quinta-feira, 27 de março de 2008

Sugestões Dia Mundial do Teatro no Centro de Portugal


AVEIRO


A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, com a realização de diversas actividades relacionadas com esta área artística.

Neste sentido, estará patente em vários locais da cidade a Exposição O que é o Teatro? de 27 de Março a 7 de Abril. A Exposição foi cedida pelo Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes – Programa Território Artes, integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional / AGEM, cuja edição de 2008 é dedicada ao Teatro. A mostra pretende, através de imagens e texto, abordar de uma forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

A exposição O que é o Teatro? pode ser visitada em diversos locais:
* Na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, de Segunda a Sexta-feira, das 9.30 às 18.00 horas;
* No Espaço A do Núcleo de Arquitectos de Aveiro – Casa da Cultura – de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas;
* Na Escola Profissional de Aveiro – de Segunda a Sexta-feira, das 8.30 às 20.30 horas, aos Sábados, das 9.30 às 13.00 horas;
* Na Junta de Freguesia de Santa Joana – de Segunda-feira a Sábado, das 9.00 às 12.30 horas e das 14.30 às 19.00 horas;
* No Salão Nobre do Teatro Aveirense, de Terça a Sábado, das 13.00 às 20.00 horas;
* CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, no Canal de S. Roque;

A mostra abre às 9.30 horas, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro;
às 14.00 horas, no Espaço A;
às 16.00 horas, na Escola Profissional de Aveiro e Junta de Freguesia de Santa Joana;
e pelas 21.30 horas, no Teatro Aveirense e no CETA.

27 de Março
Biblioteca Municipal de Aveiro 10.00 horas
Hora do Conto com as histórias: “Papá, por favor, apanha-me a Lua” de Eric Carle; “Tanto, tanto” de Trish Cooke e “Dos Ratones en la Luna” de Lúcia Sacurdi, contadas por Teresa Nogueira. Escola Profissional de Aveiro 16.00 horas

Apresentação pelos alunos do Curso Técnico Animador Sócio cultural da Escola Profissional de Aveiro
AnonimActo – Associação de Teatro e Cultura 19.30 horas
Praça Joaquim Melo Freitas - performance na rua, composta por uma sequência de exercícios teatrais, com a duração aproximada de 25 minutos.

Grupo Porcas e Parafusos 21.00 horas
“Vidas que passam, histórias que ficam…” - no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana.

Mercado Negro 22.00 horas
Performance de Teatro “Histórias de Encantar” por Andreia Dinis

CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro 22 horas
Espectáculo de luz negra e encenação de Vítor Valente “O outro lado da vida” (no seu espaço situado no Canal de S. Roque).

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

VALE DE CAMBRA


O que é o Teatro?

Como responder a esta questão? A Câmara Municipal de Vale de Cambra foi á procura de respostas e promove, até 6 de Abril, a exposição "O que é o Teatro?". Patente ao público no Centro Cultural, desde o dia 22 de Março, a iniciativa passa ainda por diversas instituições do Município. A entrada é livre. A Câmara Municipal de Vale de Cambra foi à procura da essência do Teatro, da sua evolução ao longo dos tempos, dos intérpretes, dos autores e textos e dos públicos, materializando tudo isso na exposição “Território Artes - O que é o Teatro?”, uma mostra de carácter pedagógico sobre o teatro, os aspectos sociais e de representação a ele associados.

Nesse âmbito, a partir do dia 22 de Março e até ao dia 6 de Abril, dois equipamentos culturais do Município, o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal, receberão a colecção de 25 painéis sobre o teatro. “O que é o Teatro?” foi especialmente concebida para um público alargado e não familiarizado com a Arte, sendo ao mesmo tempo um suporte de referência para o público jovem e escolar.

No Centro Cultural, a exposição já pode ser vista desde o dia 22 de Março (passado Sábado), altura em que abriu oficialmente ao público com o intuito de marcar presença numa iniciativa nacional. Venha conhecer mais sobre Teatro! A entrada é livre!


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


VISEU

No Dia 27 de Março o IPJ / Viseu em parceria com a Zunzum - Associação Cultural de Viseu, comemora o Dia Mundial do Teatro com a apresentação da peça "Contárvores".

Esta criação colectiva a partir de textos de Aquilino Ribeiro, entra em cena, às 21h30, no Auditório do IPJ / Viseu.

"Conta...mos" contigo!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FIGUEIRA DA FOZ


A Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz vai promover, no âmbito do Programa Território Artes - AGEN Teatro 2008, o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Abraçando o tema Teatro para Todos / Todos para o Teatro, A Divisão de Cultura vai proporcionar um conjunto de iniciativas de 27 de Março a 30 de Abril, dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral. Numa oportunidade de conhecermos melhor O que é o Teatro, esta iniciativa visa também chamar a atenção para as artes do espectáculo, expressões artísticas plurais, transversais e acessíveis a todos, assumidas enquanto vectores fundamentais para o desenvolvimento social e cultural de uma comunidade.

Inauguração oficial da Exposição "O que é o Teatro?", no dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), pelas 10h15, no edifício do Museu e Biblioteca Municipais.

A Exposição “O que é o Teatro?” pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


GOUVEIA


Entre 27 de Março e 6 de Abril de 2008, o Município de Gouveia vai comemorar o Dia Mundial do Teatro através de uma acção de envolvimento concelhio, sob o tema “Teatro para Todos/ Todos para o Teatro”.

No dia 27 de Abril a Biblioteca inaugura uma exposição sobre o Teatro, seguida a 1 de Abril de um encontro entre crianças e idosos sobre as memórias e as histórias do Teatro com a participação dos alunos do Instituto de Gouveia - Escola Profissional, apresentando uma pequena peça de teatro.

No dia 3 de Abril pelas 21:00h terá lugar uma tertúlia literária com vários convidados de alguma forma ligados ao teatro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


PROENÇA-A-NOVA


As comemorações do Dia Mundial do Teatro, com início a 27 de Março, serão este ano assinaladas em todo o país com o arranque de uma Acção de Grande Envolvimento Nacional, a realizar no âmbito do Programa Território Artes. Esta acção com a duração de dez dias (até 6 de Abril), integrará componentes de reflexão e festa em torno de espectáculos, exposições, concursos, conferências, convocando para um mesmo acontecimento actores, escritores, políticos, autarcas, professores, bailarinos, pintores, compositores, chamados todos eles para partilharem a sua arte ou as suas referências teatrais.

Território Artes Deste modo, o Município de Proença-a-Nova, integrado nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro, vai acolher a exposição, de 27 de Março a 06 de Abril, nos seguintes locais: - Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
- Escola Pedro da Fonseca
- Instituto de S. Tiago
- Escola EB1 de Proença-a-Nova
- Centro de Ciência Viva da Floresta

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


MANGUALDE


A Câmara Municipal de Mangualde vai, no próximo dia 27 de Março, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 10h00, comemorar o Dia Mundial de Teatro, com a inauguração nacional da
Exposição "O que é o Teatro".

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: