quarta-feira, 19 de março de 2008

30/04 a 03/05 - Tom de Vídeo - Festival Internacional de vídeo ACERT


Tom de Vídeo'08
Festival Internacional de Vídeo ACERT
30 Abr’08, 1, 2 e 3 Mai’08

Uma imagem continua a valer mais do que mil palavras nesta Festa do audiovisual, que este ano se abre de forma particular ao diálogo entre as culturas.

Está de volta o TOM DE VÍDEO, realização que, enquanto espaço de divulgação, criação, formação e debate deixa entrever a natureza pluridisciplinar das actividades da ACERT, sublinhando a importância de uma forma de arte que utiliza a linguagem – cada vez mais “democratizada” – dos grandes meios de comunicação. Uma iniciativa especialmente importante num tempo em que somos bombardeados com estímulos visuais, imagens manipuladas de forma sensacionalista, produtos medíocres gerados pelo consumismo mediatizado, em suma, com uma “overdose” diária de audiovisual.

Tendo precisamente em conta o mundo que nos rodeia, introduzimos uma novidade nesta edição: às categorias habituais – “Ficção”, “Documentário”, “Animação” e “Musical” – vem juntar-se a “Interculturalidade”, associada à celebração de 2008 como “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”.

Esta actividade tem o apoio da Fundação Anna Lindh no âmbito do programa 1001 Acções para o Dialogo Intercultural (
www.1001actions.org).
A ACERT procura promover, deste modo, o “clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o Outro”, que a UNESCO reclama como urgente face ao actual contexto de globalização mundial. A este tema podem concorrer os trabalhos expressamente realizados para o efeito ou aqueles que, da perspectiva dos autores, se enquadrem na problemática.

Fonte: ACERT

Sem comentários: