segunda-feira, 18 de setembro de 2006

20-29/10 - Cine’Eco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela

Mais de uma centena de filmes de 24 países concorrem à edição deste ano do Cine’Eco - Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela, anunciou a organização.

"Os filmes, na sua maioria documentários que têm como pano de fundo a temática ambiental, concorrem às Cmpânulas de ouro e aos diversos prémios monetários, num montante global de 16 mil euros", precisou à agência Lusa Mário Jorge Branquinho, da organização da 12ª edição do festival, a cargo da Câmara Municipal de Seia, a realizar entre 20 e 29 de Outubro.

Segundo o mesmo responsável, "além de um significativo número de filmes portugueses, há a registar a presença maciça de filmes brasileiros, alguns dos quais concorreram ao FICA - Festival de Cinema de Ambiente de Goiás (Brasil), com o qual o Cine’Eco tem estabelecido uma importante parceria, dado que o Festival brasileiro nasceu inspirado no de Seia".

"Neste momento - assinalou -, a direcção técnica do Festival, da responsabilidade do realizador e crítico de cinema Lauro António, está a proceder à pré-selecção dos filmes, dado que apenas cerca de meia centena serão escolhidos para concurso". O júri internacional, que este ano será presidido pelo professor universitário Fernando Catarino, será composto por Medeiros Ferreira (político) Panayiotis Sarantopoulo (professor universitário), Lisa França (representante do FICA - Brasil), Maria Emília Brederode (pedagoga), Paula Guedes (actriz) e Florbela Oliveira (actriz e encenadora), entre outros.

Na abertura oficial do Cine’Eco 2006, dia 21 de Outubro à noite, no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia, actuará Wanda Stuart, que interpretará "histórias da Broadway, através dos seus mais famosos temas musicais imortalizados por tantas e tantas estrelas da Sétima Arte", referiu o mesmo responsável.

O festival, que mobiliza anualmente cerca de dez mil espectadores, tem como objectivo principal a sensibilização para a temática ambiental e para as relações entre o homem e a natureza.

A edição deste ano do Cine’Eco integra uma secção competitiva e vários ciclos de cinema, além de um conjunto de iniciativas paralelas, nomeadamente exposições, concertos e palestras. "

Ao longo das suas edições - indicou Mário Jorge Branquinho - o festival tem vindo a acentuar a componente lusófona, com a participação de grande número de filmes de países de língua oficial portuguesa, nomeadamente do Brasil".

Além de ter contribuído para a fundação do FICA - Festival de Ambiente de Goiás (Brasil), o Cine’Eco foi também um dos fundadores da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente (EFFN - Environmental Film Festival Network), o que permite afirmar o evento de Seia no contexto internacional.
Notícia retirada do site Kaminhos

Sem comentários: