segunda-feira, 20 de novembro de 2006

50.77 – 50 Anos de Arte 77 anos de Vida – Exposição retrospectiva do Mestre Mário Silva no Museu do Vinho Bairrada


50.77 – 50 Anos de Arte 77 anos de Vida – Exposição retrospectiva do Mestre Mário Silva no Museu do Vinho Bairrada

O Museu do Vinho Bairrada, inaugura pelas 15:30, do próximo dia 02 de Dezembro de 2006 a exposição intitulada 50. 77 – Retrospectiva de 50 anos de artes plásticas e 77 anos de vida do Mestre Mário Silva.
Esta grande exposição dos seus mais emblemáticos trabalhos artísticos estará patente no Museu do Vinho Bairrada em Anadia, de 02 de Dezembro de 2006 a 30 de Abril de 2007, e insere-se na reformulação total de todo o espaço de exposições temporárias deste espaço Museológico alusivo ao Vinho Bairrada.
O Museu do Vinho Bairrada de acordo com a sua política constante de conquistar um número cada vez mais crescente de públicos diversificados à Bairrada, dinamiza agora, esta exposição com um dos grandes Mestres das artes plásticas em Portugal e uma das maiores referências da Pintura Portuguesa do século XX. . O Museu, inaugurado há pouco mais que três anos, já se assume como uma das maiores referências dentro dos Museus congéneres em Portugal e procura com 50.77, disponibilizar a todos quantos visitam a cidade de Anadia, uma exposição de reconhecido e elevado valor artístico, cultural e patrimonial, com a preocupação fundamental de permitir que acervos e colecções artísticas (normalmente só visíveis nas grandes urbes) também sejam desfrutados pelas populações locais.

Na sua Obra, e num estilo muito próprio que a caracteriza, confluem e deambulam linguagens várias, como se de uma dança ritualista se tratasse. Traços com uma proximidade às linguagens pictóricas e cromáticas de Picasso, Salvador Dali, Chagal, Vieira da Silva (a qual homenageia nesta exposição). Ao longo da sua carreira artística, a Cor, sempre foi o seu fascínio e sua predilecção. È nos casamentos pictóricos do traço e nas incursões pelo fantástico e pelo imaginário mitológico, que o Mestre funde as vicissitudes e particularidades do Tempo e da Sociedade, criando figuras de escatologia e maravilha estética onde se anarquizam e rejeitam as ditaduras da razão segundo uma ordem humorística, de sonho e de contra lógica para a libertação da existência utilitária, no Homem.
Muitas das vezes subvertem-se os valores e pilares do decoro e do bom gosto, questionando os valores da família, do trabalho, da honra, da religião, da Moral e da família. Um surreal irreverente, desafiador, que procura desamarrar-se das lógicas instituídas indo além da consciência quotidiana. A sua linguagem plástica chama a atenção para um incrível convénio de imagens bizarras, como se de um Sonho ou automatismo psíquico se tratasse.
Esta exposição terá como grande destaque uma tela pintada propositadamente para o Museu e que se pretende que no futuro próximo, venha ser um Embaixador dos vinhos Portugueses, em iniciativas promocionais no Estrangeiro. Esta tela alusiva ao Vinho e à mitologia a ele associada, será a maior alguma vez pintada em Portugal (7 metros de largura por 2 de altura).
Fonte : Museu do Vinho Bairrada

Sem comentários: