segunda-feira, 23 de outubro de 2006

"Busca Pólos - Salão Olímpico" no Pavilhão de Portugal em Coimbra

Numa organização de parceria entre a Câmara Municipal de Coimbra e a Fundação de Serralves foi inaugurada, no passado Sábado, no Pavilhão Centro de Portugal, a exposição BUSCA PÓLOS - salão olímpico, que reúne um conjunto de trabalhos criados no âmbito do projecto "Salão Olímpico", iniciativa de um grupo de artistas inspirada no salão de bilhares portuense do café homónimo, que funcionou entre 2003 e 2005.

O espaço, tornou-se num lugar de encontro para a discussão e exposições temporárias de projectos artísticos nas mais diversas áreas - instalação, pintura, desenho, performance, vídeo-arte, música, cinema, banda desenhada, performances - assim como fez nascer a publicação da revista "Olímpico nº0". Em resposta à ausência de modelos de produção e divulgação de obras de jovens artistas, o "Olímpico" acolheu muitos dos nomes que marcam o actual contexto artístico português. Busca Pólos - salão olímpico dá, assim, a conhecer uma parte significativa das diferentes abordagens artísticas, levadas a cabo por uma geração de artistas, num evento que não se esgota nas inaugurações.

Trata-se de trabalhos que revelam uma paisagem artística diversa no seu todo, mas bastante representativa das pesquisas e preocupações artísticas que cada um dos artistas tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

A exposição é um projecto de Carla Filipe, Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Rui Ribeiro, co-produzida pelo Centro Cultural Vila Flor e o MACS, para o Palácio Vila Flor (Guimarães) e o Pavilhão Centro de Portugal (Coimbra), e pensada para os dois espaços distintos.

Para além destas duas exposições, será editado um livro, que terá um papel documental, constituindo, não só, um reflexo do projecto, como dará conta de toda a actividade do "Salão Olímpico" no seu espaço e tempo, com imagens, textos, documentos e reflexões sobre a sua actuação.

Durante o período da exposição serão apresentadas mostras de vídeo e performances de alguns dos artistas que estiveram ligados ao "Olímpico". Na mostra de Coimbra os artistas participantes são: André Cepeda, André Sousa, Ângelo Ferreira de Sousa, A mula (colectivo de banda desenhada), Carla Filipe, Daniela Paes Leão /João Sousa Cardoso, Eduardo Matos, Gustavo Sumpta, Isabel Carvalho, Isabel Ribeiro, Israel Pimenta, Mafalda Santos, Manuel Santos Maia, Nuno Ramalho / Renato Ferrão, Susana Chiocca

A exposição pode ser visitada no seguinte horário: Terça a Sexta-feira: 10:00/18:00; Sábado e Domingo: 15:00/19:00; Encerra à Segunda-feira e feriados.

Sem comentários: