segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Loja Aldeias do Xisto de Lisboa apresenta - A COLCHA DAS ALBARRADAS

Por altura do seu primeiro aniversário, chega finalmente à Loja de Lisboa uma encomenda muito especial... a Colcha das Albarradas, um bordado de Castelo Branco monumental em todos os sentidos, que convidamos a ver ao vivo e a cores.

Trabalhados de forma primorosa, os variadíssimos motivos florais preenchem quase sete metros quadrados de bordado em fio de seda sobre linho. Um festim de cores, fieis à palete desta região, assalta os sentidos, e percorre todo o desenho de forma harmoniosa. O desenho é um exclusivo para a Loja Aldeias do Xisto Lisboa, e inspira-se nas decorações florais que marcam muitos dos trabalhos desta região. A albarrada representa o lar, a harmonia, a árvore da vida. Um vaso com nove pés de flores ocupa a posição central da peça, representando a união da família.
Os bordados de Castelo Branco são um dos ícones da região, e os seus motivos estendem-se pelas superfícies da cidade, dos pavimentos à azulejaria, e remontam ao Séc. XVI. Originalmente faziam parte do dote de qualquer noiva, independentemente do seu extracto social. A arte de tingir a seda naturalmente é ancestral e desenvolveu-se com particular vigor durante o Séc. XVIII. Esta arte está hoje em risco de desaparecimento, tendo como base factores demográficos, económicos e culturais, havendo cada vez menos candidatos à aprendizagem do rigoroso trabalho e à continuação do saber dos seus mestres.
A Rede de Lojas das Aldeias do Xisto é um projecto global de promoção dos produtos artesanais e agro-alimentares de qualidade, assente numa rede integrada de comercialização em estreita parceria com os produtores e artesãos locais e resultando da marca Aldeias do Xisto do Pinhal Interior.
Fonte: Aldeia do Xisto

Sem comentários: