quarta-feira, 18 de abril de 2007

IN-CANTO da guitarra portuguesa com o adufe - Música e Dança de Portugal ao Oriente

Depois do espectáculo dos 750 anos de Penha Garcia, a artista de guitarra portuguesa Luísa Amaro decidiu convidar as Adufeiras de Penha Garcia para se associarem ao seu espectáculo musical IN-CANTO.
Deste convite vai já resultar a actuação do IN-CANTO da guitarra portuguesa de Luísa Amaro, em conjunto com as Adufeiras, no próximo dia 19 de Abril, no programa televisivo apresentado por Fátima Lopes, na SIC. Ainda este mês Abril, está previsto o concerto integrado no Festival de Lisboa, no dia 25, e já em Maio a participação no Festival em Mértola.
A tocar em duo com Miguel Carvalhinho há três anos, Luísa Amaro procura novos caminhos para a guitarra portuguesa, nascendo o IN-CANTO, um projecto onde esta guitarra e a sua habitual companheira guitarra clássica se cruzam com outros sons. À percussão oriental e ao clarinete juntam-se ainda a dança oriental e agora o som do adufe, tocado pelas Adufeiras de Penha Garcia, trazendo novos timbres e envolvências musicais a este espectáculo.
Assim, para este projecto, Luísa Amaro, a primeira mulher a gravar em guitarra portuguesa, em 2004, convidou Miguel Carvalhinho, o mestre da guitarra clássica, Tiago Pereira, um dos melhores especialistas portugueses em percussão oriental, Gonçalo Lopes, com clarinete num registo profundamente oriental e Joana Grácio, bailarina de dança oriental, e agora as Adufeiras de Penha Garcia, criando um espectáculo onde a sonoridade portuguesa se funde com os ambientes longínquos, do outro lado do mundo. Instrumentos, ora a solo, ora todos juntos, ora em duo, ora com dança, criam ritmos, onde a sedução e a insinuação se fazem sentir, e reflectem as vertentes do cristianismo, judaísmo e islamismo, que tiverem influência na região.
A qualidade deste evento perspectiva que IN-CANTOS seja um espectáculo musical itinerante que possa percorrer vários pontos do mundo, tendo já Luísa Amaro contactado responsáveis de delegações internacionais do ICEP. No que respeita a actuações além fronteiras, está previsto um concerto na Grécia, por ocasião da Semana Europeia de Geoparques.
Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, refere que “o desafio feito pela guitarrista portuguesa Luísa Amaro cruza a música de Portugal ao Oriente, podendo tornar-se num precioso meio de promoção para a Naturtejo e ser um excelente embaixador cultural em todas as iniciativas dos programas de intercâmbio entre os vários núcleos internacionais de Geoparques”.
Saliente-se que In-Cantos é um projecto pioneiro que rompe, uma vez mais, com a exclusiva ligação da guitarra ao fado a ao masculino e onde o apelo à transcendência musical marca presença, fazendo também uma ponte entre Portugal e o Oriente, reforçada pela aposta de Luísa Amaro noutra das tradições ancestrais portuguesas: o som do adufe.
Neste concerto sente-se a vasta experiência de Luísa Amaro que percorreu o mundo em centenas de concertos com o Mestre Carlos Paredes e uma partilha e empenho de grandes músicos como Miguel Carvalhinho, concertista e professor de guitarra clássica, para além da participação dos restantes músicos convidados e das Adufeiras de Penha Garcia.
Fonte: Naturtejo

Sem comentários: