terça-feira, 22 de abril de 2008

26/04 - Rota dos Moinhos de Rompecilha - S. Pedro do Sul

São sete no total, uns mais antigos, outros mais modernos, uns respeitando o traçado original, outros nem por isso, uns ainda moem, mas a maioria não, fazendo no conjunto uma espécie de museu ao longo do tempo, afirmando a adaptação da população aos novos materiais e sobretudo aos custos de manutenção dos moinhos de água durante as teimosias de Inverno do rio.

No final, ficaremos para o almoço, promovido pela Associação local (febras e sardinhas assadas e bola simples ou de carne / sardinha)

* * *

Durante o percurso iremos partir de Rompecilha rumo à Ribeira da Albandeira.

Ao longo do caminho visitaremos 6 moinhos, sendo que o último, o Moinho da Arribal na Cobracha, junto ao Rio Torto que faz fronteira com a freguesia de Sul, é o que está melhor conservado. Nomes como o rodízio, os copos ou o tempereiro deixarão de ter segredos para nós e as memórias antigas dos mais velhos da aldeia e dos herdeiros darão o mote.

Depois faremos o percurso inverso e se o caudal do ribeiro o permitir, já de novo em Rompecilha, assistiremos ao moer do milho no Moinho da Pedreira, pertencente à Dona Eulália, um dos poucos que utiliza o sistema de “cubo”.

Por fim, visitaremos o Moinho e a Azenha dos Dias, exemplar único na região, que cumpria na sua laboração três funções, a de lagar de azeite, alambique para bagaço e fornalha (ferreiro).

Era aqui também que nas noites frias de Inverno uma parte do povo se reunia para conviver, aproveitando o calor constante.


* * *
Durante o percurso, iremos passar pelos seguintes moinhos:
- Moinho Velhito
- Moinho Novo ou das Corujeiras
- Moinho do Monte ou do Alto
- Moinho dos Gomes
- Moinho da Arribal
- Moinho da Pedreira
- Moinho e Azenha dos Dias

* * *

Acima de tudo pretende-se aproximar realidades, estabelecendo pontes de conhecimento, solidariedade e partilha entre quem dá e quem recebe. Com curiosidade, respeito e boa disposição. Talvez por isso, façamos questão de realizar os percursos em grupos pequenos.

ROTA DOS MOINHOS
(Rompecilha)

Duração: +/- 2 horas
Dificuldade: Fácil. Percurso em terra batida
Distância: +/- 3 km

Trazer calçado confortável, mochila, garrafa de água, chapéu, roupa leve e adequada à época, um casaco é aconselhável (na serra o tempo é imprevisível).

09h15 > Concentração das pessoas inscritas frente ao escritório do Criar Raízes
(Largo da Cerca Bloco 1 Fracção G, 1º Esq. - por trás da Câm. Municipal, por cima da loja chinesa)

09h30 > Partida para ROMPECILHA
Em alternativa, quem souber o caminho ou quiser seguir as indicações que seguem mais à frente, o encontro do grupo
será frente ao palco das festas.

10h00 > Início da caminhada
Recepção no “palco das festas”. Pequena apresentação da aldeia e do programa.

12h00 > Chegada a Rompecilha

12h30 > Almoço (sardinhas e febras assadas e bola (simples ou com carne / sardinha).

Fonte: Criar Raízes

Sem comentários: