segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Museu do Vinho Bairrada seleccionado para as Jornadas Europeias do Património

Jornadas Europeias do Património
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.

22/09, sexta-feira

Entradas Gratuitas no Museu. Horário de visita às exposições alargado até às 22:00.

10:00 – “DESCOBRIR A CASA MÃE DO ESPUMANTE PORTUGUÊS””
Visita guiada à Cave Tavares da Silva, na Estação Vitivinícola da Bairrada. Nas proximidades do Museu do Vinho, esta Instituição de importância histórica vital para a Vitivinicultura Portuguesa, irá abrir as portas ao público para visita guiada ao local onde nos finais do séc. XIX foram feitos os primeiros estudos de champanhização de vinhos em Portugal, pelo Engenheiro Tavares da Silva. Este local normalmente não é de acesso ao público, revelando um património relativamente “escondido”. Tenta-se desta forma ir ao encontro das recomendações do Programa para “a abertura ao público de espaços patrimoniais que não são conhecidos publicamente podendo proporcionar a descoberta de património escondido”.

Visita às instalações de ensino da Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada. (só para Crianças e Jovens acompanhados dos seus encarregados de educação)

Pelas 11:00 e pelas 14:00 – A Câmara Municipal de Anadia disponibilizar 2 autocarros, para a realização de visita às “grandes manchas vitícolas/Vinhas”, do concelho de Anadia (Paredes do Bairro, S: Lourenço do Bairro e Amoreira da Gândara).
Esta visita será acompanhada por técnicos especializados em Viticultura, da Estação Vitivinícola da Bairrada. Pretende-se com esta acção, dar ênfase e notoriedade ao rico Património Paisagístico e Natural, como elemento potenciador da Economia, da Qualidade e do Turismo.
Público-alvo: Público em Geral e crianças

15:30 – Visita guiada a grupo de cerca de 100 Idosos, numa parceria com o INATEL do Luso
Esta actividade inclui a visita guiada e no final da visita haverá uma Prova de Espumante da Estação Vitivinícola da Bairrada.

17:00 – Componente Social do “ 2º Encontro de Hipertensão Arterial”
Visita guiada dirigida a profissionais em Cardiologia Pediátrica e Obstetrícia. Prova de espumantes da Bairrada.

18:30 – Exposição de trabalhos artísticos, concebidos por crianças, sobre o tema “Património Natural e Edificado da Bairrada”
Esta actividade é feita em parceria com o Hotel das Termas da Curia.

18:45 – Conversas com… Dr.ª Paula Cristina Martins, do Serviço de Cardiologia do Hospital Pediátrico de Coimbra
O tema da palestra será "O coração, num ambiente saudável" Esta acção visa cativar novos públicos ao Museu, numa iniciativa que pretende relacionar a alimentação saudável, a natureza na sua pureza e as boas práticas da vida com o coração como órgão vital…Local: Auditório do Museu do Vinho Bairrada.
Público – Alvo: especialmente dirigido a Crianças e seus Encarregados de Educação.
Duração: 30 minutos

21:00 – Noite de Teatro/Circo dirigido a crianças e dinamizado pelos “ Kopinxas”
Teatro para os mais pequenos de linguagem simples e cuidada, esta usada ao mesmo tempo como instrumento lúdico e pedagógico. Essencialmente este espectáculo é no seu todo uma revelação constante, aparece por entre belos malabarismos e a arte de bem-fazer rir, usando esse Ser fantástico e ao mesmo tempo frágil que é o palhaço.
Duração: 60 minutos

23/09, sábado

15:00 – Entrega dos prémios do concurso de Poesia “Terras de Anadia” dinamizado pela APPACDM de Anadia
Cerimónia a realizar no Auditório do Museu.

15:00 – Exposição de fotografia, realizada pela Associação APPACDM

15:30 – Recital de poesia com declamação dos poemas vencedores no concurso
Declamador: Engenheiro Albano Jorge.

15:45 – Espectáculo de Percussão, dinamizado por Crianças e Jovens com deficiência mental, actualmente utentes da APPACDM de Av. Caminho.

16:00 – Actuação e apresentação do Rancho da APPACDM

21:30 – Noite de Teatro pelo grupo “ O Baluarte” de Amoreira da Gândara
Peça 1: “O Lavrador” Encenação de referências históricas da Vitivinicultura Bairradina no séc. XVIII, aquando do dramático arranque da Vinha Bairradina decretado pelo Marquês de Pombal.

Peça 2: Recriação da figura do Poeta Cavador – Poesia popular Bairradina. Provas de Espumantes da BairradaLocal: Sala de Restauração do Museu do Vinho Bairrada Público-alvo: Visitantes em Geral

Entradas Gratuitas no Museu. Horário de visita às exposições alargado até às 22:00.

24/09, domingo

16:00 – Conferência “ O Vinho – Um Elemento Moderador para a Saúde”
Parceria entre a Câmara Municipal de Anadia e o IGA (Instituto do Gosto e dos Aromas).
Palestra proferida pelo Presidente do IGA e Formador em Gastronomia, Turismo e Vinhos, Eng.º Gil Gilardino.
Local: Auditório do Museu do Vinho Bairrada
O Público – alvo: será o Público em Geral e especialmente grupos familiares

Entradas Gratuitas no Museu.

Sem comentários: