo álbum da cantora, «Maré».
O espectáculo em Aveiro é promovido pelas empresas Sons em Trânsito e Música no Coração, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Aveiro Expo. Os organizadores esperam que o concerto seja presenciado por cerca de 3.500 espectadores. Os bilhetes custam 25 euros e serão colocados à venda a partir da próxima sexta-feira. É a terceira vez que Adriana Calcanhoto actua em Aveiro – a última vez foi em Junho de 2005 durante as festas do município, tendo apresentado o álbum «Adriana Partimpim».
«Maré» é o oitavo disco da brasileira, que contou com letras e músicas de artistas como Caetano Veloso, Bebel Gilberto, Péricles Cavalcanti, Waly Salomão, Arnaldo Antunes ou Dorival Caymmi. A digressão de apresentação inicia-se a 10 de Maio em Buenos Aires, capital da Argentina, prosseguindo depois em Lisboa (dias 19 e 20) antes de chegar a Aveiro. Torres Novas (dia 24), Porto (29 e 30), Guimarães (31) e Ponta Delgada (4 e 5 de Junho) são as restantes cidades portuguesas onde o espectáculo será apresentado. O novo álbum, lançado no mês passado, é o segundo de uma trilogia dedicada ao mar, inaugurada com «Marítimo» em 1998. «Enguiço» (1990), «Senhas» (1992), «A Fábrica do Poema» (1994), «Público» (2000) e «Cantada» (2002) são outros trabalhos discográficos da autora de 43 anos, natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Fonte: Em Aveiro

26 a 28 de Maio | Workshop Madrid | Programa


Centro de Portugal
Datas: 26 a 28 de Maio de 2008
Workshop Madrid – 27 de Maio

Programa

26 de Maio, Segunda-Feira
09H15 – Partida do Hotel Meliá Ria – Aveiro
Associados de Aveiro
10H30 – Partida do Hotel D. Luís - Coimbra
Associados de Luso/Buçaco/Curia e Coimbra
12H00 – Partida do Hotel Ónix - Viseu
Associados de Viseu
13H00 – Almoço : Hotel Vanguarda – Guarda
Associados de Serra da Estrela / Naturtejo
Deslocação para Madrid
Almoço Cortesia ARPT Centro de Portugal
Jantar Livre

27 de Maio, Terça-Feira
Manhã livre para contactos em Madrid
13H30 – Workshop / Apresentação / Almoço
17H00 – Contactos em Madrid

28 de Maio, Quarta-Feira

10H00 – Partida para Portugal
Almoço Livre

Local de Realização do Workshop
Hotel Puerta America
Av. de America, 41
28002 Madrid
Tel : 0034917445400
Fax : 0034917445409
E-mail : convenciones.puertamerica@hoteles-silken.com
www.hotelpuertamerica.com

27 de Maio - Workshop ARPT Centro de Portugal | Hotel Puerta América Madrid | Lista de participantes


Data: 27 de Maio
Hora: 13H30
Local: HOTEL PUERTA AMÉRICA MADRID


Inscrições
Hotéis
Meliá Ria Hotel & Spa**** Sol Meliá Hotels & Resorts
E-mail:
melia.ria@solmeliaportugal.com
www.solmelia.com/
Best Western Hotel Imperial***
E-mail:
reservas@hotelimperial.pt
www.hotelbarra.com/

Residencial Alboi – 1ª
Email:
alboi@residencial-alboi.com
www.residencial-alboi.com/

Hoteis Eurosol Estarreja **** Lena Hotéis e Turismo SGPS
E-mail:
estarreja@eurosol.pt
www.eurosol.pt/

Palace Hotel da Curia ****
E-mail:
curia@almeidahotels.com
www.almeidahotels.com/

Hotel das Termas da Curia***
Email: reservas@termasdacuria.com
www.termasdacuria.com/

Palace Hotel do Bussaco***** Hotéis Alexandre de Almeida
bussaco@almeidahotels.com
sales@almeidahotels.com
www.almeidahotels.com/

Grande Hotel de Luso****
E-mail:
info@hoteluso.com
www.hoteluso.com/


Hotel Éden ***
E-mail: geral@hoteleden.pt
www.hoteleden.web.pt/

Marialva Park Hotel***
E-mail:
info@marialvaparkhotel.pt
www.marialvaparkhotel.pt/

Pousada de Santa Cristina (Charme)
E-mail:
recepcao.stacristina@pousadas.pt
guest@pousadas.pt
www.pousadas.pt/

Hotel Tivoli****
Email:
alberto.gradim@tivolihotels.com
www.tivolihotels.com/

Hotel Apartamento Tryp Coimbra**** Sol Meliá Hotels & Resorts
E-mail:
hotelmeliacoimb@mail.telepac.pt
www.solmelia.com/

Hotel Astória*** Hoteis Alexandre de Almeida
astoria@almeidahotels.com
sales@almeidahotels.com
www.almeidahotels.com/

Best Western Hotel D. Luís***
E-mail:
hotel.d.luis@mail.telepac.pt
www.hoteldluis.pt/

Confort Inn Almedina – Coimbra ***
E-mail:
geral@almedinacoimbra.com
http://www.choicehotelseurope.com/

Quiaios Hotel ***
E-mail:
info@quiaioshotel.pt
www.quiaioshotel.pt/

Hotel Turismo de Tábua***
E-mail:
geral@hoteltabua.com
www.hoteltabua.com/

Hotel Palácio dos Melos ***** Visabeira Turismo
E-mail:
hotelpalaciodosmelos@visabeiraturismo.pt
www.hotelpalaciodosmelos.pt/

Hotel Montebelo***** Visabeira Turismo
E-mail:
hotelmontebelo@visabeiraturismo.pt
www.hotelmontebelo.pt/

Hotel Príncipe Perfeito**** Visabeira Turismo
E-mail: hotelprincipeperfeito@visabeiraturismo.pt

www.hotelprincipeperfeito.pt/

Hotel Grão Vasco****
E-mail:
geral@hotelgraovasco.pt

Hotel Moinho de Vento ***
E-mail: geral@hmoinhodevento.pt
www.hmoinhodevento.pt/

Hotel Montemuro ***
E-mail:
reservas@montemuro.com

Pousada Convento do Desagravo (Histórica)
E-mail:
recepcao.desagravo@pousadas.pt
guest@pousadas.pt
www.pousadas.pt/

Hotel Eurosol Seia – Camelo *** Lena Hotéis e Turismo SGPS
E-mail:
camelo@eurosol.pt
www.eurosolcamelo.pt/

Hotel Eurosol Gouveia *** Lena Hotéis e Turismo SGPS
E-mail:
gouveia@eurosol.pt
www.eurosol.pt/

Hotel Quinta dos Cedros***
Email:
quintadoscedros@ftphotels.com
www.ftphotels.com/

Hotel S. Paulo***
Email:
hotelspaulo@ftphotels.com
www.ftphotels.com/

Hotel Turismo da Covilhã *** Natura IMB Hotels
E-mail:
dircom@imb-hotels.com
www.imb-hotels.com/

Hotel Tryp Dona Maria*** Sol Meliá Hotels & Resorts
E-mail:
tryp.dmaria@solmeliaportugal.com
www.solmelia.com/

Hotel Vanguarda *** Natura IMB Hotels
E-mail:
hotelvanguarda_dir@imb-hotels.com
www.imb-hotels.com/

Pousada Senhora das Neves (Charme)
E-mail:
pousadadealmeida@armail.pt
www.pousadas.pt/

Pousada Convento de Belmonte (Histórica)
Email:
reservas@conventodebelmonte.pt
www.conventodebelmonte.pt/

Hotel Príncipe da Beira****
E-mail:
geral@hotelprincipedabeira.pt
www.hotelprincipedabeira.pt/

Best Western Hotel Rainha D. Amélia ***
E-mail:
hrdamelia@mail.telepac.pt
www.hotelrainhadamelia.pt/

Hotel da Fonte Santa**** Monfortur
E-mail:
hotel.astoria@monfortur.pt
www.monfortur.pt/

Hotel Astória *** Monfortur
E-mail:
hotel.fonte.santa@monfortur.pt
www.monfortur.pt

Pousada Proença-a-Nova – Amoras (Natureza)
http://www.estalagemdasamoras.com/

Naturtejo
Rua Conselheiro Albuquerque, n.º 4 – cave/c
geral@naturtejo.com
www.naturtejo.com

Turismo no Espaço Rural
Hotel Rural Quinta de Bispos
E-mail:
info@quintadebispos.com
www.quintadebispos.com/

Golf
Golfe Montebelo Visabeira Turismo
E-mail:
golfemontebelo@visabeiraturismo.pt
www.golfemontebelo.pt/

Organismos Oficiais de Turismo

Hoje - Homenagem a Humberto Delgado no Hotel Avenida (Viseu)


O Hotel Avenida será palco de uma cerimónia comemorativa que marca o 50º aniversário da passagem do General Humberto Delgado por Viseu. O General, em discurso de candidatura à Presidência da República dirigiu-se , a partir da varanda do Hotel Avenida, à numerosa população que o veio aclamar ao Rossio no dia 23 de Maio de 1958.
Esta homenagem terá lugar hoje no Hotel Avenida pelas 18:00 horas, onde será descerrada uma placa comemorativa. Seguir-se-á o lançamento da biografia Humberto Delgado - Biografia do General sem medo pelo seu neto e autor da obra, Frederico Delgado Rosa.
Fonte: Hotel Avenida

quarta-feira, 21 de maio de 2008

24/05 - Toques do Caramulo e Galadum Galundaina


"Dois dos mais identitários grupos da nova música tradicional portuguesa - "Galandum Galundaina" e "Toques do Caramulo" - tomam juntos o palco, algo que os une como incontornável local de ensaios, homenageando os recônditos repertórios que vêm revelando ao país musical. Todo matriz e autenticidade, o espectáculo vagueia cantigas de Miranda e Caramulo. De oiro e verde. O tempo primitivo da infância e do sol a pino. Mira Lo Miguel como estão Debaixo da Oliveira. Repiquem as gaitas, cantem rabecas, soprem as frautas e trinem braguesas, que é Portugal serrano a cantar."

Sábado, dia 24 de Maio às 22h no Cine-Teatro Estarreja

Fonte: Rodobalho

Produto do mês na Lágrimas Delicatessen


Clique no cartaz para aceder ao seu conteúdo.

23/05 a 25/05 - Festival Regional PANOS - Teatro Viriato/ACERT


Festival Regional PANOS – Teatro
Viriato/ACERT

23 a 25 Maio
Escudos Humanos
De Patrícia Portela
Encenação de Graeme Pulleyn

Um grupo de jovens oferece-se como escudos humanos, imbuídos da convicção de impedir um conflito bélico. Corajosos e idealistas embarcam numa longa e perigosa viagem para um país distante na esperança de pararem uma guerra, que consideram injusta e que foi declarada pelo seu próprio país de origem. É a partir do texto de Patrícia Portela, que o encenador, Graeme Pulleyn e um grupo de jovens de Viseu construíram a peça Escudos Humanos. O espectáculo será acompanhado ao vivo por elementos da Banda Filarmónica do Lar de Santo António (Viseu).

Integrada no projecto PANOS, da Culturgest, esta peça será apresentada no Festival Regional PANOS que, pela primeira vez é promovido pelo Teatro Viriato e ACERT.

Texto Patrícia Portela
Encenação Graeme Pulleyn
Assistente de encenação Samanta Jesus
Intérpretes Susana Oliveira, Filipe Rodrigues, Micael Almeida, Cláudia Oliveira, Maria Pires, Marta Ribeiro, Daniela Silva, Lidia Oliveira, Mafalda Martins, Joana Portugal, Bárbara Alves, Rute Lemos, Sofia Magalhães, Ana Abrantes, Joana Gonçalves, Aliosman Ahmed, Francisca Palhares, Cláudio Almeida, Joana Oliveira e André Rodrigues
Vídeo Óscar Lopes
Participação especial Lar Santo António
Agradecimentos João Oliva, Nuno Ferreira, Maria João Barros, Liliana Garcia, Ana Filipa Rodrigues, Sandra Bernardo, Sandra Ferreira, Isabel Pacheco e Vítor Almeida

24/05 - The Day After reabre com oferta de bilhetes para o Euro 2008


Festa Euro 2008 / Special Edition


A Discoteca the Day After, em Viseu, vai reabrir as suas portas no próximo sábado, dia 24 de Maio, para reviver mais uma grande noite ao som dos melhores Dj’s da actualidade, Miss Sheila e DjJiggy. Aproveitando a estadia da Selecção Nacional de Futebol naquela cidade, a The Day After decidiu, também ela, prestar uma singela homenagem aos nossos “heróis” lusitanos promovendo uma mega-festa onde são esperados vários milhares de pessoas.

Um dos momentos altos da noite será a realização de um passatempo que habilitará duas pessoas a assistir a um jogo da selecção nacional portuguesa durante o Euro 2008 que será disputado na Suíça e Áustria. Serão igualmente oferecidos ao longo da noite dezenas de brindes e bolas oficiais Carlsberg 2008.

Paralelamente à animação prepositadamente criada para o Euro 2008/Special Edition, decorrerá a Festa Africana integrada no “Dia de Àfrica” na Torre Millennium com o DJ Morenuxo. Ao longo da noite a The Day After contará com os seus Dj’s residentes Power Pires, Mark Cell e Dj Danger que saberão manter ao rubro os vários ambientes existentes.

A Discoteca The Day After é unica no país pela sua dimensão e pelo conceito, um espaço multifuncional por excelência que contempla entre outras coisas, uma pista de Indoor Karting, Fábrica de Cerveja, esplanadas e ainda três fabulosas pistas de dança com diferentes ambientes.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Programa Especial de Primavera no Hotel do Parque


O Hotel do Parque - Health Club & Spa, em S. Pedro do Sul, concebeu um programa especial de Primavera, válido até dia 31 de Maio. Conheça-o aqui!

Programa Especial de Primavera

O Programa inclui:
2 Noites de alojamento
Meia Pensão

Oferta:
- Sauna
- Banho turco
- Hidroginástica
- Piscina
- Ginásio
- Tratamento VIP
- Pequeno almoço buffet
Preçário
- Preço por pessoa em quarto duplo…..95 Euros
- Suplemento individual……………......… 50 Euros

Nota: Bebidas à refeição são extra. Utilização dos equipamentos sujeita a disponibilidade.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

6/06 a 28/06 - Festival de Música em Alpedrinha - Fundão


Aragens - Festival de Música
6 a 28 de Junho em Alpedrinha


Programa:
6 de Junho22h30 - Archybak
7 de Junho22h30 - Tor24h00 - As escolhas de Parrovski
13 de Junho22h30 - Cibo Mosari24h00 - Dj Matix
14 de Junho22h30 - Comcordas24h00 - Dj Xavi
20 de Junho24h00 - Zé Pedro - Guitarrista dos Xutos e Pontapés )
21 de Junho22h30 - Painted Black24h00 - Dj Rui
27 de Junho22h30 - Itcy Diamonds and Scratchy Heads24h00 - Dj Felix Da Cat
28 de Junho22h30 - Momento Utopia24h00 - Dj Irmã Lúcia


quinta-feira, 15 de maio de 2008

18/06 - Joe Fonda no Teatro Viriato

18 Jun
Joe Fonda
qua 22h00 75 min.
Preço 5€ (uma bebida incluída)
Todos os públicos

Com uma carreira de 30 anos de jazz e um largo número de gravações, Joe Fonda já actuou com as suas formações por toda a Europa e Estados Unidos da América e, ao lado, de nomes como Leo Smith, Curtis Fuller e Bill Dixon, entre outros.

Considerado um dos contrabaixistas mais talentosos do jazz moderno, durante 15 anos (entre 1984 e 1999), Fonda acompanhou ainda Anthony Braxton. Bottom’s Out e Conference Call são os dois mais recentes projectos de Joe Fonda.

Fonte: Teatro Viriato

quarta-feira, 14 de maio de 2008

12/06 a 15/06 - Cantanhede é a capital mundial do jazz popular durante quatro dias

De 12 a 15 de Junho, Cantanhede vai ser a capital do jazz popular com a realização do V Festival Internacional Dixieland de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, com o apoio de diversas entidades e com a produção da empresa “De Mi Para Si”, este evento de características inéditas em Portugal conta este ano com a participação de onze bandas, seis das quais internacionais.

São elas: Always Drinking Marching Band (Espanha), The Juggets Jazz Band (Holanda), Dixieman Four (Alemanha), Dixieland Crackerjacks (Holanda), Tiger Dixie Band (Itália), Remember Swing (Espanha), e as portuguesas Dixie Boys, Desbundixie Jazz Band, Castiço Jazz Band, Astedixie e Funfarra. O festival contará ainda com a participação especial da Maria João.

Os momentos altos do festival vão ser os concertos que, todas as noites, se vão realizar num grande espaço coberto instalado para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Antes dos espectáculos, o público poderá apreciar algumas das mais representativas propostas da gastronomia regional nos espaços concessionados a um prestigiado restaurante do Concelho ou nas tasquinhas a cargo das associações concelhias. É que, paralelamente, estará a decorrer no local a X Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que registará ainda a presença de artesãos provenientes de todo o País. O ambiente será também aqui de festa, com pequenas exibições das bandas dixieland e com a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.

O que Cantanhede tem para oferecer de 12 a 15 de Junho é um programa verdadeiramente tentador: refeições com os magníficos sabores de terra e mar da gândara e da bairrada em espaços onde também pontificam os excelentes vinhos de Cantanhede, uma grande feira de artesanato e grandes concertos de jazz popular.

Fonte: Cantanhede Online

terça-feira, 13 de maio de 2008

06/06 - "Le Mystère des Voix Bulgares" no CAE Figueira da Foz


Le Mystère des Voix Bulgares é um coro feminino de 26 elementos com um raro dom e um enorme carisma popular. Criado há mais de 50 anos, o seu maior objectivo é enriquecer a herança da canção folk búlgara com harmonias e arranjos que fazem sobressair os seus maravilhosos timbres e ritmos irregulares. Transformando sons em estranhas cores vocais, como se algo além da voz humana estivesse a tocar, as suas vozes únicas parecem flutuar suavemente através do espaço.

A história deste coro é uma história de sucesso. O mundo tornou-se consciente da sua arte graças ao produtor suíço Marcel Cellier. Lançou vários discos sob o nome Le Mystère des Voix Bulgares, o primeiro dos quais editado em 1975. O segundo registo foi galardoado com um Grammy e, em 1994, o álbum “Ritual” fez crescer a sua popularidade em todo o mundo. Nesse mesmo ano, o coro tornou-se membro honorário do “World Peace Movement” pelas Nações Unidas.

6 de Junho

21:30

Duração aprox.: 1h30

M 6 anos

Entrada: 25,00 Euros

Fonte: CAE Figueira da Foz

Scolari anuncia lista de convocados

O seleccionador nacional anunciou ontem à noite, no Solar do Vinho do Dão, a lista dos 23 jogadores convocados para o Euro’ 2008, a realizar na Suíça e na Áustria. Conheça-os!

Lista de convocados

01. Quim
02. Ricardo
03. Rui Patrício
– estreia
04. Bosingwa
- estreia
05. Miguel
06. Paulo Ferreira
07. Jorge Ribeiro
– estreia
08. Ricardo Carvalho
09. Bruno Alves
- estreia
10. Pepe
– estreia
11. Fernando Meira
12. Petit
13. Raul Meireles
– estreia
14. Miguel Veloso
– estreia
15. João Moutinho – estreia
16. Deco
17. Cristiano Ronaldo
18. Ricardo Quaresma – estreia
19. Simão Sabrosa
20. Nani – estreia
21. Hugo Almeida – estreia
22. Nuno Gomes
23. Hélder Postiga

segunda-feira, 12 de maio de 2008

17/05 - Luís Represas no Teatro Municipal da Guarda

Olhos nos Olhos é o nono disco a solo de Luís Represas e é também o trabalho que o músico português vai apresentar no TMG. O disco foi integralmente gravado em Cuba e conta com a participação especial da brasileira Simone, dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia, entre muitos outros.


A produção do disco foi da responsabilidade de Miguel Nuñes, tendo sido masterizado nos Abbey Road Studios, em Inglaterra. Sagres é o nome do primeiro single de trabalho, e promete ser um grande sucesso de rádio em Portugal.



“Olhos Nos Olhos é um reencontro comigo, com as minhas almas gémeas, a maneira mais sincera de ser eu, a forma mais franca de me revelar.” Luís Represas

Scolari anuncia hoje os 23 convocados no Solar do Vinho do Dão

Hoje à noite, no Solar do Dão, toda a nação verde e vermelha ficará a conhecer os 23 eleitos por Luiz Felipe Scolari para defender as cores lusas no Campeonato Europeu 2008 que se realiza na Áustria e Suíça.

O Seleccionador Nacional divulga os convocados às 20 horas mas nomes há que todos sabem estarem presentes na tão desejada lista. Cristiano Ronaldo, Deco ou Ricardo Quaresma são praticamente certos, mas Scolari, em entrevista ao programa "Grande Entrevista" de Judite de Sousa, na RTP, deixou no ar a possibilidade de haver surpresas nos 23 eleitos. O técnico brasileiro adiantou ainda que espera ver jogadores como Ricardo Carvalho ou Petit assumirem a liderança do grupo, e que o prodígio Ronaldo terá de saber trabalhar em equipa, como no Manchester United, para que a Selecção Nacional possa ter o sucesso desejado.

No capítulo das surpresas, tem-se falado na possibilidade de Paulo Assunção ser chamado para o Euro. O jogador do FC Porto realizou uma época notável e há muito que justifica a internacionalização.


Na baliza, Ricardo e Quim parecem ser os escolhidos, restando uma vaga que deverá ser preenchida por Rui Patrício.

Depois há muitas dúvidas na defesa e meio-campo. Raúl Meireles, Carlos Martins, Bosingwa, Jorge Ribeiro têm sido chamados e espreitam a convocatória.As dúvidas tiram-se hoje à noite, em Viseu: a casa da Selecção.

Fonte: Diário de Viseu

sexta-feira, 9 de maio de 2008

08/05 a 30/05 - "Chovem amores na rua do matador" no I Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda



“Chovem amores na rua do matador” espectáculo estreado em Dezembro de 2007 pelo TRIGO LIMPO teatro ACERT vai estar em cena no I Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda, que decorre de 8 a 30 de Maio, inscrevendo-se no âmbito das comemorações do vigésimo aniversário do grupo Elinga Teatro. Terá ainda lugar uma apresentação especial no Caxito, cidade angolana que tem desenvolvido relações de cooperação com o município de Tondela.

Esta produção, segunda etapa do projecto "Interiores", baseada numa história escrita por José Eduardo Agualusa e Mia Couto, conta com um êxito assinalável, tendo percorrido diversas cidades portuguesas desde a estreia, em Dezembro de 2007. Com a digressão em Angola, o TRIGO LIMPO reafirma o desejo de estabelecer laços estreitos com os espaços da lusofonia. A viagem a Luanda – à qual se seguirão visitas à Alemanha, Espanha e Moçambique – enquadra-se numa programação internacional onde participa outro grupo português (“Escola da Noite”), a par de prestigiadas companhias africanas.

ANGOLA
10 de Maio no Caxito
13 de Maio em Luanda

Apoio: Instituto Camões-Centro Cultural Português em Luanda
Espectáculo Para Maiores de 12 Anos

Texto José Eduardo Agualusa e Mia Couto
Actores José Rosa e Sandra Santos
Encenação Pompeu José
Cenografia Zé Tavares e Marta Fernandes da Silva
Música Cheny Mahuaie, Fran Perez, Lígia Zango, Matchume Zango e Tinoca Zimba
Figurinos Ruy Malheiro
Desenho de luz Luís Viegas
Técnicos Cajó Viegas e Paulo Neto
Assistência Gil Rodrigues

Fonte: ACERT

17/05 - "Os Templários e o Mistério da Origem de Portugal" no Hotel Príncipe da Beira

O Hotel Principe da Beira vai organizar no dia 17 de Maio, pelas 20H30, mais um Serão, com jantar, subordinado ao tema “ Os Templários e o Mistério da Origem de Portugal “ com o Dr. Paulo Loução moderado por Aires Patrício.


PAULO ALEXANDRE LOUÇÃO


Nasceu em 1964, na cidade de Lisboa. Nos seus estudos distinguiu-se na área da matemática, mas veio a intensificar a sua formação nos domínios da filosofia clássica, simbologia, antropologia religiosa e filosofia da história. Para isso, têm contribuído os seus anos de estudo e investigação na Escola de Filosofia da Associação Cultural Nova Acrópole.

Tem escrito artigos e ensaios em áreas tão diversas como a ecologia, filosofia, esoterismo, história de Portugal e antropologia do imaginário. Desde há uns anos tem orientado as suas investigações no sentido de colaborar no necessário resgate da memória cultural e espiritual do nosso país. O estudo das diversas visões do mundo e da sua relação com o comportamento humano é também uma área que tem merecido a sua especial atenção. Actualmente é director do Projecto Ésquilo. Nesta qualidade concebeu e dirigiu o projecto multimédia, Descobrimentos Portugueses, editado em suporte CD-Rom.

Amante da filosofia, escreveu um comentário filosófico à Alegoria da Caverna de Platão, que foi publicado pela Ésquilo em conjunto com a tradução de Pinharanda Gomes do texto clássico citado.

Tem 10 obras publicadas, entre as quais se destacam «Os Templários na Fornação de Portugal» (10 edições) e «Portugal – Terra de Mistérios» (8 edições), ambas com edição da Ésquilo e do Círculo de Leitores.

Em 2006 ganhou a Menção Honrosa do Prémio Livro da Sociedade Histórica da Independência.


OS TEMPLÁRIOS E O MISTÉRIO DA ORIGEM DE PORTUGAL


É nesse fantástico século XII europeu das catedrais góticas, de Cister, das histórias do Graal, que nasceu o reino independente de Portugal sincronicamente com a Ordem do Templo. D. Afonso Henriques nasceu por volta de 1111, os Templários começam a sua aventura em 1118.

D. Afonso Henriques que logo em 1129 se declarou frater templário na carta de confirmação de Soure aos Templários, tem nestes monges-cavaleiros um dos bastiões mais importantes na sua estratégia de expansão territorial. Os cavaleiros do Templo criam uma rede defensiva na linha do Tejo e ocupam grande parte da Beira Interior.

Mas se a sua colaboração a nível militar foi inestimável, eles faziam parte de um plano onde figura em lugar de destaque a misteriosa personagem de Bernardo de Claraval.

Por outro lado, como escreveu Wolfram von Eschenbach no Parzival os Templários eram os cavaleiros do Graal. Quer dizer, terão tido acesso a uma sabedoria esotérica no Oriente trazendo-a para a emergente Europa ocidental.

A estratégia de D. Afonso Henriques, o enigma de Bernardo de Claraval e o apoio militar e esotérico na misteriosa criação deste reino independente do Ocidente Peninsular serão os eixos principais da conferência a realizar no próximo dia 17 de Maio no Hotel Príncipe da Beira, no Fundão.

Fonte: Hotel Príncipe da Beira

Câmara Municipal de Viseu segue dia-a-dia da Selecção

O Diário da Selecção é um serviço que vai estar disponível no sítio da Câmara de Viseu para acompanhar todos os passos da equipa portuguesa durante o estágio realizado na cidade.

Informação na hora, com várias actualizações diárias, sobre os treinos, as conferências de imprensa e as palavras dos craques nacionais.

Na página da autarquia vão estar também as novidades sobre o programa paralelo preparado pelo município, até ao final do mês, para a recepção da selecção nacional.

Fonte: Câmara Municipal de Viseu

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Viseu Gourmet vai pôr crianças a cozinhar com chefes conceituados

Um concurso sobre alimentação saudável onde as crianças entre os 6 e os 10 anos vão ter a oportunidade de confeccionar pratos com chefes de cozinha conceituados é uma das novidades do Viseu Gourmet. A segunda edição vai decorrer entre os dias 22 e 25 deste mês.

A ideia do concurso, que foi ontem explicada durante a apresentação do evento, é a de proporcionar uma maior interactividade com todos os públicos.

Adriano Azevedo, presidente do Turismo Dão Lafões, salientou o sucesso da primeira edição para partir para um novo certame com mais novidades. "Este é um evento original que trouxe novos públicos e conquistou um lugar de destaque no panorama nacional. Isto, para nós, dá-nos alento para continuar nos próximos anos", disse.

Durante três dias, a gastronomia alia-se ao vinho do Dão, dois dos produtos âncoras em termos turísticos da região. Este evento faz uma nova abordagem à gastronomia, de modo a que os visitantes consigam uma aproximação maior e mais descontraída aos chefes de cozinha e aos enólogos presentes. O vinho será "o senhor" do certame, salientou, por seu lado, Valdemar Freitas, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD). Para este responsável, esta festa não poderia acontecer sem a presença do néctar e aproveitou para anunciar que o Viseu Gourmet será o pontapé de saída para muitas outras iniciativas que a Comissão está a preparar e que visam assinalar os 100 anos de existência .

Nesta segunda edição, o evento terá ainda outras novidades com destaque para o "Restaurante Show", um "mercadinho de produtos biológicos" e um torneio de golfe, no qual é esperada a presença de diversas personalidades, tendo em conta o estágio da selecção nacional em Viseu.

Fonte: Diário de Viseu

Grupo Catarino comercializa aldeia Póvoa Dão em mercados internacionais

O Grupo Catarino iniciou a comercialização da segunda fase das casas de turismo rural da aldeia Póvoa Dão em mercados internacionais, nomeadamente Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Holanda, Suécia, Alemanha e Dinamarca.

O Grupo Catarino, um dos maiores grupos portugueses de construção, decoração de interiores e paisagismo e um dos mais dinâmicos da região centro do País, acaba de iniciar a comercialização da segunda fase das casas de turismo rural da aldeia Póvoa Dão em mercados internacionais como Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Holanda, Suécia, Alemanha e Dinamarca.

Com mais de sete séculos de existência, a aldeia beirã de Póvoa Dão foi adquirida em 1995 pelo Grupo Catarino com o intuito de a transformar num projecto pioneiro de turismo de aldeia.

Após um rigoroso processo de recuperação, que envolveu um investimento inicial de cerca de 3,5 milhões de euros, as ruínas deram lugar a um projecto de turismo de aldeia, situado na freguesia de Silgueiros, concelho de Viseu, composto por várias casas para alugar e 16 habitações, nas tipologias T1, T2 e T3, já vendidas no mercado nacional.

Nesta nova fase serão recuperadas mais oito novas habitações cuja finalização está prevista para o final do primeiro semestre deste ano, altura em que o Grupo Catarino prevê iniciar a 3.ª fase de recuperação, que contemplará a comercialização das casas da Eira, num total de mais 14 habitações. Até ao fim do ano, o Grupo Catarino tem ainda prevista a construção de vários projectos de turismo residencial no Algarve, na Costa Oeste, na região do Douro, Figueira da Foz e Aveiro.

Além de actuar no mercado da construção, o Grupo Catarino possui uma empresa de mediação imobiliária, que disponibiliza soluções globais aproveitando as suas sinergias, desde a procura do espaço à construção, incluindo a execução e manutenção de espaços verdes e projectos de decoração de interiores. Em 2007 o Grupo Catarino alcançou um número recorde com uma taxa de crescimento do volume de negócios de 32,48% em relação a 2006, fechando o ano com uma facturação de cerca 60 milhões de euros. Para 2008, o Grupo espera atingir um crescimento de 20% face ao ano anterior.