terça-feira, 25 de março de 2008

27/03 - Leonor Beleza é a primeira convidada dos “Almoços na Quinta” em Coimbra

A presidente da Fundação Champalimaud e ex-ministra da Saúde, Leonor Beleza, discute “O estado do País: o Relatório da Sedes”, dia 27, na Quinta das Lágrimas (Coimbra).

A inciativa insere-se no âmbito do ciclo de conferências “Almoços na Quinta” organizado pela Fundação Inês de Castro.

Leonor Beleza, que há mais de um ano não presta declarações públicas, é a primeira convidada deste ciclo. A sua intervenção, com início marcado às 13H00, tem como pano de fundo o “Relatório da Sedes” que veio apontar um “difuso mal estar na sociedade portuguesa que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional”.

“Nem todas as causas desse sentimento são exclusivamente portuguesas, na medida em que reflectem tendências culturais do espaço civilizacional em que nos inserimos. Mas uma boa parte são questões internas à nossa sociedade e às nossas circunstâncias. Não podemos, por isso, ceder à resignação sem recusarmos a liberdade com que assumimos a responsabilidade pelo nosso destino.”

Economia, Cultura, Ciência, Política e Saúde são algumas das áreas que vão estar em destaque em sessões futuras do ciclo “Almoços na Quinta”, a ter lugar na última quinta-feira de cada mês. O evento procura que figuras de primeiro plano da vida nacional exprimam a sua opinião e dialoguem, no ambiente informal de um almoço, sobre questões de grande actualidade e relevantes para os mais diversos sectores de actividade do país.

A ideia, segundo José Miguel Júdice, da direcção da Fundação Inês de Castro, “é criar um espaço em que sejam debatidos alguns dos grandes temas do nosso tempo”. Em Abril e Maio, Gomes Canotilho e Freitas do Amaral, respectivamente, são presenças confirmadas nos “Almoços na Quinta”.

A iniciativa é aberta a todos quantos queiram assistir e participar. A presença nestas conferências, seguidas de um período de perguntas e respostas, implica contudo inscrição prévia.

O custo, incluindo o almoço, é de 20 euros por pessoa. As inscrições devem ser feitas para a recepção do Hotel Quinta das Lágrimas ou por telefone (239 802 380).

Fonte: As Beiras

Sem comentários: