quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Teatro Municipal da Guarda nomeado para prestigiado prémio de arquitectura

O Teatro Municipal da Guarda (TMG), cujo projecto é da autoria do arquitecto guardense Carlos Jorge Coelho Veloso, está entre as 30 obras finalistas dos Prémios FAD'2006, concorrendo com mediáticos projectos de Jean Nouvel ou Richard Rogers a estes prestigiados galardões ibéricos de Arquitectura.

O Metro do Porto, a remodelação da Praça da República em Torres Vedras, o Centro de Artes de Sines a reconversão de um palheiro em Cortegaça são as outras obras nacionais seleccionadas entre 504 candidaturas.

O galardão é atribuído pela Associação Interdisciplinar de Desenho de Espaço da Catalunha Os 30 nomeados para as cinco categorias - Arquitectura, Interiorismo, Intervenções Breves, Cidade e Paisagem, e Pensamento e Crítica (introduzida este ano para distinguir textos, livros ou revistas sobre arquitectura) - vão ser objecto de uma exposição aquando do anúncio dos vencedores, numa cerimónia a realizar dia 18 de Outubro.

O edifício, inaugurado em 24 de Abril de 2005, é constituído por dois cubos gigantes, num está localizado o Grande Auditório, com capacidade para 626 pessoas e o Pequeno Auditório, com 164 lugares, o outro acolhe um Café Concerto com lotação para 125 pessoas, uma Galeria de Arte e um parque de estacionamento subterrâneo com 3 Pisos e um total de 175 lugares.

Para o vereador da Câmara da Guarda responsável pela pasta da Cultura, Virgílio Bento, só o facto do TMG ter sido seleccionado entre cinco centenas de candidaturas já é “ o reconhecimento da qualidade daquele equipamento”.

Notícia extraída do Diário da Guarda

Sem comentários: