segunda-feira, 4 de setembro de 2006

08 - 10/09 - BP Rota Histórica 4x4

A BP Rota Histórica 4x4 alia o prazer do fora de estrada ao conhecimento histórico e cultural da região da Guarda.

De castelo em castelo, passando pelas aldeias históricas, a BP Rota Histórica 4x4 organizada pelo Clube Escape Livre de 8 a 10 de Setembro percorre os bonitos caminhos raianos e alia o prazer do fora de estrada a um melhor conhecimento histórico e cultural da região da Guarda.

Os eventos do Clube Escape Livre têm como característica principal proporcionar aos praticantes e apreciadores de todo terreno passeios que unem na perfeição uma escolha criteriosa de trilhos e caminhos a par de vistas históricas. Esta edição da BP Rota Histórica 4x4 não é excepção e o programa demonstra, de novo, o cuidado do Clube Escape Livre.

Na sexta-feira, 8 de Setembro, após o jantar de Boas Vindas no Hotel Vanguarda, na cidade mais alta de Portugal, as mais de 30 equipas englobando 100 pessoas saem para um interessante percurso que passa junto ao espelho d’água da barragem do Caldeirão, local para uma pausa e para saborear um chá acompanhado de biscoitos locais.

A etapa de Sábado, 9 de Setembro, é muito diversificada quer no tipo de caminhos utilizados quer nas visitas e actividades previstas. O Castelo de Trancoso é a primeira paragem já depois da travessia a vau do rio Mondego. Logo a seguir, nas proximidades de Cótimos e na sua pista de motocross é possível experimentar em segurança toda a destreza dos condutores e as capacidades dos 4x4.
Já com a Serra da Marofa no horizonte, passagem em Pinhel e no rio Côa após o que a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo recebe toda a caravana para um almoço regional no restaurante Transmontano.
À tarde é possível percorrer toda a Serra da Marofa ao longo de dois percursos espectaculares e com alguns corta-fogos a exigir alternativas ou, para os mais apreciadores da história e que ainda não conhecem Castelo Rodrigo, é possível fazer apenas um dos percursos na Marofa sendo o outro substituído por uma visita guiada a esta magnífica aldeia histórica.
Já por asfalto e no regresso à Guarda passagem na fortaleza de Almeida. À noite o Teatro Municipal da Guarda apresenta um grande espectáculo com os “Gaiteiros de Lisboa” e toda a caravana da BP Rota Histórica 4x4 é convidada a assistir.

No Domingo, e para além de um percurso de grande beleza paisagística, de destacar a visita a Sortelha e a Belmonte, aqui com entrada no Castelo e no Museu Judaico. A Quinta da Bica – Academia de Golf é o cenário ideal para o almoço de encerramento e entrega dos troféus Spal.
Notícia retirada do site Diário da Guarda

Sem comentários: