quinta-feira, 23 de novembro de 2006

24/11 - 01/12 - No Centro da Cultura

Aveiro

24/11, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30 e às 23:30


Ciclo de Dança e Novas Tecnologias - PIXEL

“Pixel é um projecto de reflexão sobre a representação do corpo na era digital. Um ecrã de 4m x 3m desliza dentro de um tunel de cerca de 16m de comprimento, fechando por completo o horizonte do espectador. Dentro deste espaço de geometria variável o jogo de percepções é inesgotável. São instrumentos desse jogo, para além do já referido ecrã deslizante, os corpos dos dois performers, uma câmara digital de alta definição ligada a um computador, e os responsáveis pela manipulação da imagem em tempo real. Feito de distâncias e proximidades, entre a abstracção total e o detalhe anatómico mais sofisticado, o objectivo deste jogo é envolver o espectador nas virtualidades de uma dramaturgia da pele – a pele como interface de comunicação com o outro e com o mundo exterior em geral.” Rui Horta

“... Pixel foi distinguido pela surpreendente inovação, no âmbito da cena coreográfica nacional e internacional...” in Público

25/11, sábado
Teatro Aveirense, às 21:30

Tango Argentino - Tango Quattro

Nas últimas décadas do Século XX, o Tango voltou aos grandes palcos, ao cinema, aos salões de dança e ás escolas de dança. Voltou como uma paixão, nas cidades da Europa, América e Ásia. Uma paixão que representa a evolução máxima alcançada pela dança a par acompanhada por música orquestral. Nasceu para se dançar abraçado; para festejar a mistura étnica resultante da avalanche de imigrantes europeus que procuravam, naquele "Sul do mundo", novos afectos. Os seus instrumentos são o piano, as cordas graves e o Bandoneón, que parece ser próprio e exclusivo do Tango.

Tango Quattro apresenta um repertório que recorre todos os estilos do Tango, desde a Guardia Vieja até Astor Piazzolla, e são acompanhados pelos pares de bailarinos Julio Luque e Veronique Guide e Gladys e Oscar. Tango Quattro já realizou concertos e espectáculos em vários países da Europa, percorrendo quase todas as salas de Espanha, assim como em diversos países americanos. Destaca-se o seu êxito no Festival Internacional "París Banlieues Tango" tanto em 2004, como em 2005.

De 29/11 a 03/12
Teatro Aveirense

Festival Sons em Trânsito
Consulte aqui o programa

Coimbra
27/11, segunda-feira
28/11, terça-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 10:30 e às 21:30
A gargalhada de Yorick pelo Teatro Instável
Uma versão de Hamlet, de William Shakespeare, para dois actores
Excertos do texto original de William Shakespeare com tradução e cenas originais de André Gago e um poema de Alexandre O’Neill

Sinopse
Dois actores e uma caixa, talvez um caixão. E uma peça chamada Hamlet. Durante cerca de 95 minutos, André Gago e Joaquim Nicolau abordam de uma forma original aquela que é a peça de teatro mais emblemática de toda a literatura ocidental. Involuntáriamente didáctico, o espectáculo acaba por familiarizar de uma forma extremamente eficaz o público com a trama e a essência da obra. Constitui, por isso, um estimulante exercício de descoberta para o grande público e um agradável divertimento para aquele que conhece em profundidade a peça.Combinando o cómico e o trágico (como, aliás, é recorrente em Shakespeare), este espectáculo representa também uma oportunidade rara para ouvir, em português, alguns dos solilóquios mais belos da peça original: “Ser ou não Ser...”, “Que Reles e Velhaco Escravo...”, “Como Todas as Ocasiões Parecem Dar Má Informação de Mim...”
25/11, sábado
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Festival de Música 2006
Lisbon Underground Ensemble
Organização: Reitoria da U.C., Câmara Municipal de Coimbra e Associação Adarte
29/11, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
O Quebra-Nozes de Tchaikovsky pelo Ballet Imperial Russo
Direcção: Maya Plisetskaya
Produção Carlos Maia

Dos bailados do grande reportório clássico, “O Quebra-Nozes” é dos que mais interesse desperta no grande público, até por se tratar de um tema destinado a crianças e a ser apresentado na época natalícia. Baseado num conto de Hoffman, “ O Quebra-Nozes” foi originalmente estreado em Dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, ainda hoje sede do Ballet de Kirov. A história gira à volta de uma menina, Clara, e de um boneco Quebra-Nozes que recebeu como presente de Natal.

Coreografado por todas as grandes companhias do mundo, esta obra-prima de Tchaikovsky é sem dúvida uma das mais belas do ilustre compositor russo.A relação da música de Tchaikovsky com a coreografia de Petipa é de tal forma perfeita que seria difícil imaginar outra leitura da partitura com outro movimento que não aquele que, em conjunto, fizeram com que esta obra fosse considerada a Catedral da Dança Clássica.
O Ballet Imperial Russo é uma das mais importantes companhias de Dança da Rússia. A sua directora Maya Plisetskaya é considerada a segunda maior bailarina de todos os tempos depois de Ana Pavlova.Com um corpo de baile exemplar no trabalho de conjunto e estilo, solistas de primeiro plano, realiza anualmente uma grande digressão internacional que inclui países como a Holanda, Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha e ainda se apresenta regularmente no Japão, China e Estados Unidos da América.Magnífica produção com sumptuosos cenários e vestuário, o espectáculo é composto por 60 bailarinos, corpo de baile e solistas e um conjunto de técnicos, máquinistas de cena e iluminadores num total de 80 pessoas.
Tondela
Até 05/12
Exposição de Pintura
David Almeida
Biblos
David de Almeida pinta desde sempre, mas foi a gravura que lhe lançou a carreira, quer em Portugal, quer no estrangeiro e que elegeu também como técnica para a criação de arte pública, em terreno nacional e internacional.
O regresso de David de Almeida à pintura foi celebrado em 2004 numa exposição na Galeria Arthobler.com e tem agora a sua continuação com as obras da exposição “Biblos – Pintura”.
O artista mostra de novo a sua força na criação de imagens simples e metafóricas. “Biblos – Pintura” é uma série de trabalhos, sobre o papel cru e salpicado, surgem quatro elementos rectangulares, pesados, de tinta negra, que lembram lombadas de livros. David de Almeida é o mágico de uma desordem equilibrada e bela, de um jogo subtil de símbolos, que estimulam o nosso espírito.
Esta exposição é a sua homenagem à literatura e à ciência, uma outra arte que nos sustenta. “Biblos – Pintura” é a homenagem de David de Almeida ao livro, como monumento da liberdade.

01 - 09/12
Teatro Acert
FINTA - 12º Festival Internacional de Teatro do ACERT
Consulte aqui a programação
Guarda
30/11, quinta-feira
Festival Dizsonante 2006
Passagem de Alberto Pimenta
Performance Poética
Alberto Pimenta nasceu em 1937. Poeta, narrador, ensaísta, performer e professor universitário. Licenciou-se em Filologia Germânica na Universidade de Coimbra e, durante alguns anos (1960-1977), exerceu funções de leitor de Português e de Literatura Portuguesa em Heidelberg, na Alemanha. É frequentes vezes apelidado de “experimentalista”, mas já explicou que rejeita a combinação de estética e programática de correntes. Uma das principais marcas da sua obra poética consiste porventura em sacralizar o profano e vice-versa. Da sua estética da performance faz parte central tratá-la como um evento único, irrepetível, criado para a circunstância local e temporal da sua realização.
Disección Poética en Público de Marina Oroza (Espanha)
Performance

Um espectáculo multidisciplinar. Uma colagem de vozes e efeitos, onde Marina Oroza cria um diálogo entre as diferentes formas de expressar a sua poesia em público. Um concerto poético, onde desdobra a sua identidade, projectando um documentário intitulado “Glicerina”, retrato de si mesma enquanto poeta vagabunda.
Marina Oroza é escritora, poeta, performer e actriz. Na sua trajectória tem desenvolvido trabalhos de investigação como poetisa sonora. Colabora com grupos de acção poética, com artistas visuais e músicos.
01/12, sexta-feira
TMG, às 21:30
Festival Dizsonante 2006
RumoR de Ana Deus
Espectáculo a solo de Ana Deus, onde, só a voz se faz ouvir.Com a ajuda de pedais, cria texturas e ritmos sobre os quais vai criando e recriando temas.Alberto Pimenta, Ernesto Melo e Castro, Daniel Faria, Fausto, José Mário Branco e Regina Guimarães, são alguns dos autores visitados.Vídeos de Amarante Abramovici e desenhos de Paulo Ansiães Monteiro acompanham o seu RumoR.

NOTA: Este espectáculo substitui Rede/Speech de Blixa Bargeld, que por motivos de ordem pessoal não estará presente no Festival Dizsonante.
Castelo Branco
24/11, sexta-feira
25/11, sábado
Cine-Teatro Avenida, às 21:30
"A Viagem"
Peça de Teatro "A Viagem"
Da autoria de José Dias dos Santos Pires pelo Grupo Teatro & Companhia

Sem comentários: