segunda-feira, 19 de março de 2007

Polis Castelo Branco - Nova Biblioteca Municipal abre já em Abril

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, acaba de anunciar que as obras previstas no Programa Polis de Castelo Branco deverão estar concluídas em 2008 e que em Abril próximo, a nova biblioteca municipal «estará devidamente arrumada e equipada» para que seja inaugurada. A nova infra-estrutura cultural no centro da cidade, na encosta sul do antigo quartel da Devesa, está a receber equipamentos e em acabamentos ao nível do piso térreo, caracterizada pelo edil como um «excelente equipamento» e «ponto de atracção cultural e educacional».
O edifício irá abrir sem que os arranjos exteriores - que incluem uma praça arborizada, com uma cascata - estejam executados, trabalhos que a autarquia pretende ver concluídos ainda em 2007. "A biblioteca está pronta, temos de a abrir. Não podemos estar à espera da envolvente", disse o presidente da Câmara. Entretanto, o parque de estacionamento do túnel sul, já concluído mas fechado ao público e situado nas traseiras da nova biblioteca, só será aberto quando estiverem concluídas as obras na envolvente do edifício. No verão do ano passado, com a dissolução da Sociedade Polis de Castelo Branco, as obras em falta foram assumidas pela autarquia, que garante a sua conclusão até 2008. "Vão ficar concluídas até 2008. Temos fundos comunitários e temos de cumprir", asseverou Joaquim Morão.
Segundo o autarca, durante a próxima semana será lançado o concurso de requalificação da praça Postiguinho de Valadares, na zona histórica de Castelo Branco, que prevê a requalificação do espaço à superfície e construção de um parque de estacionamento subterrâneo. O edifício da Portugal Telecom (PT) ali situado - que esteve para ser demolido - vai afinal manter-se, desaparecendo os prédios em redor, com consequente diminuição da volumetria de construção na praça. "Vamos cortar uma série de coisas, o principal fica, os outros caem", explicou o autarca do PS.
Entre as obras assumidas pela autarquia contam-se a requalificação do miradouro do Castelo - a concurso, mas ainda não adjudicada - e o projecto urbano do Passeio da Muralha, que passa pela transformação do espaço numa alameda com tratamento ao nível dos pavimentos, construção de pontos de água, zonas verdes, instalação de mobiliário e iluminação cénica.
Outras incluem a construção de um Centro de Interpretação e Casa de Chá no Jardim do Paço, o Centro Lúdico do Parque da Cidade e o restabelecimento da ligação pedonal entre aqueles dois espaços.
As intervenções incluídas no Programa Polis já concluídas incluem a recuperação do Solar dos Cavaleiros para instalação do Museu Cargaleiro, a requalificação do Jardim do Paço, ex-libris de Castelo Branco, o Centro Cívico - popularmente conhecido como "Docas" - os túneis rodoviários norte e sul e respectivos parques de estacionamento e a zona do largo da Sé. Em construção está a praça Académica, situada nas traseiras do Arquivo Distrital, no centro histórico de Castelo Branco, e o Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental, junto ao Governo Civil.
Já o futuro Centro de Arte Contemporânea (CAC), a edificar entre o Cine-Teatro Avenida e o antigo quartel da Devesa, na zona de intervenção do Polis, mas não integrado naquele plano, deverá receber verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e estar concluído em 2009. O CAC, uma obra de cerca de seis milhões de euros, inclui um auditório para música de câmara e uma pista de patinagem no gelo.
Fonte: Kaminhos

Sem comentários: