quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

15/12 - Maria João em concerto no Teatro Viriato

Simplesmente João. Assim se chama o mais recente trabalho de Maria João, que inclui 14 temas saídos do cancioneiro popular brasileiro. A viagem pela música do outro lado do Atlântico inclui canções que vão desde velhos êxitos como Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, Canto de Ossanha, de Powell e Vinicius e No Tabuleiro da Baiana, de Ary Barroso, passando por três canções da dupla Edu Lobo/Chico Buarque e um tema de Caetano Veloso, Dor de cotovelo, até versões de autores mais recentes, casos de Lenine, Carlinhos Brown ou Marisa Monte. O autor mais solicitado é Chico Buarque, com cinco dos temas do CD, três deles em parceria com Edu Lobo.

Incapaz de se limitar a “dar voz” a canções que já foram interpretadas por meio mundo, Maria João empresta-lhes o seu toque muito pessoal, valendo-se de uma imparável criatividade e de um aparelho vocal de reconhecida versatilidade. Do intimismo quase sussurrante de temas como Meu Namorado ou A Outra, Maria João salta para explosões de energia patentes em ECT ou Canto de Ossanha, percorrendo com grande à vontade uma série de registos diferentes, um dos seus trunfos mais fortes.

O disco contou com a participação de um grupo de instrumentistas de méritos firmados: o guitarrista Mário Delgado, o contrabaixista Yuri Daniel, o baterista Alexandre Frazão e a harpista Eleonor Picas.

Os arranjos, colectivos, foram dirigidos por Miguel Ferreira, teclista dos Clã, que também assina a produção.

A ligação da cantora à música brasileira é antiga e perceptível em quase todos os discos em que participou, mesmo sem contar com o óbvio Chorinho Feliz, feito com o seu companheiro de aventuras musicais. A relação de Maria João com os ritmos, as melodias e o jeito do Brasil é tão forte e duradoura, que uma das maiores dores de cabeça da cantora foi ter de transformar um “infindável” lote inicial de canções, numa escolha muito mais restrita que fizesse sentido como conjunto.

Maria João - voz

Mário Delgado - guitarra

Yuri Daniel - contrabaixo

Alexandre Frazão - bateria

Eleonor Picas - harpista

Fonte: Teatro Viriato

Sem comentários: