terça-feira, 12 de setembro de 2006

14-21/09 - No Centro da Cultura

Aveiro

Até 30/10
Teatro Aveirense

Exposição
Geração em Linha - Esculturas de Pedro Figueiredo
“...Se me conseguires ouvir, nunca sintas medo, sou a escultura, sou o teu eco, eu apenas te quero dizer para não adicionares nem retirares nenhum pedaço de barro que me forma, porque já consigo falar contigo, sou por isso uma obra terminada, capaz de responder às tuas vibrações e por isso à tua necessidade interior...” – Pedro Figueiredo “A arte conceptual privilegia a concepção em detrimento, sobretudo, da execução. Ora, é, antes de mais, a eloquência do fazer que nos convida à comunhão do prazer estético. Pelo menos, muito notoriamente, no acto livre, voluntário, criativo de Pedro Figueiredo, concepção, deliberação, decisão, e execução fundem-se na verdadeira simultaneidade do gesto formante. As suas criações lembram(-me) Rodin... mas também Renoir, Degas... Seurat e Van Gogh... e Matisse... mais ainda Giacometti e Calder... e, ainda mais fortemente, Brancusi... e a “Alegoria da Caverna”...” – por Armando Azevedo em “A Alma da Escultura” – Março de 2006


15/09, sexta-feira
Teatro Aveirense

XII Estágio de Dança de Aveiro
Aula Aberta do XII Estágio de Dança de Aveiro
Apresentação ao público do conjunto de conhecimentos adquiridos na frequência das aulas do XII Estágio de Dança de Aveiro.

Figueira da Foz

Até 17/09, domingo
Centro de Artes e Espectáculos

A Colecção Berardo de Arte Publicitária
A exposição “A Colecção Berardo de Arte Publicitária” apresenta um conjunto de desenhos originais para publicidade, seleccionados de entre uma colecção que integra cerca de 1500 trabalhos originais. Trata-se de uma apresentação ao público da Figueira da Foz de uma parte de um vasto conjunto, com datas que se estendem desde o princípio do século XX até aos anos 70, sendo o seu principal núcleo constituído pelo espólio da empresa britânica James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com uma actividade que se estende ao longo de todo o século XX. Entre os cartazes da mostra contam-se alguns assinados pelos mais famosos artistas publicitários britânicos, designadamente Edwin Byatt, Albert Buck, Reginald Mills, Louis Johnstone e Louis Shabner.

Guarda

14/09, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Circo Acrobático de Pequim
Com uma história de mais de três mil anos, as acrobacias chinesas foram distinguidas como “A pérola da arte Oriental”.
O espectáculo acrobático foi produzido pelo Circo Acrobático Nacional da China, baseado na imensa história das acrobacias chinesas.
O espectáculo, que integra 35 ginastas/artistas, combina duplos acrobatas com representações aéreas, dança com equilibristas e magia.



16/09, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

A Culpa foi da Inês - S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos
A Companhia S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas. “A culpa foi da Inês” relata os factos de uma forma divertida e cativante. O elenco conta com cerca de meia centena de marionetas de José Gil, manipuladas por Jaime Leão, José Gil e Sofia Vinagre.

21/09, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00

“Noite Binaural - Pushing The Medium # 2”
“Noite Binaural - Pushing The Medium # 2” é um noite de concertos e performances a cargo dos artistas residentes da Binaural. Este espectáculo reúne um conjunto de prestigiados artistas com diferentes “backgrounds” e projectos, que têm em comum o desejo de contaminar o público através da sua arte e do seu trabalho criativo.
A Binaural foi criada por um conjunto de artistas e programadores culturais, numa aldeia da Beira Alta (Nodar, São Pedro do Sul), em articulação com o Moks (Estónia) e a Stazione di Topolò (Itália).

Viseu

21/09, quinta-feira
23/09, sábado
Teatro Viriato, às 21:30

Medeia de Eurípedes - ESTREIA ABSOLUTA
Uma criação colectiva a partir da peça de Eurípiedes, com encenação de John Mowat e Interperetação de Leonor Keil, Jorge Cruz, José Carlos Garcia, Marta Cerqueira.
Co-Produção: Companhia Paulo Ribeiro, Companhia do Chapitô, Teatro Viriato

A receita da sessão de sábado reverte a favor da AVISPT21 (Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21)

Castelo Branco

Até 30/09
Casa do Arco do Bispo

"Limbo" de António Romão
António Romão vai ter ao longo do mês de Setembro uma exposição de pintura, na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco. “Limbo” é o título da mostra que pode ser visitada das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30, de segunda a sexta-feira.

Orla; rebordo; lugar onde estavam as almas dos justos falecidos antes de Cristo e para onde vão as crianças mortas sem baptismo; (…) lugar onde se deitam as coisas sem valor, esquecimento" – estes são alguns dos significados que o dicionário atribui à palavra Limbo. É este também o nome da nova exposição de pintura de António Romão. O pintor albiscastrense apresenta a nova colecção de telas na próxima sexta-feira, dia 1 de Setembro, na Casa do Arco do Bispo. São quadros em acrílico, que recordam a fase monocromática do pintor, por contraste à cor da vida e do sangue de Erótica: exposição que animou as paredes do Cybercentro de Castelo Branco.
A carga dramática dos 11 quadros reside no seu fundo carregado e no traço, negro, da pincelada. São telas pintadas há cerca de três anos, sob o efeito do luto que o artista fazia pela sua mãe. No meio deste mundo de sombras surgem no entanto alguns sal-picos de amarelo, qual pólen. "É um pequeno ponto de esperança que brilha na penumbra".
Há mais de uma década que António Romão expõe o seu trabalho. Do seu percurso, é essencial assinalar Pássaros Negros, que esteve durante três meses numa prestigiada galeria do Bairro Alto.
Fonte - Naturtejo

Sem comentários: