quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Festival "Sons em Trânsito" apresentado hoje em Aveiro

A edição deste ano do festival Sons em Trânsito é hoje apresentada em Aveiro. Segundo Vasco Sacramento, director artístico do certame, a «grande surpresa» do evento deverá ser o argentino Cristobal Repetto.

O argentino Cristobal Repetto promete ser a «grande surpresa» do festival Sons em Trânsito (SET), que decorre em Aveiro entre 29 de Novembro e 2 de Dezembro, declara Vasco Sacramento, director artístico do certame, que é hoje apresentado no Teatro Aveirense. «Tem uma voz nasalada que faz lembrar Carlos Gardel. Ao vivo é avassalador», revela o responsável sobre Repetto, que foi convidado a abrir o evento. O argentino canta um «tango muito interessante», assegurando um «regresso às origens» deste estilo.
O SET oferece este ano um programa «muito mais ocidental e mais próximo da nossa cultura e linguagem musical», afirmou o director artístico do certame, que quer aumentar a média de espectadores. «A minha expectativa é termos 450 pessoas por noite, contra as 300 e tal no ano passado», disse ao Diário de Aveiro.
Ludovico Einaudi (Itália) e Ballake Sissoko (Mali) são «dois instrumentistas do melhor que há» e apresentarão um «espectáculo muito bonito». «São dois mundos diferentes que se completam muito bem», referiu Sacramento. Um «músico extraordinário, virtuoso, com uma grande capacidade de improvisação», salientou o director artístico sobre o indiano Debashish Bhattacharya, nomeado para melhor artista asiático pela BBC.
Kepa Junkera é «o grande mago do acordeão basco» e «um dos músicos espanhóis mais apreciados em Portugal», estreando no SET o seu novo disco, «Hiri». Nomeada para artista revelação do ano para a BBC, Sara Tavares é outra das convidadas. Segundo Vasco Sacramento, é «uma das artistas mais incompreendidas e injustiçadas de Portugal». «Podia ter feito um caminho de facilitismo, mas optou por outro tipo de escolhas. É um exemplo do Portugal contemporâneo, mestiço», descreveu.
A celebrar 25 anos de carreira, Lo’Jo «mistura muito bem a ‘chanson française’ com influências árabes e do magrebe». «Ao vivo é das melhores bandas que conheço», garantiu o director artístico, revelando que os franceses, nomeados para artista europeu do ano pela BBC, vêm estrear um álbum a Portugal.
Um «espectáculo especial» é o que Vasco Sacramento promete com o concerto de Aldina Duarte, que tem concepção de Jorge Silva Melo. É «uma das fadistas mais interessantes do país», possuindo uma «fragilidade que encanta» e uma «grande profundidade interpretativa».
O francês Rene Aubry é um músico com uma carreira pautada pela composição de bandas sonoras e músicas para dança. «Já compôs para quase todos os grandes coreógrafos do mundo», referiu o director artístico, acrescentando que é «muito bom ao vivo» e prometendo um «concerto muito calmo e sereno».
Os portugueses Dazkarieh aproveitam o SET para apresentar o seu terceiro disco. O concerto de encerramento do evento será «uma festa». A ideia, nota o responsável artístico, é «transformar o salão nobre do Teatro Aveirense em salão de baile». A edição de 2006 conta com um orçamento de 60 mil euros (140 mil no ano passado).
A Região de Turismo da Rota da Luz contribui pela primeira vez, com 15 mil euros. A verba restante foi atribuída por Instituto das Artes (20 mil euros) e Câmara de Aveiro (25 mil euros).
Todos os concertos irão realizar-se no Teatro Aveirense, a partir das 21.30 horas. As entradas custam 10 (plateia), oito (primeiro balcão) ou cinco (segundo balcão) euros, não havendo bilhete geral. Além dos espectáculos musicais, a programação do SET é composta por sessões de contos e uma feira de músicas do mundo.
Rui Cunha,
Notícia publicada no Diário de Aveiro
Imagens retiradas do site oficial do SET

Sem comentários: