quarta-feira, 6 de setembro de 2006

08 e 09/09 - Fim-de-semana Equestre em Idanha-a-Nova

No próximo fim-de-semana, nos dias 8 e 9 de Setembro, Idanha-a-Nova vai acolher três eventos equestres distintos que prometem transformar o concelho num palco privilegiado para todos os amantes deste desporto e do mundo dos cavalos.

Esta iniciativa está a cargo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que tem vindo, ao longo dos anos, a realizar diversos eventos desta natureza, tirando partido das óptimas condições naturais existentes e de todas as infraestruturas de apoio existente.

A iniciativa conta ainda com a colaboração da Federação Equestre Portuguesa, tendo ainda encontrado apoios junto de instituições de algum modo ligadas à actividade, designadamente: a revista Casa Jardim, a Revista Homem Magazine, o Portal Equisport, Gomes Equestre e a concessionária Mazda em Portugal.

A freguesia de Rosmaninhal, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, será o ponto de partida de grande parte das actividades. Será, pois, ali, que no dia 9 terá partida o V Raid Hípico de Promoção de Idanha-a-Nova, cujo percurso conta aproximadamente 40 km, bem como o III Concurso de Endurance Nacional, com 90 km, integrado no Campeonato nacional.
Ambas têm paragem obrigatória na Senhora da Azenha, nas proximidades de Penha Garcia, freguesia com uma riqueza geológica verdadeiramente assinalável.

Mas se o Raid Hípico termina neste local, já a prova de endurance tem a meta no local onde começa, uma vez que o percurso se define pelos seguintes pontos: Rosmaninhal, Zebreira, Toulões, Senhora da Azenha; Senhora da Azenha, Toulões, Zebreira, Rosmaninhal, e será precisamente aqui que terá lugar a cerimónia de encerramento do Fim-de-Semana Equestre, com a tradicional entrega de troféus.

Se para participar nestas duas provas se requer por parte das montadas e dos cavaleiros alguma preparação, refira-se, inclusivamente, que para correr na prova de endurance é necessária inscrição prévia na Federação Equestre Portuguesa, existe ainda uma outra iniciativa para aqueles que fazem do desporto equestre um motivo para realizar passeios pela natureza ao ritmo próprio de quem gosta de apreciar as belas paisagens naturais de Idanha-a-Nova. Para estes, a organização preparou um passeio equestre com partida em Penha Garcia, com cerca de 15 km e que terminará na Senhora da Azenha, onde os espera um almoço tradicional.

Apesar de as provas estarem calendarizadas para dia 9, o dia 8 servirá para se proceder à devida grelha veterinária e inscrições e espera-se que a afluência de participantes possa proporcionar também nesse dia agradáveis momentos de lazer e de convívio entre os participantes.

Refira-se, ainda, que para a realização de todas as provas a autarquia vai disponibilizar uma equipa de técnicos, médicos, veterinários e ferradores, de forma a que estas possam decorrer da melhor forma possível.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a autarquia espera uma grande afluência de participações durante este fim-de-semana, tendo já disponibilizado fichas de inscrição on-line, que podem ser encontradas, junto com outra informação útil em www.cm-idanha-a-nova.pt .

Para qualquer outra informação adicional, pode ainda contactar o Gabinete de Turismo da Autarquia para o +351 277 202 900 ou +351 96 812 26 62.

MUNICÍPIO DE IDANHA-A-NOVA
NIF: 501 121 030
Morada: Lg do Município 6060-163 Idanha-a-Nova
Telefone: +351 277 200 570
Fax: +351 277 200 580
Email: cmidanha@iol.pt
Web: http://www.cm-idanhanova.pt/

Sem comentários: