quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Rede Aldeias do Xisto recebe Menção Honrosa na 3ª edição do Prémio Turismo de Portugal (2007)

A Rede das Aldeias do Xisto ganhou uma Menção Honrosa na 3ª edição do Prémio Turismo de Portugal (2007), na categoria "Animação". As Aldeias do Xisto ganharam uma Menção Honrosa na 3ª edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria “Animação”.

Organizados pelo ITP- Instituto do Turismo de Portugal., os Prémios visam distinguir projectos que, durante o ano de 2007, se tenham destacado nas categorias de “Cidade”, “Natureza”, “Serviços” e “Animação”.

A cerimónia de entrega dos Prémios Turismo de Portugal teve lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), antes da abertura da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa 2008. Nesta cerimónia foram conhecidos os vencedores de cada categoria, apurados entre 99 projectos submetidos a concurso e eleitos por um júri constituído pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, pelo presidente da Confederação do Turismo Português, José Carlos Pinto Coelho, e presidido por André Jordan, conhecido empresário do sector.

A marca Aldeias do Xisto fez-se representar, pelo segundo ano consecutivo, na BTL. Nesta edição a aposta centrou-se no aumento da notoriedade da Rede de Lojas das Aldeias do Xisto. Nesta Loja, improvisada para o efeito, os visitantes puderam poderá encontrar variados produtos artesanais, nomeadamente peças de cerâmica artística, vestuário de lã e linho, acessórios de moda, instrumentos e brinquedos tradicionais, peças decorativas, entre muitos outros; e os operadores turísticos profissionais ficaram a conhecer a oferta de serviços turísticos do destino Aldeias do Xisto.

O stand das Aldeias do Xisto foi ponto de encontro de vários Municípios e operadores privados, parceiros das Aldeias do Xisto, que utilizaram o stand como foco de promoção das suas actividades e serviços. Paralelamente, muitos foram também os habitantes locais que visitaram a Loja na FIL, a convite da ADXTUR- Agencia de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

O programa de animação do stand Aldeias do Xisto durante a BTL promoveu ainda os próximos eventos do seu Calendário de Animação:

05 Fevereiro:
- inauguração da Loja Aldeias do Xisto – Aigra Nova (Góis);
- Celebração tradicional do Entrudo;
- apresentação do roteito “Tradições do Xisto – Góis”, que
unirá as Aldeias num percurso de artes e tradições;

23 Fevereiro:
- inauguração da Loja Aldeias do Xisto – Candal (Lousã);

01 Março:
- inauguração da Loja Aldeias do Xisto – Martim Branco (Castelo
Branco);

25 Fevereiro a 15 Março:
- 2º Workshop do “Património do Xisto”, projecto internacional
com Røros, um sítio Património da Humanidade da Unesco
na Noruega Janeiro de Cima.

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 24 Aldeias distribuídas pela Região Centro. As Aldeias beneficiaram de um programa de recuperação patrimonial e de investimento no seu tecido sócio-económico que as transformou em pólos de atracão turística, com uma vasta e variada oferta. Encontram-se aqui possibilidades praticamente infinitas de entretenimento fora de portas. Descubra uma Região que é um tesouro nacional através da Rede das Aldeias do Xisto.

Descubra mais em http://www.aldeiasdoxisto.pt/

Sem comentários: