quinta-feira, 28 de setembro de 2006

29/09 - 06/10 - No Centro da Cultura

Aveiro

Ciclo de Dança e Novas Tecnologias
Teatro Aveirense
As novas tecnologias são utilizadas em interacção com a dança contemporânea e novos conceitos de performance. As tecnologias digitais desafiam as técnicas de performance, os conceitos assumidos sobre coreografia, composição e as relações entre autor, performer e público.
Com o objectivo de propor uma linha programática de grande contemporaneidade e de estabelecer laços com novos públicos e potenciais criadores, o Teatro Aveirense inclui na sua programação uma diversidade de actividades na área da dança e novas tecnologias desde espectáculos a conversas e workshops. Esta abordagem visa ainda o estabelecimento de uma relação próxima com a Universidade de Aveiro.

29/09, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 23:30

Tattoo-Zine
Tattoo-Zine é um espaço de intervenção em tempo real no site www.firegirl.co.pt
Um motor que permite ao utilizador comunicar com a personagem FireGirl. A Tattoo-Zine passa do seu espaço virtual até ao Teatro Aveirense e funcionará como um interface para o público intervir. O registo gráfico é desenhado e projectado no corpo dos bailarinos/performers convidados permitindo uma interacção real. A intervenção Tattoo-Zine será acompanhada por som em tempo real, pelo grupo FireGirl e em sintonia com a performance através de acessórios analógicos e digitais.

06/10, sexta-feira
21:30 & 23:00

07/10, sábado
18:00 & 19:00

Sand Table
Uma imagem de vídeo é projectada, em picado, numa mesa transparente coberta de areia branca. Essa imagem mostra bailarinos deitados num chão de madeira. Ao longo da performance bailarinos de carne e osso manipulam as imagens projectadas. No processo, o espectador é confrontado com superfícies vivas como camas de areia, caminhos e paredes movediças transformadas em espaços interactivos, animadas por corpos humanos sem contornos.

Coimbra

28/09 a 30/09

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Estreia Absoluta
"As Crianças" (The Children) e "Os que rastejam" (The Crawlers) são duas peças de teatro em um acto, do poeta norte-americano Russell Edson, escritas em 1973. Se não fossem trágicas, as peças seriam de uma comicidade hilariante.
"As Crianças" é um entretenimento cujos personagens são um pai e uma mãe, com 80 e muitos anos, em conflito geracional com os seus filho e filha, solteiros, de 60 e tal. É sobre a prisão familiar e a revolta, o tempo desperdiçado e a luta de sexos, as verdades do casamento e o pó que assenta em quem não se mexe.
"Os que rastejam" é um divertimento acerca de um pai (homem de negócios), de uma filha (gorda, de 40 anos, com problemas de solidão sexual) e do seu pretendente (empregado do pai, pago por este para se casar com a sua filha, lambe-botas). É acerca das fronteiras entre a solidão e a libido, entre a imbecilidade e a subserviência, entre o desejo de poder e do útero materno.

De 03/10 a 30/10
Teatro Académico Gil Vicente - Café Teatro

Exposição Arrumações de Filipa Vicente

Constrói-se uma espécie de casulos como protecções/arrumações que, de forma aparentemente neutra, existem enquanto sugestão ao espectador.Instiga-se o desejo de mexer, de abrir, de usar, de "atravessar" as camadas de tecido, de chegar a algum "lugar" existente na peça.

Horário:
seg a sex > 10:00-01:00
sáb. e dom > 14:00-01:00

De 29/10 a 01/11
Teatro Académico Gil Vicente

Semana(d)ança


A Bailarina Vânia Gala regressa a Coimbra para mais um workshop Semana(d)ança.O projecto Semana(d)ança pretende ir ao encontro e responder a um desejo/necessidade que esta cidade já sentia de há muito, proporcionando e contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos tanto teóricos como práticos na área da dança contemporânea de uma forma consistente e sistemática.A Semana(d)ança como conceito e nos moldes a que se propõe tenta concentrar em quatro ou cinco dias no final de cada mês de forma intensiva essa necessidade de aprendizagem. O tempo será repartido por três módulos – aulas teóricas (Músculo de Ideias), aulas práticas - (Técnica Release e ComposiçãoPerforming Dance).




Calendarização:

29/09

20h30 – 22h30 - Aula Técnica (técnica Release)

30/09
11h00-13h00 - Aula Técnica (técnica Release)
14h00-18h00 - Composição – Performing Dance

01/10
14h00-16h00 - Aula Técnica (técnica Release)
16h00-18h00 - Músculo de Ideias

Público-alvo: Jovens (maiores de 15 anos), estudantes universitários, artistas e público em geral que manifestem interessem nesta área.

Valor da Inscrição: € 35,00

Informações e inscrições abertas no TAGV
Informações e reservas na Bilheteira do TAGV
Horário da Bilheteira: 17:00-22:00
Telefone: +351 239 855 636

Figueira da Foz

01/10, domingo

Centro de Artes e Espectáculos, às 18:00

Orquestra de Sopros do Concelho da Figueira da Foz
No Dia Internacional da Música, a Orquestra de Sopros do Concelho da Figueira da Foz (OSCFF), projecto liderado pela Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Foz que envolve cerca de 60 jovens músicos amadores oriundos de sete colectividades, apresenta um concerto comemorativo dos 250 anos do nascimento de Mozart.
Dividido em duas partes, o programa é composto pelas óperas “O Rapto do Serralho” (KV 384) e “A Flauta Mágica” (KV 460), sob a forma de Ouverture e Lieder, e “Concerto nº 4 para Trompa” (KV 495), “Andante em Dó Maior para Flauta” (KV 315) e “Concerto nº 21 para Piano” (KV 467). A direcção artística está a cargo do maestro António Matias.

06/10, sexta-feira
Centro de Artes e Espectáculos, às 21:00

As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos
Companhia Teatral do Chiado


Pelo 10º ano em cena, a peça de teatro “As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos” é uma condensação de alta velocidade, género montanha-russa, das obras do grande dramaturgo inglês William Shakespeare. Este enorme êxito teatral português, visto por mais de 150.000 espectadores, é uma comédia irreverente que revisita as trinta e sete obras de Shakespeare: as tragédias, as comédias, as peças históricas e até os sonetos. A interpretação está a cargo de João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim.


Viseu

30/09, sábado
Teatro Viriato
, às 21:30

A gata borralheira de Robert Walser
Encenação de Ricardo Abeió


A Gata Borralheira vive sob um regime esclavagista, dominada pelas duas malvadas irmãs, mas parece não se importar muito com isso. Sofrem mais as irmãs que ostentam o chicote do que ela com a chicotada. Um príncipe encontra a Gata Borralheira e logo se apaixona e lhe propõe casamento, um trono, um reino, um final feliz. Mas a Gata Borralheira renuncia ao convite do príncipe e ao seu final feliz, pois não quer abdicar da sua condição de verdadeira liberdade: o sonho.
O autor do texto, Robert Walser, foi durante muito tempo ignorado pelo público, apesar do reconhecimento que obteve de autores como Kafka, Musil ou Elias Canetti. Mas, nas últimas décadas, tornou-se uma das referências da literatura europeia dos séculos XX e XXI. Permanece, apesar disso, discreto e inclassificável, cúmplice da vida interior de quem o descubra.


04/10, quarta-feira
Teatro Viriato, às 21:30

Jacinta - "Day dream"
O seu primeiro disco – que alcançou o galardão de ouro –colocou-a de imediato entre as melhores intérpretes portuguesas de Jazz.
Com “Day Dream”, Jacinta marcou pontos ao fazer-se acompanhar por alguns dos mais reputados músicos internacionais liderados Greg Osby que também produziu o álbum. Este espectáculo insere-se no âmbito de uma grande digressão nacional que não poderia deixar de passar pelo Teatro Viriato em Viseu!
Um concerto imperdível para quem gosta de momentos inesquecíveis!

Próximos espectáculos de Jacinta no Centro de Portugal:
Aveiro, 11 de Outubro, Teatro Aveirense
Guarda, 4 de Novembro, Teatro Municipal da Guarda
Figueira da Foz, 21 de Novembro, Casino da Figueira
Coimbra, 22 de Novembro, Teatro Académico Gil Vicente

Guarda

De 27/09 a 30/09
TMG, às 21:30

Acto Seguinte - Festival de Teatro da Guarda
"e outros diálogos" de João Camilo
“e outros diálogos” é o primeiro trabalho da estrutura de produção teatral do TMG: Projéc~ (…) Tento transmitir nestas peças curtas uma visão idealizada e estilizada (o que não quer dizer “embelezada” - evite-se o bonito e o simpático) da realidade; tento pôr discretamente, quase silenciosamente, em cena os conflitos do desejo, da alegria, do amor e do ódio. O mínimo, o que quase não é acontecimento, é para mim acontecimento - porque é assim na minha vida e na dos outros.
Cada palavra e cada gesto têm no palco a importância de uma nota musical, de uma cor e linha do quadro, de um movimento de dança - nada do que acontece no palco se perderá, o palco é o lugar onde tudo adquire significação. Por isso o actor deve ser prudente e muito discreto, quase tímido, avaro de gestos e intensidades de voz. (…)
João Camilo

04/10, quarta-feira
TMG, às 10:00 e às 14:30

Acto Seguinte - Festival de Teatro da Guarda
“Ping - o pássaro que não sabia voar” - Teatro de Marionetas
Ping é branco e preto, vive no frio e dá calor, é um pássaro e não sabe voar, nasceu sozinho e não sabe bem quem é. O sonho de voar fá-lo descobrir que o mundo à sua volta, que parece tão difícil e cheio de obstáculos, é afinal um jogo divertido. Assim, de pássaro ridículo que não consegue voar, Ping transforma-se numa criatura maravilhosa do fundo do mar.

Sem comentários: