segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

28/02 - Comemorações do Centenário do Nascimento do Monsenhor Nunes Pereira

As comemorações do Centenário do Nascimento de Monsenhor Nunes Pereira, que tiveram início em Dezembro de 2006 e que decorrem até 2 de Dezembro do ano em curso, integram, no próximo dia 28 (Quarta-feira) duas iniciativas previstas para a Igreja de S. Bartolomeu.
Assim, às 21:30, é apresentado o documentário "Monsenhor Nunes Pereira: um padre e um artista. Das raízes em Fajão à Oficina-Museu em Coimbra", produzido e realizado no âmbito do programa televisivo "70x7"; às 21:30 o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra protagoniza um concerto, onde serão interpretadas obras de diversos compositores: Green, Bach, Beethoven, Haendel, Gluck, Charpentier, Mozart, Purcell, Mendelssohn, Ron Goodwin e W. Rimmer. Esta formação orquestral de instrumentos de sopro e percussão, composta por cerca de 50 jovens estudantes de música (alguns já professores), evocará a figura de Nunes Pereira dedicando-lhe o seguinte repertório: "Music for a Ceremony","Reigen Seliger Geister", "Slemn and Festive Music", "Sinfonia Italiana" (2º andamento), "Tall Schips" e "Rule Britannia".
No âmbito das comemorações do Centenário, o Seminário Maior de Coimbra tem abertas as portas da Oficina-Museu Monsenhor Nunes Pereira ao público em geral, promovendo visitas guiadas à exposição, sujeitas a marcação prévia.
A vasta e riquíssima obra plástica de Augusto Nunes Pereira está presente na Oficina-Museu em três núcleos distintos: Num primeiro, o visitante contacta com a oficina e o ambiente de trabalho do artista, onde estão presentes instrumentos que utilizava e a peça que trabalhava na manhã em que morreu. O visitante passa depois a um outro núcleo, onde pode observar a madeira trabalhada, presente nas esculturas e nas gravuras elaboradas por Nunes Pereira. O último núcleo expositivo é preenchido com as obras concebidas no papel e em seixos. O espaço vive de duas cores que se ligam também à vida e ao trabalho artístico do padre. O verde surge como a cor da natureza e o roxo como uma cor litúrgica, para que seja plena a percepção da dimensão religiosa de Monsenhor Nunes Pereira.
Patente até Dezembro de 2007, a exposição pode ser visitada aos Sábados (das 15h00 às 18h00, com possibilidade de prática de outros horários, mediante marcação prévia, em função da disponibilidade dos grupos interessados). As inscrições ou pedidos de informação devem ser feitas para o telefone nº 239792340 (Seminário Maior de Coimbra).
No âmbito artístico, Nunes Pereira destacou-se como um dos mais prolíficos autores de arte religiosa portuguesa do século XX e o xilogravador com obra mais extensa e com maiores dimensões. Em relação à xilogravura, a Arte de Nunes Pereira revela uma técnica formalmente marcante no figurativismo realista - especialmente religioso/popular – dos anos 60 (em vitral) e, sobretudo, dando corpo à xilogravura/inscultura dos anos 70 a 90.Além da vida sacerdotal, Nunes Pereira foi, pois, um multifacetado artista, que dedicou grande parte da sua obra às artes plásticas, destacando-se na vertente da Xilogravura.
O resultado do trabalho que o próprio desenvolveu na Oficina do Seminário Maior de Coimbra, onde deixou marcas culturais profundas, está, agora, patente ao público, até ao dia 3 de Dezembro de 2007, aos Sábados, entre as 15h00 e as 18h00. As acções realizadas no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Monsenhor Nunes Pereira são promovidas por uma Comissão Organizadora constituída pela Câmara Municipal de Coimbra, o Movimento Artístico de Coimbra (MAC), a Delegação Regional da Cultura do Centro, o INATEL e o Seminário Maior de Coimbra, entre muitas outras entidades cooperantes.
Imagem de José Maria Pimentel

Sem comentários: