quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Casa da Prisca na Feira de Turismo de Andorra

Uma empresa de Trancoso produziu 22 mil unidades de doces e marmelada "kosher", 500 anos depois do rei D. Manuel I ter decretado a expulsão dos judeus sefarditas de Portugal, e vai apresentá-los em Espanha a partir de hoje.

Segundo disse à Lusa fonte ligada ao projecto, os produtos serão apresentados na Feira de Turismo de Andorra (Espanha), nos dias 27, 28 e 29, onde a empresa produtora marca presença a convite da Região de Turismo da Serra da Estrela, entidade impulsionadora da iniciativa, tal como já fez em relação ao vinho (Covilhã) e azeite (Penamacor) "kosher".

A empresa "Casa da Prisca" foi escolhida para fabricar os produtos, únicos a nível nacional e na Península Ibérica, "pelo facto de Trancoso ter sido um dos principais centros da história judaica sefardita de Portugal", disse à Lusa António Plácido Santos, responsável de marketing e produção da firma. Segundo este responsável, foram já produzidas duas mil unidades de marmelada e igual número de cada um dos dez doces fabricados (abóbora, castanha, cereja, figo, pêssego, tomate, cenoura, morango, amora e framboesa), destinados a serem consumidos pela comunidade judaica. "
"Os produtos foram produzidos na nossa unidade industrial de Trancoso, segundo os preceitos e conceitos da religião judaica, sendo auditados regularmente pelo rabino da comunidade de Israel, responsável pelo projecto, que se deslocou duas vezes a Trancoso", adiantou. "Somos obrigados a usar produtos 100% naturais e os nossos fornecedores também têm que ser reconhecidos com a certificação "kosher", têm que ser igualmente limpos e puros no processo produtivo", acrescentou.
A empresa está instalada em Trancoso desde 1947, dedicando-se à produção de enchidos, presuntos, compotas, marmeladas e doces tradicionais.
Foto retirada do site da Casa da Prisca

Sem comentários: