quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

07/01 a 09/02 - Teatro Sonoro em Coimbra


Em “Chambres, Rooms, Zimmers”, o público recebe na Galeria Santa Clara um MP3 e vai pela cidade, seguindo um percurso que é uma espécie de paisagem sonora de Coimbra.

Chegar a Coimbra e percorrer as ruas da cidade à procura de um quarto. A situação real vivida quase diariamente por estudantes e turistas serve agora de ponto de partida para um “espectáculo” produzido pela Associação Cultural Rio Contigo e pela Casa da Esquina: “Chambres, Rooms, Zimmers”, estreia a 7 de Janeiro e ficará “em cena” até 9 de Fevereiro, com a duração (do percurso) de uma hora e 15 minutos e um preço de quatro euros. A partida far-se-à da Galeria Santa Clara.

De acordo com Ricardo Correia, o responsável pela direcção artística do projecto, “este trabalho surge da necessidade de teatralizar o espaço público e questionar a nossa vivência com ele. No limite é um trabalho sobre como o teatro pode assumir diferentes formas, como uma performance pode modificar a função do(a) espectador(a) e atribuir-lhe uma personagem. Este espectáculo promove uma interrogação sobre o acto teatral, constituindo-se assim como um desafio a todos os espectadores”.

No projecto “Chambres, Rooms, Zimmers”, o espectador recebe na recepção da Galeria Santa Clara um MP3, em troca de um documento de identificação. Desde que carrega no botão “play”, uma banda sonora composta de música, sons e diálogos desenvolve uma peça teatral, “interagindo com a arquitectura da cidade, transformada para o efeito em palco teatral”.

De acordo com uma nota chegada às redacções, o espectador/actor é colocado neste espectáculo na posição de quem vem para Coimbra procurar um quarto para habitar, sendo convidado pela personagem principal – o guia – a partilhar com ele um quarto em Coimbra, indicando-lhe direcções precisas e o caminho a seguir, ao som de uma narrativa ficcional pré-estabelecida.

Assim, “a cidade transforma-se num palco com um percurso que cruza a procura de um quarto, os respectivos senhorios, e as vozes que povoam a cidade feita de memórias”. O espectador, longe de ser “um simples voyeur, move-se no imaginário da cidade e constrói a sua narrativa e percurso teatrais”. No final do caminho, o regresso à recepção e a devolução do MP3 (em troca do documento de identificação) marcam também o final do espectáculo.

Com direcção artística de Ricardo Correia, “Chambres, Rooms, Zimmers” tem definição, dramaturgia e documentação geográfica de Ricardo Correia, Hélder Wasterlain e Filipa Alves, coordenação da dramaturgia de Jorge Louraço, paisagem sonora de Luís Pedro Madeira, intervenção plástica de Carolina Santos, Andrêa Inocêncio e Filipa Alves. A criação do blog é de Filipa Alves e Ricardo Correia, o design gráfico é de Carolina Santos e a produção executiva é de Hélder Wasterlain, Mónica Gomes e Marlise Gaspar. Os actores (vozes) são António Mortágua, João Paulo Janicas, Rui Damasceno, Fernando Taborda, Ricardo Correia e Filipa Freitas.

Esta co-produção Associação Cultural Rio Contigo/Casa da Esquina conta com os apoios do Ministério da Cultura – Direcção Regional da Cultura do Centro, Galeria Santa Clara, Café Santa Cruz, Livraria XM, SMTUC, TEUC e RUC.

Mais informações no blog do projecto chambresroomszimmers.blogspot.com.

De Segunda a Sábado das 14h às 18h.
Direcção Artística: Ricardo Correia.
Produção: Rio Contigo e Casa da Esquina
Reservas: 963421452

Fonte: As Beiras

Sem comentários: