terça-feira, 12 de dezembro de 2006

16/12 - Inauguração do restaurante “Petiscos & Granitos” em Monsanto

Novo conceito de restauração surge em Monsanto

A aldeia histórica de Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova, vai possuir o primeiro geo-restaurante existente em toda a Europa. A inauguração oficial de “Petiscos & Granitos” irá decorrer no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 20:00.

Durante essa noite, “Petiscos & Granitos” recebe no forno comunitário de Monsanto o jantar de encerramento do programa de actividades do Gabinete de Turismo de Idanha-a-Nova, que se assinala com a cerimónia da entrega do “Prémio Turismo de Natureza 2006”. Entre muitas surpresas que acontecerão no decorrer desta cerimónia, destaca-se o lançamento da nova t-shirt “Turismo de Natureza” para o ano de 2007. As inscrições estão abertas para todos os interessados e podem ser efectuadas através da página http://www.cm-idanhanova.pt/ ou no Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A aposta de João Soares e São Salgueiro num geo-restaurante surge com a integração do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional na Rede Europeia e Global de Geoparques da UNESCO.

Segundo explicam os dois empresários locais, “Petiscos & Granitos” surgiu porque “ esta magnífica região foi integrada na Rede Europeia de Geoparques da UNESCO e para nós é um desafio criar um restaurante que correspondesse aos critérios de excelência e inovação propostos pelo Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, através de uma conjugação de ideias e de uma paixão partilhada pela nossa Terra”.

Este novo conceito de restauração alia a oferta de produtos regionais e da gastronomia tradicional portuguesa a uma estratégia pedagógica que promove o património geológico português. “O facto de nos situarmos num dos monumentos naturais mais carismáticos do Geopark Naturtejo, o inselberg granítico de Monsanto, incentiva-nos à sensibilização e descodificação da História Natural e da cultura monsantinas no contexto de Portugal”, refere São Salgueiro.

A originalidade deste novo espaço é invocada na sua arquitectura tradicional desenvolvida entre gigantescas bolas de granito, que lhe servem de paredes e mesmo de telhado, como acontece na “Gruta de Santo Amador”, uma das duas salas temáticas do restaurante.

A esplanada “Mons Sanctus” completa este geo-restaurante, situado em pleno centro histórico, de onde se avistam deslumbrantes perspectivas que alcançam a Serra da Estrela.

No “Petiscos & Granitos”, a “geo-ementa” é dinâmica e acompanha o calendário gastronómico do concelho de Idanha-a-Nova, apelando à forte relação da gastronomia portuguesa com a diversidade geográfica do país.

Segundo o João Soares “este município promove um calendário anual de festivais de gastronomia, como o da Badana, no Rosmaninhal, e o das Sopas, em Proença-a-Velha, que têm atraído muitas centenas de pessoas a esta região em busca das suas especificidades culturais”. O empresário acrescenta que “a nossa estratégia pretende acompanhar estas iniciativas e as que também se desenvolvem no Pólo da Gastronomia de Monsanto, oferecendo a possibilidade a quem nos visita de provar os melhores e mais genuínos sabores que caracterizam a Raia”.

O dinamismo do novo geo-restaurante vai para além da ementa. Com o apoio do Geopark Naturtejo, promove-se desde já, naquele espaço, a original exposição intitulada “Pedras Rolantes/The Rolling Stones show - A História Geológica de Portugal contada pelas Rochas” e, em breve, haverá mostras fotográficas temáticas sobre o Geopark, as suas paisagens e as suas rochas.

O “Petiscos & Granitos” terá ainda um conjunto anual de iniciativas que promete dinamizar os dias e as noites de Monsanto. “Não queremos um restaurante remetido às suas paredes e este novo conceito transpõe barreiras espaciais ou geográficas, podendo deslocar-se até onde o cliente o deseje”, comenta João Pedro Soares, associado deste novo projecto.
Fonte: Naturtejo

Sem comentários: