sexta-feira, 8 de junho de 2007

Exposições no Museu de Alcains

Exposição de Fotografia PERCURSOS
Sala de Exposições Temporárias
Museu do Canteiro - Alcains
Até 17 de Junho

Esta exposição resulta de uma parceria entre o Museu do Canteiro e o Agrupamento de Escolas José Sanches, mais especificamente, com uma turma do Curso de Educação e Formação de Fotografia. Pretendia-se com esta parceria, sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos Museus e dos seus públicos, procurando evidenciar a relevância das suas actividades e dos processos que envolvem a organização de exposições. Em termos museológicos e logísticos, o Museu do Canteiro prestaria todo o apoio necessário para o desenvolvimento desta iniciativa. Neste âmbito, os alunos desta turma deveriam conceber, montar, divulgar e apresentar uma exposição de tema relacionado com o património de Alcains, numa data próxima do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), nos espaços do Museu do Canteiro. Esta exposição exibe, em forma de percurso, o trabalho realizado pelos alunos do Curso de Educação e Formação de Fotografia do Agrupamento de Escolas de Alcains, ao longo de todo um ano lectivo. No decorrer deste curso, os alunos adquiriram novos saberes (objectivas, iluminação, enquadramentos, revelador, composição, filmes, macro, etc.), e conheceram técnicas e processos, desde os mais tradicionais (e artesanais, como as Pin-Holes) aos mais modernos. Com todos estes novos conhecimentos, desenvolveram projectos de captação, registo, revelação, tratamento e ampliação de imagens de pessoas, objectos, situações e acontecimentos de um ano na vida da escola, deles próprios e da comunidade onde se inserem.

Exposição de Escultura [RE) Encontros
Sala de Exposições Temporárias
Museu do Canteiro - Alcains
Até 17 de Junho

Exposição resultante de uma parceria entre o Museu do Canteiro e a Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Curso de EVT, 4.º ano, 2005/2006. Com esta parceria pretendeu-se fomentar a vertente artística dos alunos através de uma ligação com uma instituição cultural que tem como missão estudar, preservar e divulgar as práticas e as vivências do trabalho do canteiro, acentuando a consciência de que os canteiros de Alcains são parte integrante da aventura civilizacional que é a relação do homem com a pedra e, em simultâneo, sensibilizar o público para as diferentes formas de arte, nomeadamente, a escultura em pedra.
Sabendo que a arte do canteiro de Alcains, passou de geração para geração através da transmissão oral de saberes, também estes alunos receberam a visita de um canteiro de Alcains que lhes prestou um especial contributo, partilhando com eles, o seu saber alicerçado na experiência da sábia arte de trabalhar a pedra.
Esta exposição apresenta 13 esculturas, 12 das quais foram adquiridas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, para ampliação do espólio do Museu do Canteiro.

Fonte: Naturtejo

Sem comentários: