segunda-feira, 9 de abril de 2007

Escultura e fotografia no Museu do Canteiro em Alcains

“Mo-nu-mentos”, da autoria do escultor alemão Volker Schnuttgen, e “Pedras Semblantes”, do fotógrafo e museólogo Pedro Inácio, são as duas exposições que o Museu do Canteiro promoveu para assinalar o seu segundo aniversário.
As mostras foram inauguradas no dia 10 de Fevereiro. Esta unidade museológica de referência situada em Alcains centra a sua actividade na preservação e divulgação de um acervo representativo do árduo labor da pedra.
No dia 22 de Janeiro, a instituição comemorou dois anos de existência. Para assinalar a data, foram inauguradas duas exposições de dois artistas consagrados.

“Pedras Semblantes” é o título da mostra de fotografias composta por 17 trabalhos da autoria de Pedro Inácio, conservador do Museu da Água em Lisboa. Está inserida no programa de exposições temporárias do Museu do Canteiro, dedicadas essencialmente à temática da pedra, e vai ficar disponível ao público até 21 de Abril.
“A selecção de fotografias para esta exposição temporária não terá sido feita ao acaso, uma vez que foram seleccionadas aquelas que apresentam a pedra trabalhada não pela mão do canteiro mas pela chuva, pela água do mar, pelo vento, pela erosão do tempo”.
Portugal apesar da sua reduzida extensão geográfica “é um país especialmente rico e variado nas suas manifestações paisagísticas, da costa marítima portuguesa Continental ao Interior do país; paisagem heterogénea de que são testemunhas as fotografias que agora se apresentam. Pedro Inácio através destas fotografias para além de estabelecer o diálogo entre a paisagem e o ambiente natural, procura pedras semblantes, com rosto, carácter e alma”.
Esculturas em pedra lioz
Na exposição “Mo-nu-mentos”, patente até 21 de Abril, o escultor Volker Schnuttgen apresenta mais de uma dezena de esculturas executadas em pedra lioz, que dão a conhecer um pouco do percurso do artista plástico alemão. A exposição de Volker Schnuttgen “resume aquilo que a crítica refere como a vitalidade agressiva característica de uma obra que apresenta estruturas de complexidade variável, em jogos de formas, texturas e cores que, não raras vezes, resultam em composições de elementos reconhecíveis no quotidiano”. Esta é uma exposição que inaugura em parceria com o Museu da Pedra de Cantanhede.
O museu está aberto de terça a sexta-feira das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. Aos sábados e domingos, funciona das 14:30 às 18:30 e encerra à segunda-feira. O Serviço Educativo organiza visitas guiadas mediante marcação prévia.
Imagem retirada daqui

Sem comentários: