segunda-feira, 4 de setembro de 2006

15ª Edição da Feira do Vinho do Dão

Nos passados dias 1, 2 e 3 de Setembro decorreu a 15ª Edição da Feira do Vinho do Dão, em Nelas, um dos principais eventos promovidos pelo Município de Nelas e, no que respeita ao vinho, o principal evento em termos da Região Demarcada do Vinho do Dão.

Nelas constitui neste momento, não apenas o Coração da Região em termos geográficos, mas é sobretudo Coração do Dão em termos estratégicos. Assim o reconhecem as principais entidades ligadas ao vinho, à agricultura, ao investimento e ao Município de Nelas na realização da feira, como por exemplo a Comissão Vitivinícola Regional, a CVRD, a Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral e a própria CCDR Centro.



A Feira apresentou, este ano, duas características inovadoras: humanização da Feira e promoção nacional.

Em matéria de humanização, decorreu no centro da feira em espaço aberto um serviço de gastronomia e animação permanente. Em termos de projecção da Feira a nível nacional, uma ampla campanha de promoção nos principais órgãos de comunicação e um conjunto de realizações, todas neste sentido promocional, em que se destacam: a maior prova de vinhos antigos da Região do Dão, abrangendo as décadas de 1950 a 1990, no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão em Nelas e a vinda para Nelas de um comboio especial da Gare do Oriente, com personalidades ligadas ao sector da comercialização nacional e internacional do vinho, nomeadamente.

Na feira estiveram de braço dado o vinho, a gastronomia e o artesanato e uma animação de elevada qualidade também ligada à cultura popular.

Na Feira que decorreu na Praça do Município em Nelas estiveram presentes os principais produtores/engarrafadores da Região do Dão, em número superior a cinco dezenas, de entre os mais de 110 expositores ligados à agricultura, artesanato e turismo.

Nestes três dias decorrem, nos vários espaços desportivos do Concelho, diversas provas como o 7º Open de Ténis, Torneio de Tiro aos Pratos, Torneio de Damas, Passeio de Automóveis Antigos, Passeio de BTT e Convívio de Minis.

A Feira do Vinho do Dão com a projecção que se pretende, não deixará de constituir um importante investimento do Município de Nelas como destino atractivo e seguro de todo o tipo de investimentos, agrícola, turístico ou industrial.
Fonte: Câmara Municipal de Nelas

Sem comentários: