sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

15 – 22/12 – No Centro da Cultura

Aveiro

15/12, sexta-feira
Teatro Aveirense – Café Teatro, às 23:30

Concerto "Rui Pedro"
Há cinco anos este músico português natural de Aveiro fez a sua primeira grande viagem. Sozinho percorreu durante três meses o sul da Europa actuando nas ruas e casas de espectáculo dos locais que visitava. Esta experiência foi decisiva na sua opção de tornar-se músico viajante profissional. Acompanhando-se à guitarra e adufe canta música portuguesa e de outros países por onde viaja. Tem como influências musicais: J. Afonso / J. Brel / Brassens / L.Cohen / P. Conte / T. Waits / B. Holliday. Em 19/10/2005 apresentou o espectáculo Andarilho no Santiago Alquimista em Lisboa acompanhado por Joaquim Teles na bateria e percussões e P.Joel no Contrabaixo. Participa como músico convidado no espectáculo "Soñar Flamenco", da Companhia de Dança Lunares.

16/12, sábado
Teatro Aveirense, às 21:00


Lançamento do Livro “Marta cabeça de Vento” / 80's by RUC
Paula Carreira lança o seu 1º livro no Teatro Aveirense com o título "Marta cabeça de vento" e ilustração de Marta Batista. O texto subiu ao palco em 2004 no espaço da Efémero, com a participação do grupo GITA (Grupo Independente de Teatro de Aveiro), do qual a autora participou como actriz.

Sinopse: Tal como todas as histórias…Era uma vez, uma menina que gostava de brincar sem nunca mais parar. Adorava fazer amigos, entretê-los com as suas conversas sem fim, falar com tudo o que a rodeava. A Marta, uma criança como tantas outras, vivia as suas fantasias livremente. Um dia a alegria da Marta transformara-se em aborrecimento. Foi viver para um lugar sem magia, sem nada para fazer. Até mesmo o vento, fiel companheiro de todas as aventuras, estava ausente. Mas, a amizade falou mais alto e o rosto de Marta voltou a brilhar…

19/12, terça-feira
Teatro Aveirense, às 21:30


Tertúlia “Pensar à Beira-Mar”

“O Futuro prepara-se hoje. Da troca franca e aberta de ideias, surge a melhor prática. Pensar à Beira-Mar, pensar o Beira-Mar. Pensar para o Beira-Mar é a sugestão e o mote para esta Tertúlia que não pretende críticar, mas sim trilhar caminhos imaginativos e lançar estratégias a longo prazo para o Clube mais representativo da Cidade de Aveiro. Espaço de discussão aberto a todos os sócios, simpatizantes e adeptos.

22/12, sexta-feira
Teatro Aveirense


Concerto "Singles"

Singles é um projecto com bastante Groove, que conta com a presença de nomes como Rui Lourenço, Jorge Loura, Ricardo Melo e Basilio. Todos os elementos, contam com várias participações nos mais diversos projectos, entre eles Zen, Anger, Jacinta, Turn Off, Fadomorse, snowball etc... É simplesmente um projecto electrizante, por transmitir uma enorme paixao por diferentes sonoridades, sem duvida uma excelente aposta. Este Quarteto promete uma viagem desde as decadas de 60´s 70´s 80´s aos dias de hoje, com dose dupla de poder espiritual. Óptimo para se ouvir pela noite dentro.

Coimbra

16/12, sábado
XVI FESTUNA
Participação: Tuna Académica de Lisboa, Tuna da Universitária do Minho, Tuna Universitária de Aveiro, Tuna Universitária do Porto e Afrotuna de Moçambique
Organização: Secção de Fado da AAC
Duração: 3 horas
Viseu
15/12, sexta-feira
Teatro Viriato, às 21:30


Aldina Duarte, “Crua”

O concerto desta noite apresenta o mais recente trabalho discográfico de Aldina Duarte – Crua, um disco composto apenas por fados tradicionais, com a particularidade de ter sido integralmente escrito pelo letrista João Monge, sendo o primeiro disco da história escrito por um só letrista para músicas do fado tradicional.
Com uma carreira alicerçada no amor e no respeito pelas raízes do fado, Aldina Duarte nasceu para a arte de ser fadista há dezena e meia de anos, tendo vindo a praticar, com uma dedicação absoluta, as técnicas e os códigos deste género musical, sobretudo em Casas de Fado.
O fado de Aldina Duarte tem a pureza dos grandes mestres...um fado singular e tocante, discreto e sem artifícios. Crua - é também e apenas isto: voz, guitarra e viola. Mas esta é uma voz que comporta tudo em si mesma!
19/12, terça-feira
Instituto Português da Juventude, às 21:45


Cine-Clube de Viseu
Filmes vencedores do Cinanima
Guarda

16/12, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Orquestra Clássica do Centro + Pedro Caldeira Cabral [solista]
A Orquestra Clássica do Centro foi Fundada em Dezembro de 1989 como associação sem fins lucrativos. Após um longo interregno, em Outubro de 2001, relançou-se no projecto actual da orquestra, desta vez constituída em moldes profissionais e composta por 25 elementos. A partir de 2002, a orquestra passou a ser constituída por 32 elementos. É dirigida desde a sua fundação por Virgílio Caseiro.
O concerto incidirá em obras dos compositores:
Mozart (Abertura D. Giovanni), J. S. Bach (Concerto em Ré m para 2 violinos BWV 1043), A. Vivaldi (Concerto em Ré M para guitarra), J. Costa Pinto (Allegro / Largo / Allegro), Eurico Carrapatoso (Bailados do Minho-Antero da Veiga), Paulo Soares/V.C. (Canção da Primavera - Francisco Martins) e Baile dos Carêtos (Caldeira Cabral)- Arrj. Marco Sant.
21/12, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00
Nora Luca
Os Nora Luca são de Viseu e gravaram em 2004 o seu primeiro trabalho, editado pela Cerberus Records. Num registo rock com pitadas de experimentalismo electrónico à mistura, os Nora Luca dizem ter-se “direccionado para o universo cosmopolita do mundo pós‑contemporâneo”. O espectáculo Nora Luca pretende encontrar o lugar da cultura pop deixado vago pelo desvanecimento dos ícones que fundaram a imagética dos dias que correm.
voz Pedro Coutinho
guitarra Filipe Simões
baixo Márcio Veiga
teclas Sérgio Rolo
bateria João Silva

Sem comentários: