terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

01 - 10/03 - IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra

A IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra arranca a 1 de Março, Dia da Universidade, que comemora 117 anos.

O evento, dedicado este ano à temática do Sol, no Ano Heliofísico Internacional, prolonga-se até ao dia 10, apresentando o mais ambicioso e vasto programa de todas as edições, com cerca de 100 iniciativas. Com este certame, a Universidade de Coimbra pretende oferecer cultura à cidade, pois é a população em geral o principal alvo deste festival.

Com um forte apoio do Ministério da Cultura, entre outras entidades, e um orçamento a rondar os 120 mil euros, a Semana da Universidade perfila-se como um dos "mais relevantes eventos culturais de Coimbra durante o ano", considerou o vice-reitor para a Cultura, João Gouveia Monteiro.

Esta aposta "cada vez mais consolidada" na cultura não se limita a Coimbra, já que estão também previstos espectáculos em Aveiro, Ílhavo, Alcobaça e Cantanhede. O lema da edição - "Estou vivo e escrevo sol" - é extraído de um poema de António Ramos Rosa, que será alvo de uma homenagem durante o evento. À luz e ao calor do sol pretende-se juntar "o calor humano, o voluntariado, a cidadania".

Na sessão inaugural do dia 1 de Março, a Universidade entrega o seu prémio anual atribuído ao matemático Marcelo Viana. Nesse mesmo dia, os jovens alunos do Secundário são convidados a visitar a ancestral instituição.
Américo Sarmento

"Daqui em diante"
É o título do espectáculo do 117.º aniversário da Universidade, a decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), dia 1 de Março, pelas 21:30 horas.
O papel da Academia
"O Sol quando nasce..." é o título da exposição que estará patente no Museu Académico sobre os valores humanos e solidariedade na Academia.

Dança indiana no TAGV
No dia 2 de Março, há dança indiana no TAGV, pela companhia Surya Namaskar.

Imagem extraída do site oficial das 7 Maravilhas de Portugal

Sem comentários: