domingo, 11 de março de 2007

Concurso "As melhores vinhas da Bairrada em 2007"

As melhores vinhas da Bairrada, no ano de 2007, vão a concurso. As inscrições terminam no próximo dia 31 e a escolha do júri é conhecida em Outubro.
Uma vez mais decorrerá o concurso “As Melhores Vinhas da Bairrada em 2007”. A iniciativa tem como objectivos gerais promover e vulgarizar as boas práticas agrícolas, respeitando o ambiente e a viticultura da região da Bairrada, designadamente as suas castas, os solos onde são cultivadas, a boa gestão e execução dos trabalhos na vinha ao longo do ciclo vegetativo. Em termos mais precisos, são objectivos do concurso valorizar diversos aspectos, nomeadamente parcela contínua de vinha, componente de demonstração da parcela, protecção integrada ou compatibilidade com o meio ambiente, existência de caderno de registo dos trabalhos de campo (rastreabilidade), compatibilidade com o tipo de solos e componente paisagística, histórico-cultural e turística.
Podem ser admitidas a concurso as parcelas de vinha que reúnam várias condições como idade mínima de cinco anos, vinha armada, apresentação e ficha de viticultor, entre outros aspectos necessários à participação. O concurso “A Melhor Vinha do Ano da Bairrada” vai decorrer ao longo da campanha vitícola 2007/2008, mediante inscrição, análise documental e visitas que vão ser efectuadas às parcelas concorrentes, de acordo com o seguinte calendário previsto. Em Abril vão ser analisadas a densidade, falhas e fertilização, no mês de Julho a condução e estado sanitário da vinha e em Setembro é realizado o controlo da qualidade, feita estimativa da produção e verificado o aspecto sanitário. Para o final do mês de Outubro está agendada a decisão final do júri, sendo que a entrega de prémios aos vencedores vai ser realizada no dia 9 de Novembro. Certo é que cada viticultor apenas terá direito a receber um dos três primeiros prémios.
O júri do concurso será composto por representantes de várias entidades. A Comissão Vitivinícola da Bairrada, entidade coordenadora dos trabalhos, vai estar representada por dois elementos, a Estação Vitivinícola, Vinibairrada, DRABL (através da divisão de Protecção de Culturas) e empresas patrocinadoras, na qualidade de observadores/consultores, compõem os restantes elementos do júri.
Os viticultores que pretendam efectuar a sua inscrição a concurso, devem fazê-lo junto da Comissão Vitivinícola da Bairrada. Cada viticultor poderá candidatar um número máximo de três parcelas, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 31 de Março. O custo de inscrição será de 25 euros por parcela de vinha inscrita e admitida a concurso.

Sem comentários: