quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

03 – 10/01 - No Centro da Cultura

Aveiro

05/01, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 22:00

Milonga Café Teatro

Para os apaixonados pelo Tango Argentino, eis as Milongas no Bar do TA, com início a 5 de Janeiro, pelas 22:00, no Teatro Aveirense. Estas noites dedicadas ao Tango Argentino terão uma frequência mensal, sempre na 1ª sexta-feira de cada mês.

07/01, domingo
Teatro Aveirense, às 16:00

Príncipe Fim

Uma história de um amor impossível. Como tantas outras... Mas esta tem um condimento especial: A rapariga não vai desistir até conseguir que o “seu” amor lhe diga “meu” amor Mas isso não deixará de ser um amor impossível, como todos! Uma história com três finais Um mais triste que o outro Porque de finais felizes já estamos todos fartos! Uma comédia disparatada adaptada de uma das mais loucas Obras de William Shakespeare: “Tudo está bem quando acaba bem”.

Até 07/01
Teatro Aveirense

Exposição "Obras da Colecção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom"

A Fundação Portugal Telecom, em parceria com o Teatro Aveirense e com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, irá promover no seu Teatro de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro de 2007, uma exposição de obras da Colecção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom, entre pintura, fotografia, desenho e escultura.

Esta colecção conjuga mais de centena e meia de obras, de artistas mais novos executadas em suportes marcadamente contemporâneos, e obras de artistas de currículos consolidados que marcaram de forma decisiva a arte contemporânea em Portugal.

Conta com vários autores ligados a movimentos das décadas de 60 e 70, dos quais são exemplo, Jorge Martins, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa ou Palolo. Sucedem-se artistas da geração revelada nos anos 80 e com trabalho desenvolvido na década seguinte como Pedro Proença, Xana, Manuel Vieira, entre outros. Parte importante da aposta da Portugal Telecom centra-se nos artistas mais recentes, uns já consagrados nos anos 90 (como João Tabarra, Jorge Molder, Cristina Mateus e Victor Pomar), outros que marcam esta nova década como Rui Serra ou Eva Mota.

A versatilidade da colecção permite expor núcleos de obras seleccionadas para espaços específicos. Neste caso, aproveitando o espaço proporcionado pelo Teatro Aveirense a exposição, que integra 18 obras, assume-se como exposição cenográfica. Os 14 artistas e as suas obras enquadram-se neste espaço como adereços radicais em suspensão.

Até 07/01
Museu de Aveiro

Exposição de Malangatana: “Desenhos de Prisão”


Coimbra

03 e 04/01
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Hamlets
Enigmático, filósofo, vingador, amante e – talvez – louco, Hamlet na sua duplicidade moral, questiona o cosmos enquanto testa o homem que matou seu pai e casou com sua mãe no “estado podre da Dinamarca”.A tragédia de Hamlet em espiral onírica ritualizada; utilizando um aparato cenográfico minimalista, centrando no trabalho de actor a essência da teatralidade.
Partindo da vontade de um grupo de actores em vivenciar as acções/sentimentos/emoções subjacentes ao texto clássico escrito por Shakespeare há quatro séculos atrás, procuramos uma reflexão contemporânea sobre a esperança e coragem no fazer escolhas difíceis, no aceitar correr riscos, no viver intensamente momento a momento.

06/01, sábado
Teatro Académico Gil Vicente, às 16:00


CINDERELA pelo Ballet Jovem da Ucrânia

O Ballet Jovem da Ucrânia apresenta-se uma vez mais em Portugal para apresentar a sua última produção “ Cinderela”, baseado no clássico conto infantil dos irmãos Grimm.
O Ballet Jovem da Ucrânia, composto por crianças e jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, foi criada em 1979 por Natalia Rzhevskaya, com base na Escola de Jarkov, premiada com vários prémios internacionais e nacionais de ballet.Produção: Carlos Maia

08/01, segunda-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

DOC TAGV "Ainda há Pastores?" de Jorge Pelicano

«DOC TAGV» é um ciclo de cinema documental, que terá lugar uma vez por mês. Pretende ser uma amostragem selectiva do documentário contemporâneo, com particular incidência na produção portuguesa. Além de procurar tirar partido dos vários festivais de cinema documental, a programação do ciclo «DOC TAGV» articular-se-á com a restante programação do Teatro e com temas da actualidade. O documentário constitui um modo particular de construção sentido, caracterizado por um compromisso com a dimensão económica e social imediata da experiência humana. Ao pretender dar-nos o real como testemunho, o cinema documental reescreve, de acordo com a sua própria lógica, as convenções jornalísticas e as convenções ficcionais de representação do real. A questão da codificação narrativa das imagens, e portanto também dos seus modos de apropriação pelos espectadores, não pode por isso deixar de surgir em primeiro plano. Daí o valor inestimável da perspectiva documental como instrumento fílmico de construção do sentido. Manuel Portela

“Ainda há Pastores?”Há lugares que quase não existem.Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar. Não há luz eléctrica, não corre água canalizada, muito menos estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela. Em tempos foi um autêntico santuário de pastores, com dezenas de famílias, milhares de cabeças de gado. Hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano.Hermínio, 27 anos, contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor?Mas... Ainda há pastores?As estórias dos Casais de Folgosinho guardam a resposta.“Ainda há Pastores?”, o primeiro filme de Jorge Pelicano, é um dos premiados na 12ª edição do Cine`Eco – Festival de cinema e vídeo de ambiente da Serra da Estrela, tendo ainda recebido o Prémio Lusofonia para melhor obra a concurso produzida e realizada em país lusófono e a Menção honrosa atribuída pelo Júri da Juventude.A acompanhar a exibição do filme estará patente no foyer de entrada do TAGV a exposição de fotografia “Os últimos guardadores de rebanhos”, de Rosa Teixeira da Silva e Sandra Gomes, que retrata os pastores e as personagens retratadas no documentário.
Conheça o Blog do Ainda há Pastores?

09/01, terça-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Concerto de Ano Novo
Gala Johann Strauss com ballet

Maria Elanova, soprano
Sergey Vanteev, maestro
Strauss Ballet Ensemble
Strauss Festival Orchestra
Organização Euro Concerts
Apoio TAGV

Guarda

06/01, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30


Burger ® King Lear de João Garcia Miguel
Esquartejei e traduzi o texto de Shakespeare numa versão bilingue Inglês/Português, para dois actores, um australiano e um português, sem no entanto o modificar muito. Trabalhei ao mínimo o que me pareceu substancial: a história do pai e das suas três filhas! A história de um homem que por um acaso dos homens é rei; a história de um rei que se sente velho e quer voltar a ser homem! A história de um homem que pede às suas três filhas que lhe digam qual delas o ama mais! Em troca da sua confissão dar-lhes-á um terço do seu reino. Se as duas primeiras, para não sofrerem mais com os seus caprichosos humores e no fundo para se verem livres dele, aceitam entrar no jogo, e dizem-lhe quanto amam; Cordélia a sua preferida diz que apenas o pode amar e ficar em silêncio. Aqui abre-se uma porta profunda, deixando sair incontroláveis forças ocultas, que enlouquecem e destroem tudo por onde passam (…) João Garcia Miguel

De 10 a 13/01
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

A COZINHA CANIBAL de ROLAND TOPOR • Projéc~
A Cozinha Canibal é uma das obras representativas do movimento “Pânico”, do qual Roland Topor foi co-fundador, e que é caracterizado sobretudo por utilizar terror e humor em simultâneo. A peça agora apresentada é baseada no livro de culinária onde se descrevem, com a minúcia do homem prático, suculentos pitéus exclusivamente destinados aos mais finos apreciadores de iguarias. Ao mesmo tempo, descobrimos nas receitas e nestes conselhos de Topor o alimento necessário à insubmissão. Roland Topor nasceu em Paris em 1938 e morreu em 1997.Este é o segundo trabalho do Projéc~, a estrutura de produção teatral do TMG, que se estreou em Setembro de 2006.

Fundão

06 e 07/01
Biblioteca Eugénio de Andrade, às 17:00 e às 21:30

"História de Portugal em Uma Hora"
O Teatro Azul - Companhia Profissional, apresenta este espectáculo com o patrocínio da Câmara Municipal do Fundão. Nos dias 9 e 10, o espectáculo destina-se exclusivamente aos estabelecimentos de ensino da cidade. No dia 11, o espectáculo decorrerá em Alpedrinha e Silvares para os estudantes dessas freguesias.
A entrada é livre.

Castelo Branco

De 05/01 a 20/01
Cine-Teatro de Castelo Branco

Exposição "Em Sintonia com a Cor" de Rosário Bello
A Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco recebe pela segunda vez uma exposição individual da artista plástica Rosário Bello, que será inaugurada a 5 de Janeiro, pelas 18 horas. Esta mostra intitulada “Em Sintonia com a Cor”, onde a maioria dos quadros são pintados a pastel óleo sobre madeira - com os dedos, sem a técnica de pincel – apresentado ainda alguns acrílicos e aguarelas.Rosário Bello nasceu a 4 de Abril de 1972, em Nisa, vivendo agora em Castelo Branco. Artista plástica autodidacta, desde 1996, recebeu uma Menção honrosa, com Exposições individuais/internacionais de Pintura a nível nacional e em Espanha.A mostra estará patente ao público de 5 a 20 de Janeiro no seguinte horário: Terça a Domingo, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00.

Sem comentários: