sexta-feira, 13 de abril de 2007

18/04 - Coimbra comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


"A Torre de Almedina e a Muralha de Coimbra" é o tema da programação do Município integrada no [Dirigido às Escolas, a 18 de Abril, no Núcleo da Cidade Muralhada]

Pretendendo assinalar o Dia Internacional dos Monumento e Sítios, que se comemora a 18 de Abril, o Departamento de Cultura da Autarquia, através do Núcleo da Cidade Muralhada - Torre de Almedina, aderiu ao desafio lançado pelo IPPAR, no âmbito da iniciativa "Território: um património plural", projecto de âmbito nacional que se destina a compreender a integração dos monumentos nos espaços que os envolvem.

O Núcleo da Cidade Muralhada tem como objectivos a reconstituir e divulgar o percurso da muralha e a preservação dos seus vestígios. A missão do núcleo prende-se com a recuperação na memória colectiva da existência da muralha, demonstrando a sua influência determinante na organização urbana da cidade. Aliado aos objectivos do projecto do IPPAR, o Núcleo da Cidade Muralhada promove, no dia 18 de Abril, um percurso pedonal que passa em importantes artérias e pelo exterior de vários monumentos, nomeadamente: Rua Quebra Costas, Rua e Palácio Sobre-Ripas, Torre de Anto e Torre da Contenda (visualizadas do que ainda resta do adarve), Colégio de Santo Agostinho, Sé Velha, Rua Joaquim António de Aguiar, Rua Fernandes Tomás, Edifício do Governo Civil (Torre de Belcouce), Torres D. Joana e do Trabuquete, Arco de Almedina e Porta da Barbacã.

Esta iniciativa é dirigida às Escolas, tendo como público preferencial alunos desde o 3º ano do 1º Ciclo ao 8º ano do 3º ciclo do Ensino Básico.A visita e o percurso pedonal podem ser enriquecidos com ateliês, a executar no Serviço Educativo. A duração do conjunto de actividades propostas é de 2 horas, no seguintes horários: das 9:00 às 11:00; das 11:00 às 13:00; das 14:00 às 16:00 e das 16:00 às 18:00.A participação na iniciativa implica uma inscrição prévia, através do telefone nº +351 239 833 771. Os grupos não excederão os 25 elementos.

Fonte: Câmara Municipal de Coimbra

Sem comentários: