segunda-feira, 1 de outubro de 2007

04 - 27/10 - Outonal - Festival de Música da Guarda


Azizi, EPABI, Sete Lágrimas, Bruno Monteiro e João Paulo Santos são os nomes que formam o cartaz da segunda edição do Outonal – Festival de Música da Guarda que o TMG organiza entre 4 e 27 de Outubro.
O Outonal – Festival de Música da Guarda é um festival inteiramente dedicado à música erudita, tendo início com o ensemble Azizi, no dia 4. Sons da idade média e da renascença para ouvir na abertura deste festival.
O ensemble surgiu pouco depois da participação no Festival de Música Medieval de Carrazeda de Ansiães no ano de 2002, então sob o nome de Medievalea. Os Azizi apresentaram-se pela primeira vez no salão Nobre do Conservatório Nacional de Música de Lisboa.
O grupo fez pouco depois uma digressão com um programa à volta da temática de D. Inês de Castro em várias cidades do país. As actuações do grupo Azizi reportam-se a um mundo de cores, cheiros e sons da Idade Média e da Renascença. No dia 11 (Quinta-feira) actua o Grupo de Câmara da EPABI (Escola Profissional de Artes da Beira Interior).
O Grupo é constituído por alunos das várias classes de música da escola, dirigidos por Gustavo Delgado. Sobem ao palco do Café Concerto às 22.00 horas, a entrada é livre.
Segue-se, no dia 19, o projecto Sete Lágrimas, que apresentam o concerto Lachrimae #1.
O programa do concerto do Sete Lágrimas percorre um período temporal que se estende dos finais do século XVI ao século XVIII, onde se cruzam várias tradições e estilos musicais (francês, italiano, germânico) e a expressão ritual de vários credos religiosos (catolicismo, protestantismo) unidos por fios condutores evidentes ou subtis. Sete Lágrimas (fundado em 2000 em Lisboa sob o nome L'Antica Musica) é um grupo de músicos especializados em música antiga (renascentista e barroca) e contemporânea que explora em cada programa a ténue fronteira entre a música erudita e as tradições seculares.
Sete Lágrimas é dirigido pelos tenores Filipe Faria e Sérgio Peixoto, elementos efectivos do Coro Gulbenkian desde 1998 e com uma carreira como músicos de câmara nos mais prestigiados agrupamentos musicais nacionais e conta com um número variável de músicos em função do repertório escolhido.
O Outonal termina no dia 27 com o Recital de Violino e Piano de Bruno Monteiro e João Paulo Santos.
O violinista Bruno Monteiro e o pianista João Paulo Santos apresentam-se pela primeira vez no TMG e para este recital escolheram interpretar um programa dedicado à música nacionalista de compositores de países nórdicos. A primeira parte do espectáculo é composta pelas célebres Sonatas para Violino e Piano de Leoš Janáček e Edvard Grieg. A segunda parte inicia-se com a virtuosística Rapsódia n.2 de Béla Bartók e termina com a raramente tocada Sonata para Violino e Piano Op.9 de Karol Szymanowski.

Sem comentários: